Radio do Bloguer do capitão.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sermão: Estamos em guerra! Você está preparado?


ESTAMOS EM GUERRA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
                                                                   João 8:31-32

Introdução


Estamos vivendo momentos difíceis e dias terríveis na face da terra, haja vista a prática de tanta violência social e de grandes calamidades pública (tsunami, terremotos, genocídios etc.), acontecendo em toda parte do universo.
Entretanto, esses acontecimentos já haviam sido preditos por Jesus Cristo, que viriam a acontecer, inclusive, Ele disse que eles seriam os sinalizadores que caracterizariam a proximidade dos últimos dias.
O Livro de Mateus registra alguns desses sinais que acontecerão para identificar o fim dos tempos:

Mateus 24:6-8. E ouvireis de guerras e rumores de guerras; olhai e não vos assustei, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o principio das dores.

Não obstante, a Palavra de Deus nos assegura que “a nossa luta não será contra carne e sangue, mas contra as potestades dos céus, nas regiões celestiais” (Efésios 6:12). Portanto, haverá uma grande batalha que será travada na esfera espacial (regiões celestiais).
Diante disso, e conforme predito por Cristo, conforme registrado em sua Palavra, é preciso preparar nossas armas e equipamentos para podermos participar desta grande luta e sairmos vencedores. Na verdade, essa vitória já foi vencida por Cristo, mediante sua própria morte, e morte de cruz.


Desenvolvimento

O Livro de Efésios, em seu capitulo 6:13-17, apresenta de forma especial, os componentes da Armadura de Deus que estão dispostos a todo e qualquer Cristão.

13. Portanto, tomai  toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.  
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida à couraça da justiça,  
15 e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,  
16 tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.  
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;  

Charles Spurgeon, no livro intitulado “A Nossa Maior Luta”, destaca de forma enfática, três armas que não podem faltar no equipamento do Cristão, para que ele possa enfrentar essa Grande Batalha: o nosso Arsenal, o nosso Exército e a nossa Força. Não necessariamente nesta ordem.
O Evangelho de João, em seu capítulo 8:31-32, foi o texto Bíblico escolhido para discorrermos nesta mensagem. Ele faz também, alusão às mesmas armas descritas por Spurgeon, para que possamos enfrentar este adversário astuto e feroz, nesta grande e terrível batalha.

Verso 31: Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele. Se vocês permanecerem firmes na minha Palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. (...).

O Nosso Exército: No versículo em exame, Jesus Cristo deixa claro sobre a necessidade de se constituir um grande exército para enfrentar esta batalha: “(...) permanecerem firmes (...), verdadeiramente serão meus discípulos”.

Em todo regimento militar, sempre existe a figura do líder ou comandante. Este, geralmente é escolhido por ser o mais experiente na arte da guerra e, muitas vezes, o de maior posto ou graduação.
Quando o Comandante se posta à frente do pelotão para a guerra, todos os seus comandados se sentem mais seguros, mas, caso ele venha a ser abatido no conflito armado, possivelmente eles se tornarão presas mais fáceis. (aplicação alusiva à pessoa de Jesus Cristo, como nosso verdadeiro e eterno Comandante)
Nesta convocação feita por Cristo, Ele apresenta uma situação condicionante: “Se” permanecerem firmes, verdadeiramente sereis meus discípulos. Ele é o nosso general, e conclama que seus “soldados” precisam ter como primeiro requisito para se alistar em seu Exército: o de “estar firme em relação ao conhecimento da Palavra de Deus” (verso 31).
Todo exército ou regimento militar tem que possuir a sua disposição, armas específicas para cada tipo de campo e adversário. No Livro de Efésios 6:14-17, o autor enfatiza algumas dessas armas que são essenciais para serem usadas pelos Cristãos, principalmente porque será uma batalha travada nas regiões celestiais.  
Em nossos dias, esse Exército é representado pela igreja arquitetada e planejada por Cristo.  E a igreja como exército de Cristo, precisa ser treinada na santa arte da Oração e do Conhecimento da Palavra de Deus.

