Radio do Bloguer do capitão.

terça-feira, 31 de março de 2015

CRISTÃO: NÃO QUEIRA SE PARECER COM O MUNDO.

 2 Crônicas 18:12-13
   
Introdução

O livro de 1º e 2º Crônicas no Antigo Testamento Hebraico fazia parte originalmente de um único Livro. Em nossas Bíblias atuais, esses livros encontram-se separados. 2º Crônicas apresenta com detalhes o reinado de Salomão (971-931 a.C.) e como sua fama se espalhou por vários países, despertando a curiosidade de outros reis e nações, principalmente da rainha de Sabá:

1º Reis 10: 4,6-7: “Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, (...). E disse ao rei: Foi verdade a palavra que ouvi na minha terra, das tuas coisas e da tua sabedoria. E eu não cria naquelas palavras, até que vim, e os meus olhos o viram; eis que me não disseram a metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi”.

Registra ainda esse livro, a morte de Salomão e a divisão de todo o seu reino por seus filhos (930-586 a.C.). Durante os 20 primeiros anos do reinado de Salomão (1º Reis; Cap. 1-10), ele teve um governo exemplar, devido a sua obediência em relação às ordenanças de Deus, chegando ao apogeu de seu reinado. Com isso, conquistou paz, prosperidade, poder, muita glória e riqueza para si e para o povo de Israel. Entretanto, nos 20 anos seguintes de seu reinado, houve uma mudança total em sua forma de governar, onde procurou fazer alianças políticas com povos pagãos, assim, trouxe muita idolatria, sensualidade, poligamia e decadência moral e espiritual para si e para o povo israelita (1º Reis; cap. 11).
Logo após a morte do rei Salomão, todo o seu reino foi dividido em duas partes, ficando assim representado: Reino do Norte – Israel, com sua capital em Samaria, tendo como rei Jeroboão (10 Tribos; 19 Reis e 9 Dinastias[1]) e o Reino do Sul - Judá, com sua capital em Jerusalém, tendo como rei Roboão (2 tribos; 20 Reis e 1 Dinastia).
O livro de 2º Crônicas, de uma forma específica, focaliza a narrativa sobre o destino de Judá. O autor do livro considera Judá, como sendo o fluxo principal da “história da redenção” de Israel, tudo isso baseado em três fatores principais:

1º - O templo de Jerusalém permaneceu como o centro da verdadeira adoração a Deus;
2º - Seus reis eram descendentes de Davi, ou seja, sucederam de apenas 1 Dinastia (mesma linhagem);
3º - Judá, a tribo predominante entre os judeus, voltou e reconstruíram a cidade de Jerusalém e o Templo de adoração a Deus.

Há várias passagens Bíblicas contendo advertências para que os Cristãos (Santos) não se misturassem ou se envolvessem em relacionamentos íntimos e sérios com os ímpios (Profanos). Isto se deve, ao fato de sabermos que caso essa aproximação venha a acontecer e perdure por muito tempo, é bem provável que as pessoas que não querem ouvir e dar crédito a Palavra de Deus (que vivem na incredulidade e nas trevas), acabem influenciando aqueles que buscam a todo tempo andar nos caminhos do Senhor (cristãos) e, com isso, praticarem atos pecaminosos.
O Livro de Salmos apresenta de forma transparente para todos os seguidores do Cristianismo, como o Cristão deve proceder em nossos dias: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo 1:1-2).
O texto descrito em 2º Crônicas, principalmente em seu capítulo 18, faz alusão ao que está registrado neste Salmo, dando ênfase a dois personagens principais: o primeiro, diz respeito à pessoa do Rei Jeosafá (rei de Judá); e o segundo, ao Rei Acabe (rei de Israel). Na sequência expositiva da Palavra de Deus, serão apresentados maiores detalhes sobre a conduta desses dois personagens e o resultado desta aliança entre o santo e o profano.

Desenvolvimento

O primeiro personagem da narrativa é o rei Jeosafá (Josafá = Jeová julga), que era filho do terceiro  rei de Judá - Asa, que reinou durante 41 anos em Jerusalém, mas, após sua morte seu filho  ascendeu ao trono (1 Reis 15:9). Pode-se dizer que Jeosafá foi um bom rei, principalmente em seus  primeiros anos de reinado (da mesma forma que o rei Salomão), esforçando-se para ensinar ao povo a Palavra de Deus e como ser fiel ao Senhor.
O segundo personagem da história é o rei Acabe, que era filho de Onri. Ele foi o sétimo rei de Israel, registra-se que desde a assunção de seu reinado, fez coisas abomináveis perante aos olhos do Senhor. Merece destaque, entre várias de suas ações, quando mandou matar a Nabote porque não quis vender sua vinha para ele (1 Rs 21). Para piorar a situação, casou-se com Jezabel, mulher que adorava ao deus Baal (1 Rs 16:31), que era o supremo deus dos Cananeus.

Verso 1: O Perigo do Cristão aparentar-se com o Mundo: “(...) Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe”.  

O rei Jeosafá obteve muitas vitórias em seu reinado, adquirindo fama, ostentação e muita riqueza. Com isso, resolveu aproximar-se do rei Acabe, que governava a cidade de Israel. O verbo aparentar apresentado neste versículo, pode apresentar dois significados: o primeiro, tem o sentido de que a pessoa tem a vontade de se tornar parente doutra pessoa. O segundo, já apresenta o sentido de querer se aproximar e fazer amizade ou aliança política com outras pessoas.

Tiago 4:4. “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Salomão promoveu sua própria decadência moral e espiritual (como também de seu povo), quando resolveu fazer alianças politicas com povos pagãos (ímpios). Tem uma frase escrita por Steve Beckman, que diz assim: “Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você”. Embora Salomão fosse um homem de Deus, acabou escolhendo aliar-se com povos pagãos.

Verso 2: A Aproximação do Cristão com o Ímpio pode levá-lo ao Afastamento de Deus: “(...), e Acabe matou ovelhas e bois em abundância para ele, (...), e o persuadiu a subir com ele a Ramote-Gileade”.

O Rei Jeosafá (Judá), depois de conquistar muita riqueza e fama, resolveu por conta própria ir ao encontro do Rei Acabe (Israel), na cidade de Samaria. Nesta ocasião, o rei Acabe aproveitou a oportunidade e o persuadiu a juntar-se a ele numa guerra contra um de seus inimigos. A expressão persuadir tem como significado, levar a crer ou a aceitar.
Neste versículo ela pode ser traduzida por “convencimento”. Sendo assim, quando o Cristão (Santo) não quer mudar de atitude e permanece com amizades mundanas (incrédulos, profanos), essas pessoas que não tem nenhum compromisso com Cristo, nem tampouco com a Sua Palavra, podem convencê-lo a praticar condutas desviantes (atos de rebeldia, masturbação, fornicação, adultério, mentir, fumar, etc.) ou, até mesmo, cometer alguns delitos, tais como; usar e abusar de drogas ilícitas, pequenos furtos, roubos, estupros, homicídios entre outros. Há um ditado popular antigo que se encaixa perfeitamente neste caso: “Quem se mistura com porcos, farelo come”.

Verso 3: O Cristão pode nutrir uma vontade de se parecer com o Ímpio: “Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo (...)”.

Pode acontecer de ter algum Santo aqui nesta noite, que inveje algum Profano por ter uma vida mais regalada, isto é, ter prosperidade financeira, com fartura de bens e riqueza, sem nenhum limite e nem ter que dar obediência e satisfação a ninguém. Pode ainda, o jovem Cristão (homem ou mulher), ficar com vontade de aparentar-se com a vida “deliberada” dos jovens mundanos (uso extravagante de roupas, joias, bijuterias) que frequentam boates, prostíbulos, shows diversos e manter relacionamentos imorais (homossexualidade, lesbianismo, fornicação, adultério, etc.). Infelizmente, nos dias atuais, fica cada vez mais difícil distinguir quem é servo do Senhor e quem é servo do Diabo.

Salmo 37:1. Não te indignes por causa dos malfeitores (ímpios, criminosos), nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade (perversidade, pecado). Acréscimo entre parênteses nosso.

