Radio do Bloguer do capitão.

sábado, 11 de outubro de 2014

COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER

Mateus 19:26


Introdução


No capítulo 19 do Livro do Evangelista Mateus, é apresentado um diálogo entre um jovem rico e Jesus Cristo. Este jovem ouvira falar de Jesus e, em certa ocasião, quando Ele estava num lugar público resolveu aproximar-se e indagar-lhe: Verso 16: “Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?”
Sabe-se que para qualquer pessoa herdar a vida eterna, é necessário desapegar-se de muitas coisas do mundo e pagar um preço. Sendo assim, Jesus lhe responde: Verso 17: “Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos”.
O jovem, não se dando por satisfeito, continua a indagar Jesus: Versos 18-19: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Ao terminar de apresentar-lhe quais seriam esses mandamentos, o jovem lhe responde: Verso 20: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse mais Jesus a este jovem rico: Verso 21: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.
Depois que Jesus tocou no seu bem mais precioso, ou seja, o seu coração estava totalmente apegado a sua riqueza e bens materiais, aquele jovem entristeceu-se muito: Verso 22: E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Após ter se retirado da presença de Jesus, o Mestre disse aos seus discípulos: Verso 23: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus. E reforçou esta sua opinião e ensinamento ao dizer que: Verso 24: E outra vez voz digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.
Os discípulos de Jesus ficaram muito admirados e perguntaram-lhe: Verso 25: Quem poderá, pois, salvar-se? E Jesus fitou os olhos em seus discípulos e disse-lhes: Verso 26: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

Desenvolvimento

Jesus Cristo coloca de forma bem clara para seus discípulos que a salvação não é alcançada por mérito algum do homem, mas somente por meio D’Ele mesmo. Sabemos também, amados irmãos, que quando Maria foi visitada pelo anjo Gabriel, para receber a noticia de que daria a luz ao Filho de Deus (Lucas 1:28-30) este afirmou a mesma coisa acerca de Deus: “Porque para Deus nada é impossível”.
Entretanto, irmãos, têm certas coisas que Deus por mais que quisesse fazer, Ele jamais o faria. Isto se deve em razão de sua Natureza, Santidade, Pureza e de sua Perfeição. Algumas dessas coisas passaremos a elencar abaixo:



Abandonar ou Desamparar o Homem:

Deus não criou o homem para depois abandoná-lo. E Ele não é de voltar atrás em suas palavras e promessas. Ele disse que tiraria o povo hebreu do Egito e os levaria ás terras de Canaã. Dos doze espias que foram enviados para investigar e observar a terra, somente Josué e Calebe apresentaram um relatório favorável para que lá habitassem. Eles sabiam que Deus os conduziria a uma terra “que mana leite e mel” (Êxodo 3:8) e que cumpriria com sua promessa.
Deus disse a Abraão que lhe daria um filho. E assim o fez, embora sua esposa não tivesse acreditado e até riu, devido a sua avançada idade (Gênesis 18:12). Ele não abandonou Jonas, mesmo tendo desobedecido a sua ordem de pregar a sua Palavra ao povo de Nínive, partindo para Társis (Jonas 1:1-3). Deus nunca abandona ou desiste de Você.

Isaías 49:15: Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, (...)? Mas, ainda que esta se esquecesse de ti, eu, todavia, me não esquecerei de ti.

Pecar:

Ele jamais irá pecar. Ele não pode pecar porque o pecado não nasceu com Ele, não pertence a Ele  e não está N’Ele: “Mas ele foi ferido por nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas nossas pisaduras, fomos sarados” (Isaías 53:5).
Cristo foi crucificado por nossos pecados e nossas culpas diante de Deus. Ele entrou como nosso substituto, Ele sofreu o castigo que nós merecíamos e pagou com a sentença de morte, e morte de cruz. Este sacrifício foi realizado para que nós que pertencemos a sua família nos tornássemos como Ele em toda nossa maneira de viver: “Portanto, santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus” (Levítico 20:7).

Aprisionar o Homem:

Todo o plano de Deus envolvendo o homem foi planejado pela Trindade Eterna antes mesmo da fundação do mundo. Este plano foi elaborado com o propósito de libertar o homem de qualquer das circunstâncias e armadilhas tramadas por satanás. E esta promessa de salvação viria a se cumprir com a vinda de seu próprio filho Jesus, promovendo uma libertação da escravidão das trevas. Portanto, esta liberdade só seria possível de ser obtida por intermédio e poder de Jesus Cristo: “Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36).
Infelizmente, em nossos dias, “muitas igrejas estão proibindo coisas que a Palavra de Deus permite e permitindo muitas coisas que a Bíblia condena”. Isto se deve, porque muitas pessoas que estão ocupando nossos púlpitos estão pregando juízos humanos (vaidades, desejos carnais e caprichos humanos). Jesus Cristo disse: “E, se alguém ouvir as minhas Palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo” (João 12:48). 
Deus sempre está nos alertando sobre os perigos e ciladas que nos esperam e, mesmo quando não atentamos para sua advertência e caímos, Ele não sente prazer em nosso erro (pecado, encarceramento). Portanto, Ele sempre tem um escape, pois nos chamou para a liberdade e não para a escravidão: “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos (permanecer) debaixo do jugo da servidão” (Gálatas 5:1).

Mentir:

Em toda a Escritura Sagrada, nós não vamos encontrar em lugar algum Deus tendo que agir baseado na mentira: “O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante” (Sofonias 3:13).
A mentira é proveniente do diabo, pois ele é o pai da mentira. “(...), porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44). Portanto, irmãos, além de não poder mentir, Deus não tolera a mentira: “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa!” (Números 23:19).
No Livro de Apocalipse, em seu capítulo 21:8, está registrado o destino de quem usa deste artifício maligno em sua vida diária: “Mas, quanto aos tímidos, (...), e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”.

Morrer:

Deus é o Senhor da vida. Nele está concentrado todo o sopro de vida que foi concedido a todos os homens. Deus não precisa e nem depende de fatores externos para que sua vida seja alimentada. Pelo contrário, é Ele quem alimenta a vida de todos os seres viventes, tanto a homens como aos animais.
Jesus, ao saber que Lázaro, seu amigo, estava enfermo; disse: “Esta enfermidade não é para morte, mas para que a glória de Deus seja manifestada (João 11:4). E, ao conversar com Maria, irmã de Lázaro (que morrera há poucos dias), a conforta sobre a morte física do homem: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá”. Crês tu isto?” (João 11:25-26).

Ser Infiel:

Há vários textos Bíblicos que mostram o caráter de Deus, mas gostaria de colocar em relevo o contido em 2 Timóteo 2:11-13: “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”.
Diferentemente do homem, Deus não muda a sua opinião ou comportamento em detrimento das circunstâncias, pois, “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente” (Hebreus 13:8). Esta fidelidade de Deus é aplicada principalmente em relação á Sua Palavra, tendo o próprio Davi afirmado: “Porque a Palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis” (Salmo 33:4). Se realmente somos filhos de Deus, precisamos nos aproximar D’Ele e sermos parecidos com Ele em tudo, inclusive na fidelidade.

Ser Injusto:

Sabemos que a justiça de Deus é totalmente diferente da justiça dos homens. Os homens costumam julgar pela aparência, isto é, pelo que veem exteriormente (sem conhecimento de causa). Veja o caso de Davi, que era o caçula dentre os oito filhos de Jessé, o belemita: “(...), viu a Eliabe, e disse: Certamente, está perante o Senhor o ungido. Samuel disse: Não atentes para sua aparência, nem para a altura da sua estatura, (...), porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:13). 

Conclusão

É sabido que Deus detém todo o poder tanto nos céus quanto na terra, mas tem coisas que realmente Ele não pode fazer, embora tenha toda a liberdade e capacidade para fazê-las. Entretanto, Ele escolheu manter sua natureza, pureza, caráter e personalidade. Com isso, deixou-nos ensinamentos e exemplos para que pudéssemos tentar imitá-lo, buscando seguir sua doutrina que é inegociável e que deve nortear todas as nossas ações.
Esta é a nossa maior garantia; saber que servimos um Deus que não abandona o homem, não peca (não falha e nem erra), não aprisiona ou escraviza o homem, não mente, não morre e que não é infiel e nem injusto para com seus fiéis seguidores.
Sendo assim, irmãos, amemos mais e mais este Deus, que teve (e tem) o cuidado de não cometer quaisquer desses atos pecaminosos, para nos mostrar como se preservar das impurezas deste mundo, e isto só é possível se estivermos N’Ele e, assim, permaneceremos protegidos por sua infinita Graça e Poder. Amém!


EDUARDO VERONESE DA SILVA

Obreiro da AD Ministério IX Marcas – Cariacica/ES

Um comentário:

  1. Amados Irmãos e Leitores, o nosso Deus é realmente o Deus do impossível. Ele detém todo o Poder e Governo sobre todo o universo, haja vista que foi Ele quem tudo criou. Entretanto, tem certas coisas que Ele não pode fazer, desta forma, destaquei alguma.

    ResponderExcluir