Radio do Bloguer do capitão.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

O ARREPENDIMENTO

Textos Básicos:

Mateus 3:1-3. Versa Sobre João Batista

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas. (Isaías 40:3)

Atos 2:37-40. Versa Sobre as Primeiras Conversões.

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque a promessa vos diz respeito a
vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

Verso 37: (...), compungiram-se. Sentir-se arrependido. 2. Pesaroso (derivada de pesar, que traduz-se no sentimento de quem sente um peso em si provocado por algum problema).
Verso 38: o autor do livro, apresenta três condições previas que são necessárias para se obter o dom do Espírito Santo: 1. Arrependimento; 2. Perdão dos pecados e  3. O batismo. 
Verso 39: (...) diz respeito a “Vós” – aquelas pessoas que estavam ouvindo Pedro naquele momento. E a “Vossos Filhos” – refere-se à geração seguinte. E a “Todos os que estão longe” – faz alusão as gerações subsequentes.
Verso 40: “Salvai-vos desta geração perversa”. A salvação virá somente para aqueles que abandonarem a perversidade (pecado) e a corrupção da sociedade atual: “E Jesus, respondendo disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me cá o teu filho” (Lucas 9:41 – o jovem lunático)
Os novos convertidos (cristãos) e todos os demais irmãos em Cristo, devem ser ensinados a romper com as más companhias (1 Coríntios 15:33) e renunciar o mundo ímpio, unindo-se a Cristo, a seu povo e dedicar-se a obra de Deus.
2 Coríntios 6:14-18. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça
com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Texto Áureo:

Atos 3:19a. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados (...).

Basicamente, o texto quer dizer que precisamos “voltar-se para Deus”, desviando-nos do pecado e nos distanciarmos dessa geração perversa e corrupta (conversão). Se comportarmos assim, atrairemos para nós, o recebimento do derramamento do Espírito.

Atos 5:29-32. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro; sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão de pecados. E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. 
 
Meditação Semanal:

Segunda: Lucas 15:1-7. A Parábola da ovelha perdida.
Terça: Atos 17:30-34. Paulo discursa no Areópago da cidade de Atenas.
Quarta: Atos 26:13-18. Paulo perante o Rei Festo e Agripa.
Quinta: Mateus 13:18-23. Explicação acerca da Parábola do Semeador.
Sexta: Ezequiel 18:20-24. Fala sobre a conversão do ímpio.
Sábado: 2 Pedro 3:8-12. A vinda do Senhor.

1. A necessidade do Arrependimento:

1.1  Qual a diferença entre Remorso e Arrependimento?

Remorso: é uma inquietação de consciência por culpa ou crime que se cometeu. 2. Sentimento de culpa íntimo. O exemplo Bíblico clássico desta conduta se concentra em Judas Iscariotes, o que traiu Jesus.
 Mateus 27:1-10. Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos.

A palavra remorso tem origem latina – “remorsos”, que significa tornar a morder. Liga-se, portanto, a dilacerar, atacar, satirizar, ferir, torturar, atormentar. A etimologia da palavra dá ideia de que esse sentimento é doloroso, angustiante e provoca vergonha (suicídio – Subtenente da PMES). Isso vem da consciência de termos agido mal, ou seja, o que não era para ser dito ou para ser feito.
Geralmente, quando a pessoa sente remorso por algo que cometeu, ela não se sensibiliza ao ponto de pensar e refletir sobre sua ação, com o propósito de não mais repeti-la. No entanto, costuma aplicar sanções em si mesmo (autoflagelo, etc.), com o pensamento de que diminuirá sua culpa ou consequências que virão de seu ato.

Sentir pesar por ter cometido alguma falta ou delito (erros, pecados). 2. Pesar sincero de algum ato (cometido) ou de omissão (em que deveria ter agido).
 Arrependimento:
Origem do idioma grego: metanoeo (ia), que significa mudança de direção e de mente (pensamento, atitudes). 2. Voltar-se ao contrário (conversão). 3. Mudança de religião ou transformação.

Logo, arrepender-se significa abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo e, através dEle, para Deus. O arrependimento tem início com a conversão: “Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas, agora, tendes voltado ao Pastor e Bispo da vossa alma” (1 Pedro 2:25).

1.1  Qual a diferença entre Regeneração e Santificação?

Regeneração: do idioma grego – “polingenesia” que significa: gerar de novo (1 Pedro 1:3); novo nascimento (João 3:3-5);  nova criação (2 Coríntios 5:17; Gálatas 6:15). 2. Restabelecer o que estava destruído. Este processo é um dos atributos de Deus, que é efetuada pelo Espírito Santo, com o consentimento (aquiescência) do homem.

1 Pedro 1:3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

Santificação: é o ato ou o efeito de se santificar. 2. Tornar-se santo ou sagrado; isto é, separar-se do mundo, dos vícios, do pecado. É uma nova experiência e comunhão (intimidade) com o Pai, com o Filho e com o Espirito Santo.

Levítico 19:2. Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo.
(...)
Romanos 12:1-2. Rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis (tomar a forma do mundo) com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A santificação é a constante atitude de estar se corrigindo, se policiando e renunciando a própria vontade da carne para ajustar-se aos moldes (forma; caráter) de Deus. É o ato de se Santificar e buscar a cada dia a continuidade desta santificação: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

2. O Processo do Arrependimento:

Esse processo é um ato de operação da Graça de Deus na vida do pecador: “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” (Romanos 2:4)

Meios Usados por Deus:

Por sua Palavra (João 8:32). 
Pela ação do Espírito Santo (João 16:8). 
Ele também usa pessoas ungidas e preparadas para a Evangelização dos ímpios (Atos 8:27-38).

De que consiste o arrependimento?

De um ato divino que transforma o ser humano (o pecador), mas que só virá a se concretizar se houver o consentimento dele, pois Deus não derruba portas nem invade corações: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele ceareis, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20).

O espírito Santo é quem trabalha no coração do pecador, se ele assim permitir: “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação (...). Porque, havendo alguns o ouvido, o provocaram (...). Não foi, porventura, com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?” (Hebreus 3:15-17).

Resultados do arrependimento

Ele produz e promove UNIÃO. Os apóstolos, após apresentarem a Mensagem do Evangelho, testemunharam como os novos convertidos (igreja primitiva), perseveravam em comunhão (união).

Atos 2:38. E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo. (...). E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.

O Arrependimento e a Fé

A Palavra de Deus assegura que “sem fé é impossível agradar-lhe” (Hebreus 11:6a). Quanto mais o cristão se dedicar e buscar o conhecimento do Senhor, através do estudo de Sua Palavra, mais ele se apossa das promessas divinas, haja vista que a sua fé é aumentada (2 Pedro 3:18).

                       Oséias 6:3a. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor (...).

3. O Arrependimento Produz Conversão:

            Com o arrependimento vem à conversão, ou seja, mudança de religião (opinião, ponto de vista, hábitos, costumes etc.). Ocorre uma transformação na vida do novo convertido: “Aquele que furtava não furtes mais; antes, trabalhe. fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade” (Efésios 4:28).
O pecador muda de direção e toma um novo caminho. Antes, ele direcionava seus passos para as trevas e se entregava ao domínio de satanás. Agora, ele está focado em direção à gloriosa luz.  Antes, estava e andava perdido na escuridão e na ignorância (sem conhecimento). Agora, deve estar e andar na luz, que se chama Jesus Cristo.  

Mateus 5:14. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.
(...)
1 João 1:7. Mas, se andamos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Da Conversão a Santificação:

            Vimos que o arrependimento e a fé, atuando juntos, promovem a conversão do pecador. E a conversão é uma atitude, ou seja, é, de certo modo, uma maneira de agir e proceder diante de uma determinada situação. Antes de falar sobre o processo de santificação, precisamos conhecer o processo que o antecede: a justificação. Como também, o processo subsequente à santificação: a glorificação.
             
1. Justificação: Conceito teológico presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça de Deus – a "Justificação pela fé". Cristo nos justificou com a sua morte na cruz, ou seja, é o seu sangue que nos justifica. Abraão, por ter crido no Senhor, foi-lhe imputado (atribuído ou creditado em sua conta) isto por justiça (Gênesis 15:6; Gálatas 3:6).

Romanos 4:5. Mas, aquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio (pecador), a sua fé lhe é imputada como justiça.

Não podemos esquecer, que o ato de imputar a fé do cristão como justiça não é, porém, resultado exclusivo de sua fé em Cristo, ou de sua entrega a Ele. Lembre-se, acima de tudo, que é um ato de Graça e Misericórdia Divina (Romanos 4:15-16).

2. Santificação: (Tratamos do conceito no Tópico 1.1). Vejamos o que diz 1 Tessalonicenses 4:3-4,7. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação. Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra. (...). Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

3. Glorificação: Honrar e dar glória aquele que é digno de toda honra, louvor e majestade. Fomos criados por Deus, com o maior e principal propósito de glorifica-lo.

Salmo 86:11-12. Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. Louvar-te-ei, Senhor, Deus meu, com todo o meu coração e glorificarei o teu nome para sempre.
(...)
1 Pedro 2:12. Tendo o vosso viver honesto entre os gentios (ímpios,  pagãos), para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
           
O processo completo e final de nossa glorificação se dará nos céus, juntamente com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, onde teremos nosso corpo transformado e em semelhança ao dEle: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Filipenses 3:20-21).
  
Conclusão:

Logo, por meio do arrependimento, o pecador busca abandonar o pecado dia após dia e, pela , acredita no sacrifício de Jesus para garantir sua salvação. E, por conseguinte, sua conversão é resultado disso. Não se trata apenas, de levantar as mãos e ir á frente ao final do culto ou parar de beber ou fumar. É, antes de tudo, uma atitude de compromisso e comprometimento de mudança de vida por completo.
Antes da conversão, buscávamos as coisas terrenas (temporais), agora, buscamos aquelas que vem do alto (espirituais): “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscais as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado á destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra” (Mateus 6:33Colossenses 3:1-2).

Fonte: Linhares, Jorge. O Arrependimento. Revista Primeiros Passos na Fé. Editora Central Gospel, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário