Introdução:
Antes da descoberta da escrita, da forma como a usamos atualmente; a recepção (comunicação), o ensino (aprendizagem) e as instruções práticas (execução) eram passadas de forma oral dos pais (antepassados) aos filhos (descendentes). E isso se deu em toda parte do mundo, como também, em todas as eras e áreas da vida humana. O próprio Deus também utilizou desta maneira para se comunicar com certos homens (escolhidos):
Hebreus 1:1. Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo
Texto Base: "A Lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração: o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente" (Salmo 19:7-9).
Os versículos da passagem Bíblica acima, versam sobre a natureza, benefícios e os valores da Palavra de Deus. A Lei é, na verdade, a vontade de Deus revelada aos Homens (a humanidade). O Testemunho do Senhor, é dado ou confirmado pela Palavra de Deus. E, por fim, Os Preceitos, são as regras específicas a serem seguidas pelos homens, para que tenham uma vida de retidão.
1. Etimologia da Palavra:
A palava Bíblia tem origem no idioma grego - Biblion ou Biblos, com um dos significados sendo o "Livro por Excelência", Também é conhecida como "As Escrituras" (Atos 17:11, 2 Timóteo 3:16).
João 5:39. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
1.1 Divisão em Duas Partes: No passado, a Bíblia (Rolo) era composta de apenas um livro. Sua divisão em dois livros - Antigo e Novo Testamento é atribuído a duas pessoas: primeiro, a um cardeal de nome Hugo (morreu em 1263); o segundo, Stephen Langton (morreu em 1228).
1.2 Inserção de Versículos no Texto: Este feito foi atribuído a Robert Stevens, por volta do ano de 1551.
2. Materiais Iniciais Para Escrita: Depois de certo tempo, houve a necessidade de passar a Revelação de Deus, aos Homens, para a sua forma escrita e impressa. A maneira inicial se deu por meio de Papiros, Pergaminhos, Argila e Pedras, entre outras.
2.1 Papiros (Biblos); O termo é derivado duma espécie de planta aquática, muito abundante antigamente às margens do rio Nilo e na Palestina.
2.2 Pergaminhos: Nome derivado de Pérgamo, cidade onde foi criada a escrita em peles de animais (ovelha, cabrito e boi): "Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos" (2 Timóteo 4:13).
2.3 Pedras: O próprio Deus mandou Moisés escrever o Decálogo (os Dez Mandamentos) em Tábuas de Pedras: "E voltou Moisés, e desceu do monte com as duas tábuas do Testemunho na sua mão, tábuas escritas de ambas as bandas, de uma e de outra banda escritas estavam" (Êxodo 32:15).
3. Autoria dos Livros: O verdadeiro e único autor é Deus. No entanto, Ele usou aproximadamente 36 homens inspirados, para escrita impressa no papel.
3.1 Tempo Gasto para Escrita: Provavelmente, 1.500 anos. O primeiro livro - Gênesis, foi escrito por volta de 1.400 anos a.C. (antes de Cristo). O último - Apocalipse, no Ano 100 da Era Cristã.
Os 66 Manuscritos perfazem Um Só Livro. Todos eles foram escritos por Um Só Autor. O seu Alvo e Propósito É Um Só - A Redenção da Humanidade.
Para Nós - Cristãos, a Bíblia tem dois Sentidos e Significados: Histórico e Legislativo.
Histórico: Tudo que está escrito nos 66 livros da Bíblia, são histórias reveladas por Deus a determinados homens. Dentre esses livros, há especialmente, doze deles que são intitulados como Livros Históricos do Antigo Testamento. São Eles: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
Normativa (Legislativa): São Mandamentos e advertências para que sejam cumpridas por todo Cristão. Elas eram exigidas para os filhos de Deus no passado, mas agora também alcançam todos nós, do presente.
Gênesis 2:16-17. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás, porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerá.
Êxodo 20:13-16. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Romanos 13:10. O amor não faz mal ao próximo, de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Conclusão:
Vimos que a Bíblia é a coleção de pequenos livros. Eles nos indicam o caminho para que possamos chegar a Deus e, ao mesmo tempo, ao Céu. Ela é a regra de Fé e Conduta de todo Cristão. Deus é o Seu Autor, o Espírito Santo o seu Intérprete.
Deus tem inúmeras formas de se Revelar ao Homem, mas uma das maneiras usadas desde a antiguidade, tem sido por meio de Sua Palavra. O tema apresentado em toda a Bíblia é a pessoa bendita e excelsa de Deus-Pai, de Deus-Filho (Jesus cristo) e de Deus-Espírito Santo: "São estas palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos" (Lucas 24:44).
Fonte:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer. 29ª edição, 1999.
Revista Nº 1: Primeiros Passos na Fé. Doutrina Básica para Novos Convertidos. Editora: Central Gospel, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário