Radio do Bloguer do capitão.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

COMO ESTÁ SEU TEMPLO DE ADORAÇÃO A DEUS?

ESDRAS 7:1,6, 25-26


Introdução

O Livro de Esdras sequencia parte da história do povo Judeu, principalmente, depois de seu exílio, isto é, sua deportação da cidade de Judá, sua terra natal, para morar como escravos, na cidade de Babilônia. Essa deportação para a Babilônia ocorreu em três etapas:

Em 605 a.C.  Foram levados a nobreza jovem de Judá, entre eles estava o jovem Daniel;
Em 597 a.C.  Foram levados mais de 11.000 mil pessoas, inclusive, Ezequiel e, por fim,
Em 586 a.C. O restante dos moradores de Judá, exceto Jeremias e a população mais pobre da cidade (os miseráveis).

Durante 70 anos o povo de Judá ficou cativo em Babilônia, mas no ano de 539 a.C. o Império Persa derrotou o, até então, invencível Império Babilônico, sob o comando de Nabucodonosor. Após o domínio persa, três reis tiveram atuação importante para que ocorresse o retorno dos judeus para suja terra natal; são eles: Ciro, Dario e Artaxerxes. Mesmo não sendo Cristãos, o Senhor os despertou para promover o retorno de Judá a sua Pátria.

Esdras 1:1-2. No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, (...), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o reino, como também por escrito, dizendo: (...): O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.

Durante esse período de escravidão em terra estrangeira, surgiu a pessoa de Esdras que, com a participação de outros cristãos (Zorobabel, Jesua, Neemias etc.), tiveram grande influência na repatriação do povo de Judá que, de forma similar, ocorreu em três etapas.

Em 538 a.C. 50.000 mil judeus retornaram para Judá, sob o comando de Zorobabel (hebraico = nascido em Babilônia), auxiliado por um sacerdote piedoso de nome Jesua.  Zorobabel foi responsável pela restauração do culto verdadeiro de adoração a Deus, em Jerusalém.
Em 457 a.C. Mais de 17.000 mil judeus retornaram para Judá, mas desta vez, sob o comando de Esdras: “Chegando, pois, o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém (Ed 3:1).
Em 444 a.C. Neemias e seus homens levaram de volta o restante do povo. Neemias chega a Jerusalém, 13 anos após a chegada de Esdras:

Neemias 2:1,4. “Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu tomei o vinho e o dei ao rei, porém nunca, estivera  triste diante dele. E o rei disse: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que a edifique”.     

Esdras foi escolhido por Deus para promover a restauração moral e espiritual dos judeus. Para que ele fosse o escolhido, por certo deveria possuir alguns atributos que o diferenciava dos demais Cristãos, vindo a agradar a Deus. E, com certeza, tinha o seu Templo Restaurado, conforme descrito em 1º Coríntios 3:16: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”.


Desenvolvimento

A restauração do templo ao qual está sendo referido nesse capítulo do Livro de Esdras, a princípio, refere-se a uma edificação física, construída para a realização de um culto religioso. Entretanto, numa interpretação ampliativa, essa restauração abrange também a purificação do povo de Judá, isto é, seu próprio corpo (alma e espírito), como sendo o Templo que abriga o Espírito Santo de Deus.

Verso 1:  E passadas estas coisas no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias. E quem era Esdras?

1. Um dos Exilados em Babilônia: Supõe-se que tenha nascido em Babilônia, durante o período de cativeiro.

2. Verso 6a: “(...), era escriba hábil na lei de Moisés, que o Senhor de Israel tinha dado, (...)”. Um copista da Lei de Moisés.

3. Era Bisneto de Hilquias (2 Reis 22:4): Este foi um sumo sacerdote de grande vulto que atuou durante o reinado de Josias, em Judá.
Josias começou a reinar com 8 anos de idade e aos 16 anos (8º ano de seu reinado), começou a buscar o Senhor com toda dedicação (2 Crônicas 34:3). Aos 20 anos, começou a corrigir alguns erros doutrinários, praticados pelos povos das cidades de Judá e Jerusalém, principalmente em relação a adoração a Deus (Idolatria), ou seja, promoveu uma verdadeira restauração espiritual do povo.

4. Verso 6b: Era Leal e Zeloso pelas coisas de Deus e por sua Palavra: “Este Esdras, (...), segundo a mão do Senhor seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo que pedira”.

Nesse capítulo, por três vezes aparece a expressão: “(...) a mão do Senhor seu Deus, estava sobre ele (...)”; nos versículos 6, 9 e 28. Qual seria a razão desse registro repetido sobre a conduta de Esdras?

1º - Ele preparou seu coração para buscar e cumprir a Lei do Senhor: Talvez, em acordo com o que está escrito em Deuteronômio 6:5: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder”;

2º - Ele se dedicou ao estudo da Palavra de Deus: Mais uma vez, por estar atento ao registro escrito em Salmo 1:2: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, (...), antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”;

3º - Ele se colocou à disposição para Ensinar a Palavra de Deus para outras pessoas. Isso pode ter acontecido, tendo em vista que o povo acabou esquecendo os mandamentos do Senhor enquanto estava no cativeiro Babilônico.


5. Verso 25a: Uma autoridade: “E, tu, Esdras, conforme a sabedoria do teu Deus, que possues, nomeie magistrados e juízes, (...)”.

- Esdras adquiriu junto ao rei da Pérsia, confiança, respeito e notoriedade, ao ponto de liberá-lo para voltar a sua Pátria e levar junto a si, aproximadamente 1.800 homens (Ed 7:7).

- Além disso, o rei deu-lhe poder para constituir juízes para julgar o povo: ”a todos os que sabem as leis do teu Deus (...)”. Deus deixa registrado de forma bem clara, que executará juízo com mão pesada sobre aqueles que conhecem a sua lei e não a praticam, ou seja, que a rejeitam.

6. Verso 25b: Um Mestre: “(...), e ao que não as sabe, lhe ensinarás”. Concedeu-lhe ainda o rei, o título de Mestre para ensinar o povo a Lei do Senhor, pois no cativeiro Babilônico acabaram se desviando, inclusive, adorando aos deuses pagãos daquela terra.   

Conclusão:

O Livro de Esdras apresenta de forma clara e compreensível, que precisamos estar restaurando diariamente o nosso Templo de Adoração a Deus (corpo, alma e espírito), dando-nos como exemplo a vida deste homem dedicado a Ele. Como também, uma forma de recebermos sua proteção diária e continua como Esdras recebia, sendo transcrita pelo Deus-Pai, no Antigo Testamento em Deuteronômio 6:5 e ratificada por Deus-Filho, no Novo Testamento em Mateus 22:37: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”. 
Agindo assim, temos a promessa do próprio Senhor, de que estaremos recebendo sua atenção continuamente aqui na terra: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador (Deus-Espírito Santo), para que fique convosco para sempre” (João 14:16).
O Senhor vai mais além, dá-nos a garantia de vida eterna, desde que busquemos ser justos e andemos em sua retidão: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gálatas 6:7-8).


EDUARDO VERONESE DA SILVA
Obreiro da AD Ministério IX Marcas – Cariacica/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário