Introdução
O Novo Testamento (NT) contém 27
Livros, que são apresentados por uma classificação em grupos ou categorias; a
saber:
1. Biografias - são os quatro Evangelhos que descrevem a vida
terrena de Jesus Cristo: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros
(Mateus, Marcos e Lucas) são conhecidos como Evangelhos Sinópticos, pois eles
descrevem narrativas quase que idênticas sobre um mesmo fato. Vejam o exemplo
abaixo:
O Batismo de
Jesus
Mateus
3:13-17. Por esse tempo, dirigiu-se
Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o
dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas
Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda
a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que
se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo
sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem
me comprazo.
(...)
Marcos 19-11. Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e
por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus
rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então, foi ouvida uma
voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
(...)
Lucas
3:21-22. E aconteceu que, ao ser todo
o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o
Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma
voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
2. História – apenas o livro de Atos dos Apóstolos, onde registra a
história da Igreja Primitiva através da orientação do Espírito Santo.
3. As Epístolas – perfazem o total de 21 Cartas (de Romanos até
Judas), sendo que a autoria de 13 delas é conferida ao Apóstolo Paulo. Elas estão assim divididas:
- 9 (Nove) são direcionadas a Igrejas (de Romanos a 2
Tessalonicenses);
- 4 (Quatro) dirigidas a pessoas (de 1 Timóteo à
Filemom);
- 1 (Uma) enviada aos Hebreus cristãos;
- 7 (Sete) direcionadas indistintamente (de Tiago a
Judas).
3.1 As Cartas Paulinas: Veja abaixo, o possível local da escrita destas Cartas e o provável ano em que ocorreu.
Epístola Local da Escrita Ano da Escrita
1
Tessalonicenses
Corinto 52 Anno Domini (A.D.)
2 Tessalonicenses Corinto 53 A.D.
1 Coríntios
Éfeso
57 A.D.
2 Coríntios Macedônia 57 A.D.
Romanos
Corinto
57 ou 58 A.D.
Gálatas Macedônia 57 ou 58 A.D.
Efésios Roma
(prisão) 62 A.D.
Colossenses Roma (prisão) 62 A.D.
Filemom Roma
(prisão) 62 A.D.
Filipenses Roma
(prisão) 63 A.D.
1 Timóteo Macedônia 64 A.D.
Tito
Macedônia
64 A.D.
2 Timóteo Roma 67 ou 68 A.D.
4. Profecia – apenas o Apocalipse, também conhecido como o livro da
Revelação. Narra acerca da volta de Cristo á terra e dos eventos que o
precederão.
Desenvolvimento
Uma Epístola, no
contexto teológico, é uma carta da autoria de um Apóstolo, dirigida a uma ou
mais igrejas cristãs (primitivas) e que foram inseridas no Novo Testamento. Outro
significado, pode ser um texto de cunho poético, escrito em formato duma carta.
Essas Epístolas
são também conhecidas como o “Evangelho das Regiões Celestiais ou a Epístola do
Terceiro Céu”, pois ela se eleva das profundezas da ruina até as
alturas da Redenção. E, ainda, “Os Alpes do Novo
Testamento”, pois Deus ordena que subamos passo a passo em nossa
caminhada, para alcançarmos o mais elevado nível possível e, assim, nos
colocarmos diante de Sua Presença.
Éfeso
Capital da
província romana na Ásia (Menor). Localizada no litoral leste do Mar
Mediterrâneo. Com sua boa posição geográfica, proporcionava grandes trocas
comerciais, sendo considerada uma das três maiores e mais importantes cidades
do mundo antigo (as outras duas eram: Antioquia da Síria e Alexandria no
Egito). Era também famosa por ser um núcleo religioso.
Desde tempos
antigos, era conhecida pela suntuosidade do templo de Ártemis, considerado como
uma das Sete Maravilhas do Mundo, á época. As outras seis, eram: a Pirâmide de
Quéops – no Egito; os Jardins Suspensos da babilônia, a Estátua de Zeus – em Olímpia;
na Grécia; o Mausoléu de Halicamasso 353 a 350 a.C, na Turquia; o Colosso de
Rhodes, que levou dez anos para ser construído (de 292 a 280 a.C), na Grécia e o Farol de
Alexandria.
Antes da
implantação do Cristianismo, a cidade de Éfeso teve uma responsabilidade muito
importante na difusão desta fé religiosa.
Paulo visitou duas vezes esta cidade: Na primeira, quando retornava de
sua segunda viagem missionária:
Atos
18:18-19. E Paulo, ficando ainda ali
muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele
Priscila e Aqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. E chegou
a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os
judeus.
Na segunda vez,
estava em sua terceira viagem missionária, permanecendo em Éfeso por 2 anos:
Atos 19:7-10. E estes eram, ao todo, uns doze homens. E, entrando
na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e
persuadindo-os acerca do reino de Deus. Mas, como alguns deles se endurecessem
e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles,
e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola dum certo Tirano. E
durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam
na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos.
A vinda do
Apóstolo Paulo transformou esta cidade, como sendo o principal lugar para
expandir o cristianismo, alcançando a Grécia e várias cidades próximas. Quando
chegou à cidade, havia uma pequena Congregação sob a liderança de Apolo, mas
eles ainda não conheciam acerca da Doutrina do Batismo com o Espírito Santo. Paulo
os ensina e todos são agraciados com o seu recebimento. Através de sua atuação
em Éfeso, garantiu grande reputação cristã a esta cidade.
Atos 19:1-6. E sucedeu que, enquanto
Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores,
chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já
o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que
haja Espírito Santo. Perguntou-lhes,
então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas
Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo
ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os
que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos,
veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
Autoria: da Carta: o próprio apóstolo Paulo, embora haja
questionamentos acerca de sua autoria.
Biografia do Autor: Paulo nasceu
provavelmente no ano 5 da Era Cristã e faleceu no ano 67 d.C. Sua terra de
nascimento foi Tarso, da Cilicia, onde localiza-se atualmente a Turquia. Foi um dos principais divulgadores da
doutrina cristã. Era Filho de judeus e gozava dos privilégios da cidadania romana,
recebeu dois nomes. Seu nome em hebreu era Saulo,
e no idioma romano Paulo.
Atos
16:36-38. E o carcereiro transmitiu a
Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que fosseis soltos;
agora, pois, saí e ide em paz. Mas Paulo respondeu-lhes: Açoitaram-nos
publicamente sem sermos condenados, sendo cidadãos romanos, e nos lançaram na
prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? De modo nenhum será assim; mas
venham eles mesmos e nos tirem. E os
quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras, e estes temeram
quando ouviram que eles eram romanos;
Paulo era
fariseu (significa separado), uma das três seitas judaicas de grande influência
á época: “E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus,
clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante
à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado” (Atos 23:6).
Data da Escrita: entre os anos 61 e 62 d.C.
Antes do
nascimento de Jesus Cristo, os anos são contados de forma decrescente, sendo
representados com a sigla a.C. Para ilustração, ano 350 antes de Cristo (350 a.C.)
ou Século I a.C. A partir de seu nascimento, mudou para Anno Domini, idioma do Latim que significa “ano do Senhor”, o que
chamamos de Era Cristã ou Era Comum.
Portanto, de seu
nascimento em diante, os anos são contados de forma crescente, sendo
representados pela sigla d.C., isto é, depois de Cristo. Paulo foi morto
provavelmente no ano 67 ou 68 depois de Cristo (67 ou 68 d.C.). A expressão
Anno Domini é, por vezes, substituído pela expressão mais formal e descritiva Anno Domini Nostri Iesu Christi - Ano de Nosso
Senhor Jesus Cristo". É, por vezes, ainda substituído pela expressão na “Era da Graça”. A forma de datação
segundo o Anno Domini foi primeiramente utilizada na Europa Ocidental durante o
século VIII.
Local da Escrita: provavelmente esta
epístola foi escrita em Roma, quando Paulo estava na prisão. Estima-se que
tenha escrito também a Epístola aos Colossenses logo depois da de Efésios.
Sendo assim, enviou essas Cartas pelas mãos de Tíquico (Efésios 6:19-21). Ele
também levou as Cartas aos Colossenses e a Filemon.
Efésios
6:19-21. E por mim; para que me seja
dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o
mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa
falar dele livremente, como me convém falar. Ora, para que vós também possais
saber dos meus negócios, e o que eu faço, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro
do Senhor, vos informará de tudo.
Destinatários: esta Carta tem uma característica Circular, isto é,
provavelmente foi escrita para alcançar muitas pessoas e igrejas localizadas na
província da Ásia, de que Éfeso era a capital e, entre elas, as sete Igrejas da
Ásia, registradas no Livro de Apocalipse (cap. 2 e 3).
Tema: A Unidade de Cristo com a Sua Igreja. Esta carta é uma grande
exposição de uma doutrina fundamental da pregação de Paulo: A unidade de todo o
universo em Cristo; do judeu e o gentio em seu corpo (a igreja) e o propósito
de Deus nesse corpo para o tempo presente e para a porvir (o futuro e a
eternidade).
Divisão da Epístola: ela é dividida em duas seções: dos capítulos
de 1 a 3, ele aborda sobre a doutrina verdadeira de Cristo. E dos capítulos de
4 a 6, Paulo fala da prática cristã. Paulo expõe a grandeza e glória da vocação
cristã.
Propósito de sua escrita: Pode-se dizer que Paulo tinha um
propósito tríplice ao escrever esta Carta:
1º - Seu anseio era de que eles
crescessem na Fé, Amor, Sabedoria e na Revelação do Pai da Glória, por meio de
“Cristo” (Efésios 1:15-17; 3:9-12);
Efésios
1:15-17, 22-23. Por isso, ouvindo eu
também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os
santos, Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas
orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê
em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
2º - Encorajá-los profundamente a
viver de forma digna no Senhor Jesus Cristo, através da “Igreja do Senhor”
(Efésios 1:22-23; 3:9-12).
Efésios
1:22-23; 3:9-12. E sujeitou todas as
coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. (...). E
demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos
esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora,
pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e
potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso
Senhor, No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
3º - Fortalecer a Fé dos Cristãos
de Éfeso, ao revelar a plenitude do propósito eterno de Deus na redenção,
concedendo-lhes as Armas Celestiais ou Espirituais (Efésios: 6:9-18). Desse
texto, gostariamos de destacar:
Efésios
6:10-15. No demais, irmãos meus,
fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a
armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do
diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra
os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste
século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau
e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os
vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés
na preparação do evangelho da paz;
Características Especiais desta Carta:
Ela apresenta uma Tríplice Manifestação do Poder de Deus:
1ª
– O poder de Deus manifestado em relação a Cristo, numa Tríplice Manifestação
do Poder de Deus, por meio da ressurreição, ascensão e exaltação.
Efésios
1:17-23. Para que o Deus de nosso
Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de
revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso
coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as
riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu
poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu
poder, que operou em Cristo,
ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos
céus, muito acima de todo principado, e
autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste
século, mas também no vindouro; e
sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as
coisas o deu à igreja, que é o seu
corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.
2ª - O Seu Poder foi manifestado
com relação à humanidade inteira, envolvendo três classes de pessoas:
a) Os gentios. Com relação a Israel, eram estrangeiros; com relação
aos pactos, eram estranhos, porque todos os pactos foram feitos com Israel; com
relação a Deus estavam condenados. Mas agora estão próximos pelo sangue de
Cristo.
Efésios
2:11-13. Portanto, lembrai-vos que
outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens,
estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e
estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas
agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo
chegastes perto.
b) Os judeus. Entre o judeu e o gentio existia uma linha de
demarcação rígida com respeito à religião. No templo de Jerusalém havia um
pátio especial para os gentios, separado do “pátio de Israel” por uma parede.
Nesta parede havia avisos proibindo aos gentios aproximarem-se mais, sob pena
de morte. Mas no templo espiritual de Deus não há mais uma linha divisória. O judeu
e o gentio têm “acesso ao Pai pelo mesmo Espírito”.
Efésios
2:14-18. Porque ele é a nossa paz, o
qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava
no meio, na sua carne desfez a inimizade,
isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si
mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar
ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; e, vindo, ele evangelizou paz a vós que
estáveis longe, e paz aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso
ao Pai em um mesmo Espírito.
c) A Igreja de Deus. O gentio adorava em seu templo de ídolos,
enquanto o judeu no grande santuário em Jerusalém. Ambos agora, haviam deixado esses edifícios
feitos por mãos humanas para formarem .um grande templo espiritual, cuja pedra
angular é Cristo, cujo fundamento é formado pelos apóstolos e profetas e cujas
pedras são os cristãos individuais — o conjunto formando um grande templo
habitado por Deus, através do Espírito.
Efésios
2:19-22. Assim, pois, não sois mais
estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da
família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas,
sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce
para templo santo no Senhor, no qual
também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
3ª – Paulo apresenta uma exortação de forma tríplice para a Igreja:
Uma exortação a
união (cap. 4:1-16);
Uma exortação
para vivermos uma nova vida, ou seja, abandonarmos o homem velho e nos
revestirmos do novo (cap. 4:17-32). Andar de conformidade com o Plano de Deus;
Uma exortação
para nos comportarmos de uma maneira nova (cap. 5:1-20).
4ª – Uma Tríplice exortação para a Família:
1. Esposas e
esposos (cap. 5:21-33);
2. Filhos e
pais. (cap. 6:1-7);
3. Escravos e
senhores. (6:5-9).
5ª – Uma Tríplice Expressão de Vida
Espiritual:
5.1. Poder (6:10-17). Uma exortação para vestir a completa
armadura de Deus, (esta figura foi sugerida provavelmente pela armadura dos
soldados romanos que guardavam Paulo), para que o cristão possa receber o Seu
poder e combater o bom combate.
5.2. Oração
(6:18-10). O “quando”, “como” e “por quem” da oração.
5.3. Paz
(6:20-24). Depois de fazer uma referência pessoal a Tíquico, o apóstolo termina
com uma bênção.
Conclusão
O apóstolo Paulo, deixa de forma nítida
nesta Epístola, que o cristão é chamado para viver uma vida de bons
relacionamentos vocacionais: “E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles (os
seus servos), deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso
está no céu e que para com ele não há acepção de pessoas” (Efésios 6:9); e também familiares: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a
vosso marido, como ao Senhor (...). Vós, maridos, amai vossa mulher, como
também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:22,25).
Esses relacionamentos devem ser regidos pelos
princípios duma conduta que nos distinguam dos ímpios ou descrentes. Por
conseguinte, o cristão deve estar o tempo todo atento “contra as astutas
ciladas do diabo e sua hostes malignas” (Efésios
6:10-20).
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