2 Pedro 3:18. Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

É preciso incutir na mente dos membros desse Exército, que é a Igreja, que precisamos ser companheiros uns dos outros, trabalhar em equipe. Como também, precisamos da cooperação de todos os “soldados” para sairmos a campo e ganharmos almas para Cristo. Esse é o grande propósito deste Exército chamado Igreja do Senhor Jesus Cristo.
O que será de nossas igrejas nesses dias diante de tanto ceticismo[1], em que qualquer verdade estabelecida é apontada com o dedo da dúvida. E se esse Exército não tiver as verdades do Evangelho escritas nas Tábuas de seus Corações? Precisamos urgentemente nos apossar desta arma, pois é com este conhecimento aprofundado, que conseguiremos adentrar no campo de batalha e nos tornarmos um exército verdadeiramente Missionário.
Temos que buscar almas perdidas, neste imenso campo de guerra que é o mundo, para compor o povo de Deus, sua Nação Santa: “Se uma igreja não é interessada na salvação de almas, ela pode ser tudo, menos igreja”.
Nossas igrejas devem ser iguais a “destacamentos militares” governadas pelo Rei dos Reis, prontos para a execução do serviço militar num país estrangeiro. “No entanto, nossa missão não é a de apenas proteger e defender o Castelo desse Senhor e Rei, mas também de conquistar novos territórios para o domínio do nosso Senhor”.

“A igreja eleita é salva para que possa promover salvação, é limpa para que possa promover limpeza, e é abençoada para poder abençoar”. Nós não somos enviados para sermos servidos, mas para servir.
Não podemos esperar por igrejas santas, se não formos também santos. Nós é que devemos ser os bons exemplos: “O rebanho espera que, pelo menos, sejamos os mais abnegados, os mais trabalhadores e os mais zelosos na Igreja e em tudo o mais”.

Verso 31: Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele. Se vocês permanecerem firmes na minha Palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. (...).

O Nosso Arsenal: Se detivermos a verdade, que é o conhecimento profundo da Palavra de Deus, precisaremos constituir um verdadeiro Arsenal para enfrentar esta grande batalha. A primeira e maior arma deste arsenal se chama a Escritura Sagrada. Ela é comparada com a Torre de Davi, edificada e preparada como uma arma imbatível:

Cantares 4:4. O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para sala de armas; no qual pendem mil broquéis, todos escudos de guerreiros valentes. 

As cidades antigas precisavam de muralhas fortificadas para defender-se dos ataques inimigos. Nessas muralhas erguiam-se torres de vigílias, onde as sentinelas vigiavam noite e dia. Somente em uma cidade bem fortificada o povo poderia se sentir seguro. (aplicação comparativa em relação a nossa vigilância constante concernente às coisas de Deus)

Na verdade irmãos, nós todos Cristãos, temos que edificar uma torre forte de vigília em nossos muros diuturnamente (em nosso corpo, em nossa vida e em nossa conduta diária) para nos sentirmos seguros diante de qualquer batalha ou adversidade, e esta torre se chama a Palavra de Deus.
Muitas pessoas não sabem o que estão procurando durante o transcorrer de suas vidas aqui na terra, nem sequer estão preocupadas em buscar a verdade. Essa verdade só existe em Cristo Jesus e em sua Palavra. Nós, Cristãos, devemos atracar nosso navio no grande porto seguro que é a Palavra de Deus.
Nela encontramos Paz, Força, Esperança, Estímulo, Conhecimento, Graça, Liberdade e Felicidade. O Livro de Mateus, em seu capítulo 4:4, assegura que:

Mateus 4:4. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.  

Enquanto que o Livro de Provérbios 30:5-6, reforça afirmação similar quando diz que:

Provérbios 30:5-6. Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes ás suas palavras; para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.

A Palavra de Deus é um dos componentes poderosos do nosso Arsenal, ela não se dobra, nem se parte e nem se torna áspera na luta, mesmo podendo despedaçar o nosso inimigo da cabeça aos pés. Sendo assim, temos que “estar decididos a absorver e pregar única e exclusivamente a Palavra de Deus”.
Somos diferentes uns dos outros (e devemos também ser do mundo), mas não podemos nos diferir muito em relação a alguns comportamentos que são esperados de nós, pois todos nós temos que ser honestos, retos, justos e tementes a Deus.

Verso 32: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A Nossa Força: Outra grande arma que não pode faltar no equipamento dos membros desse grande exército de Cristo, que é a sua Igreja Visível na terra, é a nossa força. Neste caso, ela é representada aqui como sendo o Espírito Santo de Deus. Vale lembrar que a verdade salvífica é revelada da parte de Deus somente pelo seu “Espírito”.

2 Coríntios 2:10. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

Sendo assim, de onde vem a nossa força? Ela somente poderá vir do Espírito de Deus. Nós nunca conheceremos a verdade, enquanto não formos ensinados pelo Espírito Santo, que fala mais ao coração do que aos nossos ouvidos. Não poderemos ter êxito nessa luta, a menos que o Espírito Santo nos socorra em nossas fraquezas.  
Quando o Espírito Santo se ausenta, desaparecem toda nossa energia, força e entusiasmo. Afinal de contas, qual é a ação do Espírito Santo?  É Ele quem vivifica, convence, ilumina, purifica, guia, instrui, guarda, consola, confirma, aperfeiçoa e usa.

João 16:8. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.

Não se esqueça de que o Espírito Santo tem os seus próprios métodos e que há coisas que Ele nunca fará. “Se fizermos algum acordo envolvendo faltas ou pecado, isso será por sua própria conta e risco”.
“Se faltarmos com a verdade ou santidade e se formos amigos do mundo ou se formos amante da carne, então não teremos promessa alguma de que o Espírito Santo irá conosco”.  Os cristãos devem se comportar de forma totalmente contrária ao mundo:

2 Coríntios 6:17-18. Retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras, e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Lembre-se de que o Espírito Santo nunca colocará o seu selo onde entra a falsidade. Com isso, quere dizer-lhes que é preciso pregar a verdade, somente a verdade, pois caso contrário, Deus não estará ali.
Se nós não anunciarmos uma doutrina clara, com uma linguagem simples e verdadeira, o Espírito Santo não colocará a sua assinatura em nossas pregações vazias. (aplicação dando ênfase que precisamos pregar só e exclusivamente a Palavra de Deus).

Considerem também isto: o Espírito Santo nunca poderá aprovar o pecado. Temos a obrigação de ocupar bastante o nosso tempo em meditação e leitura da Palavra de Deus, mas nunca esquecendo-se do nosso tempo reservado para a Oração.

O Espírito Santo não nos abençoará com o propósito de apoiar o orgulho de alguém. Ele não tem prazer algum nas pregações de homens orgulhosos, as quais são cheias de vento. O Espírito de Deus não pode habitar em águas revoltas e também não fará morada onde houver contendas e conflitos (ciúmes, invejas, corrupções, maledicências, etc.).
Tenham sempre em mente que o Espírito Santo, como sendo a Nossa Força, só abençoará quando estiver de acordo com o seu propósito. E qual é o seu propósito? Glorificar o nome do Senhor Jesus (João 16:14).

Portanto, amados irmãos, se não O colocarmos na mais alta esfera da consideração dos homens, se não fizermos tudo para Ele e por Ele, sendo visto e adorado como o Rei dos reis e Senhor dos senhores, certamente não teremos o Espírito Santo conosco. Por certo, acabaremos perdendo a nossa Força. Assim sendo, se o nosso único desígnio e desejo não for o de Glorificar a Deus (e a Jesus Cristo), e a Sua Palavra, estaremos trabalhando sozinhos e em vão.

Conclusão

É sabido por todos nós que os nossos dias são maus e a Maior Luta do Cristão é contra um adversário astuto e infernal, inclusive, as Escrituras asseguram de “(...) que todo o mundo está no maligno” (1 João 5:19). Assim, satanás é o deus deste mundo e o seu poder controla o presente século mau.
Se não estivermos vestidos e revestidos com as Armas Celestiais, seremos presas fáceis para ser tragados pelas suas hostes demoníacas. Ele detém o poder de cegar o entendimento dos incrédulos, para que a luz do Evangelho da Glória de Cristo, não venha a resplandecer e impeça o reluzir da imagem de Deus em nós (2 Coríntios 4:4).


Eduardo Veronese da Silva
Membro da As. de Deus Ministério IX Marcas
Cariacica - Espírito Santo






[1] Ceticismo. É um estado de quem duvida de tudo, de quem é descrente. Um indivíduo cético caracteriza-se por ter predisposição constante para a dúvida, para a incredulidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário