Introdução:
Na
lição anterior, abordamos acerca das duas ordenanças deixadas por Jesus Cristo
à sua Igreja: o Batismo em/nas águas e a Ceia do Senhor. Gostaria de inserir nesta
introdução, antes de abordar sobre o novo tema – a Obra do Espirito Santo, um
comentário acerca do batismo em água que muito me chama a atenção: o do Eunuco,
mordomo duma rainha da Etiópia.
Atos
8:27-31. E
levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace,
rainha dos etíopes, (...), e tinha ido a Jerusalém para a adoração, regressava
e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe:
Chega-te e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta
Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se
alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
Gostaria
de destacar algumas expressões desse texto para melhor entendimento: “Homem etíope”; indivíduo natural da Etiópia (também
chamada de Abissínia), um País localizado ao sul do Egito. “Eunuco”; homem privado de sua virilidade (vigor ou
masculinidade). Neste aspecto, as Escrituras registram que existem homens
eunucos de nascença, outros que foram castrados pelos homens e, ainda outros,
por própria opção. Estes últimos,
provavelmente escolheram ser celibatários, isto é, ficarem solteiros.
Mateus
19:12. Porque há
eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados
pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos
céus.
Quero
ainda chamar a sua atenção quanto ao termo – Candace,
pois o termo não é o sobre nome da rainha da Etiópia, mas sim um Título alusivo
à realeza daquele País. Assim como Faraó é um título próprio dado aos reis do
Egito.
O
texto de Atos 8:27-31, não nos revela de forma literal se o Eunuco era Cristão,
mas, tendo em vista que tinha ido e regressava da cidade de Jerusalém, após ter
feito a sua adoração: “(...) e tinha ido a Jerusalém
para a adoração”, provavelmente poderia ser um judeu ou um prosélito
(pagão convertido à doutrina dos judeus).
As
Escrituras também não revelam quanto tempo durou o percurso em que Filipe
estava junto ao Eunuco. No entanto, extrai-se que deu tempo para que fosse
discipulado acerca da pessoa de Jesus Cristo e de Sua Doutrina – O Evangelho.
Atos
8:32, 34-35. E o
lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro;
e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua
boca. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o
profeta? De si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe, abrindo a boca e
começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Depois
da explicação textual feita por Filipe, eles chegaram próximo dum local em que
havia água, perguntando-lhe o eunuco: “(...): Eis aqui água; que impede que eu
seja batizado? E disse Filipe: É licito, se crês de todo o coração. E,
respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (Atos 8:36-37).
Deus
usou Filipe para evangelizar o eunuco e após toda a explicação, ele entendeu
perfeitamente acerca da simbologia e do significado do Batismo em águas. Vale lembrar aos leitores e amigos que você
pode receber de Cristo o “Batismo no/com o Espírito Santo”, antes mesmo de se
batizar nas águas. Não há nada de errado nisto, pois o que vem d’Ele e está em
Seu total controle, Ele reparte a quem quer, aonde e na hora que quiser. Amém! Senti
a necessidade de inserir este assunto da lição anterior, para melhor conclusão
e entendimento nosso.
O
texto escolhido pelo comentarista para a abordagem sobre a Obra do Espirito
Santo encontra-se na Epístola de Atos dos Apóstolos:
Atos
19:1-6. E sucedeu
que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as
regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles
disseram-lhes: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes
então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas
Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo
ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os
que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as
mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
O
texto em destaque narra sobre a pregação do apóstolo Paulo na cidade de Éfeso.
Esta cidade era a Capital da província romana que abrangia a parte ocidental da
península da Ásia Menor. Vamos extrair algumas informações acerca do texto:
Verso 1: “(...) chegou a Éfeso”. A cidade de Éfeso, juntamente
com Antioquia da Síria e de Alexandria no Egito, era uma das três maiores
cidades do litoral leste do Mar Mediterrâneo. Era a cidade da deusa Diana, cujo
templo era umas das sete maravilhas do mundo.
Atos
19:35. Então, o
escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Varões efésios, qual é
o homem que não sabe que a cidade dos Efésios é a guardadora do templo da
grande deusa Diana (no idioma grego é chamada de Artemis) e da imagem que desceu de Júpiter? (acréscimo nosso)
“(...) e, achando ali alguns discípulos”. Alguns
teólogos presumem que esses discípulos poderiam ser seguidores de João, o
Batista, como também os seguidores de Jesus Cristo.
Verso 2: Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando
crestes? Esta pergunta feita a
eles pelo apóstolo Paulo, faz referência ao recebimento do Batismo do Espírito
Santo, cujo propósito é o de revestimento de poder e da capacitação para o
desempenho do serviço ao Senhor.
Atos
1:8. Mas recebereis a
virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas
tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.
Verso
3: “(...): Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João”. O batismo referido aqui nesse texto, diz
respeito ao batismo nas águas. No entanto, ele é também conhecido como o
batismo do arrependimento (de pecados).
Verso
6: “(...), veio sobre eles o Espirito Santo; e
falavam línguas”. O ato de falar
em línguas, conforme registrado no texto, alude a comprovação externa e visível
de que o Espirito Santo veio sobre os doze homens que estavam ali,
provavelmente seguidores de Cristo. Este evento ocorreu por volta de 25 anos
depois do primeiro Pentecostes (Atos 2:4).
No idioma original a glossolalia, do grego - “glossais lalo”,
era entre os Cristãos do Novo Testamento, um sinal da parte de Deus para
evidenciar o Batismo no Espírito Santo. Essa
dádiva vinda do Altíssimo continua à disposição dos seguidores de Cristo da
atualidade.
Atos
10:44-47. E, dizendo
Pedro ainda esta palavra caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a
palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com
Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também
sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não
sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?
Pedro havia sido avisado por um
anjo, que deveria partir para outra cidade, indo na casa dum Centurião
(comandante de 100 soldados romanos) de nome Cornélio, pois Deus tinha uma obra
a ser realizada naquela casa. Até então, o recebimento do Espirito Santo estava
restrito aos seguidores de Cristo, mas naquele dia, o derramamento teve o
propósito de “revesti-los de poder” para que pudessem testemunhar de Cristo.
Atos
11:15-17. E, quando
comecei a falar, caiu sobre eles o Espirito Santo, como também sobre nós ao
principio. E lembrei-me do dito pelo Senhor, quando disse: João certamente
batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Portanto, se
Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem
era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
A
conversão de Cornélio, de sua Família e de seus convidados, em sua casa, foi o
inicio da obra do Evangelho de Jesus Cristo entre os gentios (pagãos ou
ímpios).
Leitura Semanal Diária:
Segunda: Gênesis 1:1-4. A
Participação da Obra do Espirito Santo na Criação;
Terça: 1 Samuel 16:11-13. A
Unção do Jovem Davi pelo Profeta Samuel;
Quarta: 1 João 5:4-8. A Fé
em Jesus Cristo que veio em “água e sangue”. É bem provável que João ao inserir
a palavra “água”, estava se referindo ao batismo de Jesus, no início de seu
Ministério terreno e, ao mesmo tempo, a expressão “sangue”, fez alusão a Sua
morte na Cruz.
Quinta: Lucas 24:46-49. Ordem
de Permanecerem em Jerusalém para o Revestimento de Poder;
Sexta: Mateus 3:6-11. Pregação
de João Batista no Deserto da Judéia;
Sábado: Atos 2:1-4. O
Derramamento do Espírito Santo.
1. Quem é o Espírito Santo?
Ele é uma pessoa que, juntamente com
o Pai e com o Filho, formam ou fazem parte da Trindade divina. Daí a
importância de todo Cristão buscar conhecer e compreender, sobre a necessidade
de se preparar para receber o batismo com o Espirito Santo. Um de seus
propósitos é o de obter intimidade com Ele, para ser participante de Sua obra.
Vale lembrar que você não encontra a
expressão ou o termo “Trindade” nas Escrituras Sagradas, mas o seu significado
é o da união de três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo numa só
divindade. Sendo assim, você consegue
ver de forma implícita o seu emprego em alguns textos:
Gênesis
1:26. E disse Deus:
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os
peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra,
e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
Este é o primeiro texto que faz
referência ao Deus trino e uno. O uso da primeira pessoa do plural “nós”, em
oculto, indica que há pluralidade em Deus (cf.
Salmo 2:7;
Isaías 48:16). No entanto, a revelação clara acerca dessa
característica trina e una de Deus, se revelará
melhor no Novo Testamento.
Marcos
1:9-11. E aconteceu,
naqueles dias, que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por
João, no rio Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos e o Espirito
(o Espirito Santo), que, como pomba, descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos
céus (do Pai), que dizia: Tu és o meu Filho amado (Jesus Cristo), em quem me
comprazo (acréscimo nosso).
Neste
texto do Novo Testamento, fica clara a presença das três divinas pessoas da
Trindade no batismo de Jesus. A doutrina da Trindade expressa que dentro da
essência Una de Deus, subsistem três Pessoas distintas, compartilhando duma só
natureza divina comum (cf. 2 Coríntios 13:13;
Efésios 4:4-6; 1 Pedro 1:2 e Judas versos 20-22).
1.1 - O Espirito Santo como Pessoa: Como
Ele é considerado como sendo uma pessoa, Ele também tem sentimentos.
Logo, ele se entristece, chora, geme, sente ciúmes, nos fortalece e intercede
por nós, entre outras coisas.
Romanos
8:26-27. E da mesma maneira
também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos
de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos
inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do
Espírito; e, é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
1.1.1 – Outras Atribuições do Espírito
Santo: Como se trata de uma pessoa, a ele são atribuídas algumas
atividades pessoais, tais como: Ele revela, ensina e instrui, clama, fala,
ordena e testifica.
1
Pedro 1:21. Sabendo
primeiramente isto; que nenhuma profecia da Escritura é de particular
interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem
algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (cf. João 14:26;
15:26).
1.2 – Nomes Dados ao Espírito Santo: você
encontra vários nomes que são dados ao Espirito Santo, estando registrado nas
Escrituras Sagradas, entre eles:
a) Espírito de Deus: esse nome lhe foi dado, haja vista
que opera em todas as esferas, para cumprir a vontade de Deus: “E veio sobre
ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel e saiu à peleja; e o Senhor deu na
sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; e a sua mão prevaleceu contra
Cusã-Risataim” (Juízes 3:10).
b) Espírito de Cristo: na verdade, não há distinção entre os
termos: Espírito de Deus, Espírito de Cristo ou Espírito Santo. O Espírito é o
mesmo, porém, os nomes descrevem seus diversos ministérios.
c) O Consolador: do idioma original grego – Parakleto,
que também significa intercessor ou advogado. O consolador em João 14:26.
Nesta passagem, o próprio Jesus Cristo prometeu aos seus discípulos que
enviaria um Consolador igual a Ele, para que não ficassem tristes e nem se
sentissem abandonados.
Em 1 João 2:1,
a expressão “Paracleto” recebe o nome ou significado de Advogado. Neste caso,
faz referência a pessoa de Jesus Cristo, como sendo o nosso advogado fiel.
1
João 2:1. Meus
filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar,
temos um Advogado (Paracleto) para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
d) Espírito Santo da Promessa: ele recebeu este
nome, tendo em vista que Jesus prometeu enviar o Espírito Santo da promessa
para que os cristãos fossem revestidos de poder. E isso aconteceu no dia do
Derramamento do Espírito, no dia de Pentecostes (Atos 2:1-4).
e) Espírito da Verdade: é Ele quem convence o homem do seu
estado pecaminoso, mostrando-lhe a verdade, que somente é encontrada em Jesus
Cristo: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do
juízo” (João 16:8).
f) Espírito de Vida: no princípio de tudo Ele estava
presente, pois foi o seu Criador. Ele opera livrando o homem do pecado e da
morte (Romanos 8:2).
g) Espírito de Adoção: com a ajuda do Espírito Santo, o
homem é capaz de ser salvo e integrar-se à família de Deus. Ele passa a ser
filho por adoção e herdeiro dos bens celestiais.
Romanos
8:14-17. Porque todos
os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não
recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas
recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O
mesmo Espírito testifica com o nosso espirito
que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros
também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (...).
1.3 – Os Símbolos do Espirito Santo: semelhantemente
aos nomes dados ao Espírito Santo, vários são os símbolos que retratam a Sua
Pessoa nas Escrituras Sagradas, sendo um de seus propósitos descrever as
inúmeras formas d’Ele operar:
. Azeite: óleo extraído da azeitona ou de
outras frutas, podendo também ser extraído da gordura de certos animais. Ele é
o símbolo da unção, tornando o Cristão pronto e útil para ser usado pelo
Senhor, pois nota-se a transformação realizada em sua vida.
2
Coríntios 1:20-22.
Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para
glória de Deus, por nós. Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos
ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos
corações.
. Fogo: desenvolvimento simultâneo de
calor e luz produzido pela combustão. Na Escritura, quando Ele é comparado ao
fogo, significa dizer que opera a limpeza e purificação, produzindo também
aquecimento e iluminação. Vale lembrar que o ouro é refinado ou provado pelo
fogo (1 Pedro
1:7).
Mateus
3:11. E eu, em
verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após
mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar (ou desatar) as suas
sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
. Vento: ar atmosférico que se desloca
com rapidez e em diversas direções. Você não o vê, mas ouve e sente a sua ação:
“o vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem
para onde vai; assim é aquele que é nascido do Espírito” (João 3:8). Seu uso simboliza a obra
regeneradora e sua misteriosa atuação.
Ezequiel
37:9. E ele me disse:
Profetiza ao espírito, profetiza ao Filho do Homem, e dize ao espírito: Assim diz
o Senhor JEOVÁ: Vem dos quatro ventos, ó espirito, e assopra sobre estes
mortos, para que vivam.
Essa
passagem Bíblica no capitulo 37, do Livro do profeta maior Ezequiel, e muito
conhecida, haja vista que relata acerca da visão do profeta sobre o “Vale dos
Ossos Secos”.
. Água: liquido incolor, inodoro e
insípido encontrado nos mares, rios e em lagos. Simboliza limpeza, lavagem,
refrigério. Como uma das caraterísticas da água é a de saciar a nossa sede,
comparada com a atuação do Espirto Santo,
Ele sacia a nossa sede espiritual e nos faz frutificar: “Livra-me, ó
Deus, pois as aguas entraram até a minha alma” (Salmo 69:1).
. Selo: pode ser em forma dum sinete, um
utensilio com assinatura ou divisa gravada que serve para ser impresso em
papel, isto é, o que conhecemos atualmente com chancela (ou rubrica). Assim é
apresentado o Espirito Santo, como um selo ou uma marca que é impressa no
Cristão, identificando-o como sendo de Cristo, pronto para o dia da redenção.
Efésios
4:29-30. Não saia da
vossa boca nenhuma palavra torpe (obscena), mas só a que for boa para promover
a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito
Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
. Pomba: segundo registra Orlando Boyer
(1999), existem 62 espécies espalhadas
por todo o globo terrestre. Eles vivem acasalados ou em bandos. Simboliza paz,
brandura, amabilidade, harmonia e tranquilidade. Isso também é o que o Espírito
Santo transmite ao pecador quando se chega a Jesus Cristo: “E, logo que saiu da
água, viu os céus abertos e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele” (Marcos 1:10).
2. O Espírito Santo na Vida de Jesus
Cristo:
Durante
todo o tempo em que Jesus Cristo esteve conosco aqui na terra, o Espírito Santo
atuou em Sua vida: no seu nascimento, no batismo, na sua crucificação, na
ressurreição e ascensão aos céus.
2.1 – Em Seu Nascimento: na
sua concepção Ele teve participação importante. O anjo Gabriel apareceu á Maria
e transmitiu-lhe a mensagem de que ela seria a mãe do Messias prometido e Salvador
do mundo.
Lucas
1:26-27,30-31. E, no
sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus, a uma cidade da Galiléia,
chamada Nazaré, a uma virgem desposada (o
casamento estava ajustado para acontecer) com um varão cujo nome era José, da
casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. (...). Disse-lhe, então, o anjo:
Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre
conceberás, e darás a luz um filho, e por-lhe-as o nome de Jesus.
Como era virgem e ainda
não tinha se casado com José, ela não entendeu como se daria isso. Sendo assim,
o anjo esclareceu que isso seria uma obra realizada pelo Espirito Santo.
2.2 – Em Seu Batismo: da
mesma forma que o Espirito Santo desceu sobre a pessoa de Maria, na
concepção de Jesus Cristo, Ele também
desceu sobre o próprio Jesusm na ocasião do Seu batismo realizado por João, no
rio Jordão.
Lucas
3:22. E o Espírito
Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do
céu, que dizia: Tu és meu Filho amado, em ti m e tenho comprazido.
2.3 – Em Seu Ministério:
logo após Seu batismo, Jesus foi levado ao deserto para ser tentado por
Satanás. Ele estava revestido do poder do Espírito Santo, que veio sobre Ele no
momento de seu batismo.
Lucas
4:1-22. E, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do
Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. E quarenta dias foi tentado pelo
diabo, e, naqueles dias, não comeu coisa alguma, e, terminados eles, teve fome.
2.4 – Em Sua Crucificação: duma
forma bem simples, o ato de crucificar alguém, significa pregá-la na
cruz. Pode-se falar sem sombra de dúvidas de que homem algum suportaria todo o
sofrimento que foi aplicado em Jesus. No entanto, Ele havia recebido força e
poder do Espírito Santo para suportar todas as agruras da morte.
2
Coríntios 13:4.
Porque, ainda que tenha sido crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo
poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo
poder de Deus em vós.
2.5 – Em Sua Ressurreição: o
Espírito Santo teve uma importantíssima atuação em sua ressurreição, haja vista
que foi o agente vivificante durante este acontecimento. Foi esse mesmo
Espírito que estava n’Ele e com Ele, que foi dado aos seus discípulos para que
pudessem suportar as dificuldades e perseguições.
2.6 – Em Sua Ascenção:
este acontecimento foi o auge da última manifestação de Jesus Cristo após a Sua
ressurreição.
Efésios
4:8-10. Pelo que diz:
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. Ora, isto –
ele subiu – que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas
da terra? Aquele que desceu é também
mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Ele havia deixado Seu Trono de glória
para vir à terra e cumprir com tudo o que lhe havia sido ordenado por Seu Pai.
Agora, despido da natureza humana, Ele volta para o Pai, estando novamente
ligado e participante da Trindade divina.
3. A Atuação do Espírito Santo na
Terrra:
Duas atuações realizadas pelo
Espiriito Santo, devem ser destacadas neste tópico: em relação ao pecador e aos
Cristãs.
3.1 – Em Relação ao Pecador: Jesus
ascende aos céus, mas não deixa o seu povo abandonado ou órfão, como havia
produtivo. Sendo assim, Ele envia o Espírito Santo – o Consolador, um “igual a
Ele” para dar continuidade a obra iniciada por Ele. Com relação ao pecador, o
Espírito Santo veio com a missão específica de convencê-lo acerca “do pecado,
da justiça e do juízo (João 16:8).
Para que ocorra esse convencimento na
mente e no coração do homem-pecador, se faz necessário que ele compreenda e se
conscientize dos seus pecados, pois assim, poderá se arrepender e passar a
acreditar em Jesus Cristo. Vale lembrar que o pecado da incredulidade afasta e separa o homem de Deus.
Mateus
27:50-51. E Jesus,
clamando outra vez com grande voz, entregou
espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baio; e
tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.
Quando
a narrativa acima, faz menção de que o “véu
... se rasgou”, significa dizer que o caminho para a presença de Deus está aberto.
Diante da morte de Cristo, a cortina foi removida e o caminho foi aberto. Agora,
todos os que creem em Jesus Cristo e em Sua Palavra, tem acesso direto ao Pai,
ou seja, a presença de Deus.
3.2 – Em Relação aos Cristãos: a obra
que é operada na vida do Cristão é completa. Ele atua em várias áreas e momentos
de sua vida.
a) O Guia e o Conduz: Ele conduz o Cristão
em toda a verdade (João 14:17; 16:13);
b) Ensina: Ele instrui e ensina aquilo
que é necessario para a caminhada nesta terra (João 14:26);
c) Intercede: Principalmente
quando Cristão está fraco e desanimado
de orar (Romanos
8:26).
d) Santifica: o cristão precisa
se santificar todos os dias (2 Corintios 3:18).
:
Conclusão:
A
presença do Espírito Santo em nosso meio e vida, faz com que sejamos revestidos
de poder e nos conduz duma forma muito especial e particular, para que possamos
participar da obra de Cristo aqui na terra, até que Ele volte para nos buscar.
Sem
a Sua presença e operação, a igreja não passaria de apenas um ajuntamento ou
reunião de pessoas, sem motivos ou propósitos divinos. Noutras palavras, não
haveria nenhum crescimento espiritual e,
muito menos quantitativo, pois “quem acrescenta à igreja é o Senhor” (1 Coríntios 3:6-7).
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