Colossos: uma
grande cidade da Frígia, na Ásia Menor, situada a 150 quilometros ao leste da
cidade de Éfeso. Dominava a estrada de comércio entre Éfeso e o Vale do rio
Eufrates. Nesta cidade residia Filemon e o seu escravo Onésimo.
Colossenses 1:1-2. Paulo, apóstolo de
Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e irmãos
fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus
nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. (...).
Frigia: A província da Ásia Menor, sob o domínio dos
Romanos, abrangia originalmente as regiões da Mísia, Trôade, Eólia, Lídia,
Jônia, Cária, Frígia e um corredor terrestre que atravessava a Pisídia até a
Panfília, entre outras. Nesta cidade viviam um povo muito heterogêneo: judeus,
gregos, bárbaros, citas, servos (escravos) e livres: “onde não há grego, nem
judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos” (Colossenses 3:11).
Autoria da Epístola: Paulo também é o autor desta Carta. Ele estava
preso, provavelmente na cidade de Roma, enviando pelas mãos de seus
cooperadores esta mensagem.
Colossenses 4:7-10. Tíquico, irmão
amado e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado; o
qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console os
vossos corações; juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos;
eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa. Aristarco, que está preso
comigo, vos saúda, e Marcos (João Marcos), o sobrinho de Barnabé, acerca do
qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o; (acréscimo
nosso).
Biografia do Autor: Paulo
inicia o Capítulo 3, da Epístola aos Filipenses, alertando os irmãos da cidade
de Filipos, sobre os Maus Obreiros, entre outras coisas. Nesse sentido, ele
prossegue reprovando aqueles que se gloriavam em seus feitos, e começa a
apresentar a sua Biografia:
Filipenses 3;5-8. Circuncidado ao
oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus
(significa ser inteiramente Judeu); segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo,
perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o
que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também
por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu
Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como
escória, para que possa ganhar a Cristo (acréscimo nosso).
Costuma-se
fazer uma distinção entre Hebreu, Israelita e Judeu: Os Israelitas eram apenas uma parte do
grupo maior, chamado Hebreus, descendentes de Éber (Gênesis 10:24). Os Judeus
eram os habitantes da cidade de Judá. Os Hebreus eram os judeus que falavam o idioma
aramaico (viviam na Palestina), para distingui-los dos que falavam o idioma
grego (viviam fora da Palestina – os Helenistas).
Atos 6:1. Ora, naqueles dias, crescendo
o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus,
porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
Data da Escrita: entre os anos 62 e 63 d.C., também conhecida como
Era Cristã ou Era Comum.
Local da Escrita: o apóstolo escreveu esta Epístola da prisão: “Saudação
de minha mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas prisões. A graça seja convosco.
Amém! (Colossenses
4:18).
Destinatários: como já dissemos, esta é uma Carta Circular, tanto que
o apóstolo Paulo queria que ela fosse lida na Igreja de Laodicéia. Como também,
recomenda que a Carta escrita aos Laodicenses, fosse lida pelos irmãos da
Igreja de Colossos.
Colossenses 4:16. E, quando esta
Epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos
laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também.
Tema: A Supremacia de Cristo. Tudo indica que esta Igreja tenha sido fundada,
pelo resultado da pregação de Paulo em Éfeso, durante o período de 3 anos.
Atos 20:29-32. Porque eu sei isto que,
depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão
ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas
perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos
de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a
cada um de vós. Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua
graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os
santificados.
Propósito da Escrita: foi o surgimento de falsos ensinos na igreja dos
colossenses, ameaçando seu futuro espiritual:
Colossenses 2:8. Tende cuidado para que
ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a
tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.
Outro
propósito, foi o de ressaltar a verdadeira natureza da nova vida em Cristo e
suas exigências para o cristão.
Divisão da Epístola: ela pode ser apresentada em duas partes ou divisões.
Na primeira, Paulo focaliza-se em apresentar a Doutrina Correta ou Verdadeira
de Cristo (capítulos 1:13 -- 2:23). Na segunda, ele apresenta Exortações
Práticas para os Colossenses (capítulos 3:1 – 4:6).
Características Especiais da Carta: Mais do que qualquer outro livro do Novo Testamento, três
assuntos se sobressaem nesta Epístola:
- A dupla verdade da preeminência de Cristo e da
perfeição do Cristão n’Ele;
- Afirma com toda a intensidade, a Plena Divindade de
Cristo: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”
(Colossenses 2:9);
- Contém um dos
trechos mais sublimes do NT acerca da sua Glória (capítulo 1:15-23).
Conclusão:
Muitas vezes, esta Epístola é tida como uma
“Carta Gêmea” da Epístola aos Efésios, haja vista que as duas possuem muita
semelhança de conteúdo e, provavelmente, foram escritas na mesma época.
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