O Salmista nos ensina que não devemos ter inveja da prosperidade dos profanos (ímpios), pois caso não se arrependam e mudem de vida, serão abatidos e perderão tudo o que conquistaram aqui na terra. Em contrapartida, os justos (santos) que continuarem leais a Deus, gozarão da sua presença, ajuda e direção na terra e, ainda, terão garantido a salvação eterna no céu (Apocalipse 21:1-2).

Verso 4: O Cristão verdadeiro não se esquece dos Ensinamentos de Deus: “(...): Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor”.

Muitos Evangélicos estão tristes hoje, porque seus filhos, mesmo tendo nascido e crescido em lares cristãos, encontram-se em amizade com o mundo (afastados do caminho que leva a Deus). No entanto, a Palavra de Deus é viva e eficaz, e irá se cumprir conforme está escrito em Provérbios 22:6. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará dele”.
Portanto, Pai (e Mãe), se você ensinou a Palavra de Deus aos seus filhos e demonstrou com sua conduta diária aquilo que pregou para eles, pode ter a certeza que no tempo de Deus ele voltará para os braços do Senhor. Cabe a nós, igualmente a Jó, dedicarmos momentos de orações a Deus, pedindo para que os proteja e guarde-os onde quer que estejam.  O rei Jeosafá, embora estivesse em aliança com um rei mundano, não se esqueceu dos ensinamentos que aprendeu com seus pais, ou seja, ainda havia temor em seu coração.   

Verso 5-6: O Incrédulo costuma consultar e seguir vários conselhos: “Então o rei de Israel reuniu os profetas (...), e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote de Gileade? Sobe, porque Deus a dará nas mãos do rei”.

Em atendimento ao pedido de Jeosafá, o rei Acabe mandou reunir quatrocentos homens de sua cidade, pedindo-lhes conselhos se deveria subir a guerra contra seus inimigos. Esses homens, disseram aquilo que o rei gostaria de ouvir, não se preocupando em dizer-lhe a verdade e, muito menos, com o resultado que poderia vir por acreditar nesta mentira.  
Muitas pessoas que visitam Igrejas Evangélicas sérias, ou seja, aquela que expõe a Palavra de Deus como ela realmente é, saem horrorizadas, pois não ouviram o que gostariam de ouvir. E o pior, é que muitos membros dessas igrejas, também se escandalizam com esse tipo de pregação. Jeosafá, como tendo sido criado na presença do Senhor, identificou que aqueles homens mentiam para o rei (falsos profetas), provavelmente para se aproveitar das mordomias reais: E diz a Acabe: “Não há ainda aqui algum profeta do Senhor, para que o consultemos?”.  Mesmo em meio a tanta idolatria, corrupção e prostituição, havia um homem de Deus que não transigia com estas coisas, mantendo-se fiel e leal ao Senhor – Micaías.

Verso 7: O Cristão Verdadeiro atrairá para si inimizades: “Então, o rei de Israel disse a Jeosafá: Ainda um homem por quem podemos consultar ao Senhor, porém eu o odeio (...)”.

Quando a pessoa é realmente convertida ao Cristianismo, não se preocupará em dizer aquilo que a pessoa não gostaria de ouvir, mas falará à verdade que lhe for revelada pelo Senhor (Sua Palavra), mesmo que a pessoa fique aborrecida. Assim são muitas pessoas em nossa sociedade, não gostam de ouvir falar de Cristãos e, também, sobre a Palavra de Deus, pois ela é transparente quanto ao transmitir a pura verdade. Como há um antigo ditado popular: “a verdade dói”. Precisamos entender que Amar a Deus e a sua Palavra significa ser odiado pelo mundo (incrédulos, ímpios). No entanto, o contrário também é verdadeiro: “Aquele que amar o mundo, se torna inimigo (odiado) de Deus”.

Verso 8: Em meio a Idolatria e Depravação Moral e Sexual, há um remanescente do Senhor: “(...): Traze aqui depressa a Micaías, filho de Inlá”.

Na época em que Deus enviou o dilúvio, havia Noé e sua Família que agradavam a Deus, enquanto toda a população era corrupta. Quando o Senhor mandou destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, havia Ló e suas duas Filhas que agradavam a Deus, enquanto todos os demais moradores faziam coisas abomináveis em rejeição a Palavra de Deus. Em Samaria, havia um homem que era reto aos olhos do Senhor – Micaías.
Portanto, irmãos, o fato de vivermos em meio a uma comunidade corrupta e depravada, não pode ser usado como desculpa para procedermos da mesma forma. Nós só estamos aqui de passagem, esta terra não é nossa morada, a nossa casa está preparada lá nos céus.

Verso 9: Os Falsos Profetas gostam de chamar a atenção das pessoas: “E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, (...), estavam assentados na praça à entrada da porta de Samaria, e todos os profetas profetizavam na sua presença”.

Era costume naquela época e sociedade, que os reis se assentassem à porta da cidade para julgar as demandas de seu povo. Esta passagem nos remete às pessoas que só são Cristãos dentro da Igreja ou quando estão juntos de outros Cristãos. Quando estão na rua, no ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar da sociedade, não aparentam ser Cristãos, inclusive, existem aqueles que omitem que são crentes e quando são descobertos, escandalizam até mesmo os incrédulos.

Verso 12: Os Profanos querem persuadir os Santos: “E o mensageiro que foi chamar a Micaías, falou-lhe dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma boca, são boas para com o rei, seja, pois, também a tua palavra como a um deles, e fala o que é bom”.

Os mensageiros que foram chamar Micaías  fizeram uma pressão e ameaça, para que ele dissesse o mesmo que fora dito pelos homens da cidade de Samaria, isto é, que ele confirmasse para o rei Acabe que ele poderia subir à guerra que sairia vencedor.
Em nossos dias não é diferente, pessoas e mais pessoas, se aproximam e falam coisas para nos agradar (elogios), mas, por dentro, mentem e intentam o mal sobre nossas vidas. 

Verso 13: O Santo do Senhor não transige com a Mentira e nem com o Pecado: “Porém Micaías disse: Vive o Senhor, que o que meu Deus disser, isso farei”.

As pessoas que andam nas trevas e na devassidão de pecados, irão fazer muita pressão para que o Cristão (Santo) venha a cometer algum deslize, pois, assim, se igualará a eles e será motivo de chacotas (zombaria, escarnecimento). O verdadeiro Cristão não negocia e nem faz acordo com o incrédulo (profano), mesmo que corra perigo de morte. Ele tem a responsabilidade e o dever de dizer à verdade que está inscrita na Palavra de Deus. O apóstolo Paulo chegou a dizer: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Filipenses 1:21).  

Verso 23: Por falar a verdade, o Cristão sofre agressões: “Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegando-se, feriu a Micaías no queixo,(...)”.

Micaías foi ferido por não se render a pressão dos incrédulos. Muitos cristãos do passado foram também feridos e, muitos outros, perderam a sua vida (terrena, física) por defenderam a Palavra de Cristo, no entanto, aguardam o grande dia para ir em definitivo Morar no Céu. Entre eles, destacam-se:

Estevão: Foi o primeiro mártir a morrer pela causa de Cristo. Eles o arrastaram para fora da cidade e o apedrejaram até a morte (Atos 7:51-58).
Tiago, o Maior: O irmão mais velho de João e parente de Jesus Cristo, foi decapitado a mando de Herodes Agripa, por volta do ano 44 d.C.
Filipe: Sua morte ocorreu em Heliópolis, foi açoitado, lançado no cárcere e depois crucificado, por volta do ano 54 d.C.
Mateus: Foi morto na Etiópia, assassinado com uma arma antiga com longa haste de madeira, terminando em ferro longo e pontiagudo, no ano 60 d.C.
Tiago, o Menor: Aos 99 anos, foi espancado e apedrejado pelos judeus que, ainda, abriram o crânio com um garrote.
Matias: Substituto de Judas Iscariotes, sofreu apedrejamento em Jerusalém e, em seguida, foi decapitado.
André: Irmão de Pedro. Foi preso e crucificado (Cruz de Santo André).
Marcos: Ele foi arrastado e despedaçado pela população de Alexandria.
Pedro: Foi preso e condenado a morte e crucificado em Roma. Jerônimo afirma que ele foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido dele mesmo, por se julgar indigno de morrer crucificado igualmente ao seu Mestre – Jesus Cristo.
João: O discípulo amado era irmão de Tiago, o Maior. Foi o único que teve morte natural.

Verso 26: Com Micaías não foi diferente, pois foi ferido no queixo e jogado no cárcere a mando do rei Acabe: “E direis: Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai-o com pão e água de angústia, até que eu volte em paz”.

O Sofrimento de William Lithgow, um Escocês: O Governador prometeu libertá-lo se confessasse ser um espião. Ele porém alegou total inocência. Com isso, aumentou a fúria do governador: “Não o verei mais até que outros tormentos façam com que você confesse”. Ordenou aos guardas mais rigor ao preso, inclusive, a cada dois dias, seu sustento seria cem gramas de pão mofado, e meio litro de água, que não tivesse cama, nem travesseiro ou cobertas. Mandou fechar as janelas com pedra e cal, e disse para não dar-lhe nada que lhe pudesse melhorar sua comodidade.

Este homem sofreu inúmeras formas de torturas, mas por um milagre de Deus não morreu. Entretanto, teve seu braço esquerdo inutilizado para sempre. Nós, no Brasil, temos o privilégio de podermos professar nossa Fé sem que sejamos presos ou torturados. Por mais que passemos alguma afronta, jamais se compara ao que esses homens sofreram. Eles foram os responsáveis por termos esta liberdade religiosa em nossos dias.

Verso 27: A Fé de Micaías não o deixava se abalar ou sentir medo do que lhe podiam fazer os homens: “E disse Micaías: Se voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim (...)”.

Precisamos buscar mais ao Senhor nosso Deus, para termos total confiança como o profeta Micaías tinha de que, ao abrir a nossa boca, poderíamos dizer: “Assim diz o Senhor (...)”  Ele não se deixou abater com a ordem do rei, pois sabia que não sairia vencedor desta batalha, pois o seu Deus já lhe tinha revelado o que iria acontecer, mas não lhe deram ouvido.

Conclusão

Termos que ter a consciência de que o nosso Deus pagou um preço muito alto, para garantir o direito de nossa Salvação Eterna, isto é, que a nossa morada já está reservada nas Mansões Celestiais. E, ao mesmo tempo, de que não pertencemos a este mundo, portanto, não podemos nos associar com a conduta adotada pelas pessoas ímpias, que praticam todo tipo de iniquidades e perversidades.
Estamos no mundo, mas não precisamos nos enlamear da sujeira em que se encontram, pois, assim, o sacrifício vicário de Cristo teria sido em vão. Precisamos nos desapegar das coisas materiais e dos comportamentos mundanos para, nos apegarmos às coisas que são do alto.      


EDUARDO VERONESE DA SILVA
Obreiro da AD Ministério IX Marcas – Cariacica/ES
Email: proerdveronese@gmail.com


[1] Dinastia. A palavra tem origem no idioma grego – dynasteia, que comporta o significado de poder, senhorio e comando. 2. É o período de sucessão, que reis e rainhas, pertencentes a uma mesma família, permanecem no poder.

Um comentário:

  1. Amigos e Irmãos em Cristo,

    infelizmente, grande parte das Igrejas Evangélicas deixaram entrar comportamentos mundanos em seus cultos diários. Com isso, percebe-se que não existe diferença alguma quando olhamos um membro dessas igrejas com as pessoas do mundo (impios). Esta mensagem é um alerta para que "despertemos do sono" e passemos a buscar uma conduta totalmente distinta daquelas usadas por pessoas mundanas, procurando vestir-se com modéstia e sem provocar a sensualidade excessiva, entre outras coisas.
    Por isso, o este alerta acentuado como o tema deste sermão, estamos no mundo, mas não pertencemos a este mundo, sendo assim, não precisamos pactuar com tudo que ele pratica. Precisamos fazer a diferença e atrair pessoas perdidas para Cristo.

    ResponderExcluir