Radio do Bloguer do capitão.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO

Introdução:

            Nesta aula, iremos aprender que após tomarmos a decisão de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de nossa vida, se faz necessário promover várias mudanças em nossos comportamentos diários, pois se inicia com esta decisão o processo de conversão. E essas mudanças devem ocorrer em todas as áreas de nossa vida e, também, em todos os setores da sociedade. Ela precisa ser notada por outras pessoas, pois são elas que serão nossos balizadores (avaliadores).
            Nicodemos era fariseu e membro do Sinédrio, isto é, o Supremo Tribunal dos antigos Judeus. Logo, subentende-se que era um homem muito culto e de grande influência naquela sociedade. No entanto, quando Jesus disse-lhe que “era necessário nascer de novo”, ele não entendeu nada do que dissera.

João 3:1-3. E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

        O seu conhecimento secular ou acadêmico, sua situação financeira ou posição social, não o capacitaram para compreender o ensinamento dito nas Palavras do Mestre Jesus: “(...): Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?” (João 3:4).  
Embora a sua pergunta fosse um tanto quanto inadequada para uma pessoa que era príncipe dos judeus, mas, Jesus com muita calma e tranquilidade, disse-lhe: “Na verdade, na verdade te digo, aquele que não nascer da água e do Espirito não pode entrar no Reino de Deus” (João 3:5). Dito noutras palavras, o “nascer da água” se referia a obra purificadora do Espírito Santo – o Novo Nascimento (Tito 3:4-5).

Texto Básico:

Colossenses 3:1-14. Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra; a prostituição, a impureza, o apetite desordenado,  a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas; mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca;  não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;  onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.  

Versos 1-4: Devemos agora, olhar, fixar nossa mente e julgar tudo que está aqui na terra, numa perspectiva celestial (nas coisas lá de cima), e deixar que as nossas atitudes sejam determinadas por elas, isto é, nas coisas espirituais.

Versos 5-10: Temos, a partir de agora, resistir a todo custo o pecado, que é a transgressão da Lei Divina ou de Deus. A graça (favor da parte de Deus que não merecemos), o poder, as experiências e as bênçãos espirituais estão com Cristo no céu. Ele as outorga (concede) a todos aqueles que, com sinceridade no coração, pedem, buscam com diligência e batem à porta com persistência.

Mateus 7:7. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á, Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e ao que bate, se abre.

Verso 12-14: Nesses versículos, o autor usa por duas vezes a palavra “Revesti-vos”, com o significado de vestir de novo. Ele está se referindo que nós devemos nos revestir do “Caráter” de Deus. Mas também faz referência ao fruto do Espírito, conforme apresenta o Livro d Gálatas 5:19: “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Esses e outros frutos, são o resultado da vida de plena comunhão com Cristo.

Texto Áureo:

2 Coríntios 5:17. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.

Aqueles que aceitam a Jesus Cristo pela Fé são feitos novas criaturas, pertencendo totalmente a Deus e constituindo-se em seu povo, onde impera o Espírito Santo. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios que “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8:14). Na declaração deste texto, é considerada a base da certeza da salvação.
             
1.  A Nova Vida em Cristo

         Com a conversão, deve começar uma mudança no novo convertido, que parte de dentro para fora. Ele deve abrir o seu coração e deixar Cristo entrar. Esse processo é gradativo, sendo operado pela Fé e Conhecimento do Senhor Jesus. Ele irar passar por etapas de crescimento e desenvolvimento. Essas mudanças vão sendo notadas no cotidiano, principalmente pelo seu Agir e seu Falar.

1.1  A Necessidade de Vigilância

          A vigilância e o monitoramento deve ser uma constante na vida do cristão (não só do novo convertido). Na primeira Epístola de Pedro, está escrito: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:18). O cristão não pode deixar nenhuma brecha, para que o nosso adversário se aproveite da ocasião e promova uma arruaça em sua vida.

Lucas 21: 36. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.  

          Percebemos nos dois textos citados aqui, que primeiramente a ordem dada é para que vigiemos e, logo em seguida, passemos a orar. Esta ordenança é encontrada em outros Livros da Bíblia, por exemplo, em Mateus 26:41: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. A nossa batalha diária não é a nível terrestre, mas na esfera espiritual. Por isso é importante não se descuidar.   

1.2  O Velho Homem Deve Morrer

          O homem já nasce em pecado e essa natureza pecaminosa o acompanha no decorrer de sua vida. Junto a isso vêm os hábitos e costumes do velho homem, que devem ficar para trás, pois com a morte de Cristo na cruz, todo o pecado foi aniquilado: “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita” (Romanos 8:11). Ele, mesmo sendo impecável, sofreu muita humilhação e morte por nossas transgressões. Em sua morte, o pecado perdeu sua influência e poder sobre a vida dos cristãos verdadeiros. Como alguém já disse: “Para nós, Cristãos, o pecado deve ser um acidente de percurso”, isto é, ele não deve ser planejado ou arquitetado. Ele pode acontecer, e acontecerá, mas que o servo de Deus não tenha desejado cometê-lo.

Romanos 5:19-21. Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um, muitos serão constituídos justos. Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.  
           
         Jesus Cristo veio a terra já sabendo que teria que morrer, e o pior disso, e que morreria de forma cruel e sanguinária por miseráveis pecadores (como nós). Por isso, não faça com que a sua morte tenha sido em vão. Busque por esse Novo Nascimento todos os dias de sua vida.

1.3  A Identificação do Cristão

       Muitos podem ser os indicadores de um verdadeiro Cristão. Uma delas pelas quais destaco, é seu grande desejo em buscar as coisas espirituais. Depois disso, deve dar prosseguimento em ansiar pela Leitura da Palavra de Deus, seu alimento “Espiritual” cotidiano. E o resultado dessa identificação com Cristo, deve sinalizar por sua frutificação. Pelos frutos é que se conhece se uma árvore é boa ou má. Assim também ocorre conosco, pelos filhos sabemos da procedência de seus pais “Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:18-19)..

2. Um Novo Padrão de Vida

       Como o processo é gradativo, após a aceitação e a conversão, dá-se início dum marco divisório na vida do novo cristão: o Antes e o Depois de sua conversão. Trata-se de uma mudança radical. Ele deve despir-se do velho homem e revestir-se da nova criatura.

Efésios 4:20-22. Mas vós não aprendestes assim a Cristo; se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;  

        Quem estará operando a obra do novo nascimento (regeneração) no novo convertido (e demais cristãos) é o Espírito Santo de Deus. É ele quem lhe dará firmeza para perseverar numa vida de Fé. Também o ungirá para revesti-lo de poder e testemunhar de Cristo em sua vida. Ele o identifica para a sociedade como um todo, como se fosse um “selo”, dizendo: “Eu pertenço a Cristo”. É, ainda, uma garantia (Penhor) para o crente aqui na terra, vislumbrando uma vida muito melhor no porvir (1 Pedro 1:5; Isaías 61:1; Efésios 1:13).

2.1 Buscar a Santificação

       Como foi dito anteriormente, a transformação de vida é um processo gradual, portanto, o novo degrau a ser alcançado é a santificação. E, ser santo significa ser “separado”, ou seja, afastar-se das coisas do mundo e fugi de toda aparência do mal (pecado): “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15).
Para termos sucesso nesta empreitada, se faz necessário deixar todo o “embaraço” para trás. A santificação só é alcançada por meio de lutas, renúncias e perseguições. Agora, os nossos passos devem ser guiados para frente, na esperança de chegarmos a alcançar o alvo – Cristo Jesus.

Conclusão:

       Portanto, a santificação tem início a partir do Novo Nascimento, que é uma das doutrinas fundamentais da Fé Cristã – a Regeneração (Tito 3:5). E esta, é a nova criação e transformação da pessoa operada por Deus e o Espírito Santo. Não se esqueça de uma questão muito importante: Devemos praticar mais o Amor, pois ele é uma das maiores virtudes e a base de todas as demais.  

Fonte:

1. ALMEIDA, José Ferreira de. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, 1995.
2. BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida, 1999.

3. LINHARES, Jorge. Conhecendo a Bíblia. Revista Primeiros Passos na Fé. Editora Central Gospel, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário