Radio do Bloguer do capitão.

quinta-feira, 22 de março de 2018

AMAR E PERDOAR: FÁCIL É FALAR, O DIFÍCIL É PRATICAR!

      Duas palavras pequenas e aparentemente simples, mas somente em sua forma escrita, pois possuem tão grande significado e amplitude que, muitas  vezes, confundem o nosso aprendizado ao ponto de encontrarmos dificuldades para coloca-las em prática no cotidiano.
     O amor pode ser conceituado como uma “afeição profunda por alguém ou por alguma coisa”. O termo afeição, como palavra escolhida neste texto para significar o amor, recebe inúmeros sinônimos, entre eles destacamos: apreço, bem-querer, carinho, ternura, amizade, devoção, meiguice, respeito, consideração e aceitação, entre outras. 
     Logo, fica subentendido que tanto podemos amar pessoas, animais ou objetos (coisas inanimadas). Portanto, devemos estar atentos com a amplitude do significado de cada uma dessas palavras. É interessante frisar que existem diferentes tipos de amor: - o amor dos pais pelos filhos; do marido pela esposa (e vice e versa); entre irmãos; entre amigos e entre pessoas. Todos nós podemos amar e ser amados, mas com conotações e comportamentos diferentes, mas mesmo assim, continua sendo amor.
    O sábio Salomão escreveu aproximadamente três mil provérbios (1 Reis 4:32), mas gostaria de colocar em relevo, o registrado no Livro de Provérbios, em seu capítulo 18:24, quando diz: “o homem que tem muitos amigos pode congratular-se (alegrar-se), mas há amigo mais chegado do que um irmão”. 
     Traduzindo noutras palavras, o amor e a amizade de certas pessoas, supera em alguns casos, a de um irmão, mas continua sendo amor. Um exemplo clássico disso, se deu entre o Davi e Jônatas, filho do rei Saul: “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou com à sua própria alma” (1 Samuel 18:1).
     O que me intriga, é que acabamos confundindo a interpretação do termo amor, quando tentamos colocar em prática em nossos relacionamentos diários. E nessa confusão, acabamos por tomar atitudes que trazem dor e grande sofrimento, principalmente naquele (a) que figura na posição de vítima (não se esqueça que o agressor também pode vir a sofrer). Nesse sentido, vamos ver a seguir, o que não é amor:  O Amor não É:
    . Paixão: o amor é um sentimento duradouro, enquanto a paixão é efêmera, ou seja, de pouca duração. Aquele que ama, pratica naturalmente o amor diariamente e de diversas formas. Quem ama, tem uma conduta equilibrada, isto é, sabe controlar suas emoções em diversas ocasiões e circunstâncias.
     Enquanto que o apaixonado, costuma agir com desequilíbrio (muita desconfiança, ciúme doentio, autoritarismo,etc.). Ela, a paixão, costuma apresentar-se com muita compulsividade e, na maioria das vezes, acaba por sufocar o outro. Muitas pessoas casam-se apaixonadas, pensando que é amor. Depois de pouco tempo de matrimônio “cai a ficha”, vindo o desespero; resultando, muitas vezes, em separação ou divórcio.
    . Sexo: a relação sexual também faz parte e influencia muito no relacionamento conjugal, mas não é tudo, inclusive não é amor. Muitas pessoas começam seu relacionamento, praticamente com a relação sexual. Não houve sequer um tempo de namoro, para conhecer um ao outro melhor.
    E por haver uma “química” entre eles, ou seja, entre quatro paredes eles “se amam”; acabam confundindo o amor com o prazer sexual. Se a constituição desse relacionamento estiver fiada apenas na relação sexual, tem pouca probabilidade de prosperar.
    . Possessão: neste quesito, incluimos a figura masculina como o maior agente que faz a interpretação errada. E, como consequência, promove condutas inadequadas. Os homens confundem o amor – a pessoa que dizem amar, como se fosse de sua inteira propriedade.
    Quantas vezes ouvimos algum homem dizer: “se ela não for minha, não será de mais ninguém”. Um dos maiores índices de violência contra a mulher (vítima fatal), parte de um ex-marido ou ex-companheiro, por não ter aceitado a separação, configurando-se como crime passional.
    Quando o agente é preso e lhe é perguntado o motivo de ter matado “sua” mulher? A resposta é quase sempre a mesma: porque eu a amava e não queria vê-la com outro homem. Isto nunca foi amor! Tem um provérbio muito conhecido do povo, que diz assim:”Quem ama não mata”. O amor não é maligno.
    No Livro de 2 Coríntios, em seu capitulo 13:4-7, tem uma referência maravilhosa acerca do que vem ser o amor: “(...); o amor é benigno; não é invejoso; não se ensoberbece, não se porta com indecência; não busca os seus interesses; não se irrita; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Quem ama, entrega-se de corpo e alma ao outro, com o propósito de fazê-lo feliz.
     E, se for preciso sofrer para cumprir com este propósito, isto é, fazer o cônjuge feliz, ele (a) fará. E isto pode ser feito com educação, com brandura, com devoção, com respeito e com cuidado, entre outras formas.   
    . Subserviência: tem pessoas que se anulam totalmente para satisfazer os desejos e a vontade do outro, achando que isto é amor. E não é!  Ela se dispõe a cumprir as ordens do outro de forma humilhante, inclusive na presença de outras pessoas.
Nunca se dispõe a opinar e se opor a ela (e). Nunca diz não. O amor não pode te aprisionar, ele tem que fluir duma maneira carinhosa entre os cônjuges. Ambos tem que assumir o seu papel nesta relação, procurando dar o seu melhor para o outro.   
     . Conto de Fada: neste ítem, incluímos a figura feminina como o agente propulsor desta interpretação errada. E, como consequência, elas acabam imaginando ou esperando encontrar um “príncipe encantado”. E isto não é brincadeira, ainda existem mulheres que agem dessa maneira.   
    Elas fantasiam em encontrar um homem dócil, elegante, charmoso, obediente, bem financeiramente, pronto a satisfazer os seus desejos e vontades. É bem verdade que, ás vezes isso acontece, mas somente durante o período de namoro e noivado.
     Logo que se casam, os seus comportamentos mudam drasticamente; tanto de um como do outro. Por isso, opinião nossa, a importância do namoro, onde ambos poderão observar atentamente como se comportam em vários lugares e momentos que estarão juntos (bebedeira, ciúme, possessividade, arrogância, etc.).
   Quanto ao segundo termo – o perdão, não é muito diferente em relação ao amor. Confundimos e temos também dificuldades de coloca-lo em prática no dia a dia. Um de seus significados pode ser entendido como o de “absolver alguém de culpa ou de dívida”.
     Na área jurídica ou penal, usa-se como significado a remissão de pena, isto é, perdoar a pena daquele que cometeu uma infração ou delito. Temos muita facilidade em falar sobre o perdão, mas praticar o perdão, tem sido um grande problema nos relacionamentos humanos.
  Isto se deve por vários fatores, mas um deles é porque costumamos guardar ressentimentos e mágoas daqueles que nos ofendem. No geral, nós homens, temos muita dificuldade em perdoar. A pergunta a ser feita é: quem mais se beneficia com o ato de perdoar, o ofendido ou o ofensor? A resposta a esta pergunta é muito simples: – os dois são beneficiados! 
    Primeiro, o ofensor que toma consciência de que feriu outra pessoa, procurando-a para desculpar-se, tendo em sã consciência o seu erro, por isso vai em busca dela para pedir o seu perdão. Em sendo perdoado, tirará um grande peso de seus ombros (mente e coração).
  Segundo, o ofendido que concede o perdão, pois sabe que se retiver mágoas e ressentimentos em seu coração, isto poderá trazer sérias consequências para si, inclusive doenças psicossomáticas. Sabe também, que a falta da concessão do seu perdão, poderá prejudicar também o ofensor.
    Portanto, amigos e leitores, tanto um quanto o outro, deve refletir sobre seus atos e, se possível for, deve tentar reparar os erros cometidos. Não se esqueça que perdoar, trata-se de uma “tomada de decisão” e a escolha de perdoar, faz parte de um dos mandamentos do Mestre Jesus: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoarás a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14-15).
   Lembre-se: quando decidimos perdoar, não podemos ter as seguintes atitudes: a) Relembrar o erro cometido pela pessoa; b) Não mencionar uma ofensa que já havia sido perdoada e; c) Tratar cada nova ofensa como se nunca tivesse acontecido antes.
    Se temos consciência de que ofendemos alguém, a iniciativa de ir pedir perdão deve partir de nós. Entretanto, se nós somos a pessoa ofendida, também devemos iniciar o processo de perdão. É claro que, ás vezes,  ofendemos ou somos ofendido, sem ao menos percebermos. E isto pode acontecer naturalmente em nossos relacionamentos. Trata-se de uma exceção!
     Para concluirmos, o ato de perdoar libera o ofensor para que possa se arrepender. Dois personagens que tomaram a decisão de perdoar seus ofensores, foram: - Estevão: “(...): Senhor, não lhes impute este pecado. E, tendo dito isto,  adormeceu” (Atos 7:60); - e Jesus Cristo: “(...): Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartiram as suas vestes, e lançaram sortes” (Lucas 23:34).
  Penso, que não existe exemplo maior do que esses dois personagens. Por isso, passemos a refletir sobre os nossos atos e que venhamos a tomar a decisão de perdoar aqueles que nos ofenderam (ou nos ofendem). Esta atitude agrada muito a Deus.


EDUARDO VERONESE DA SILVA
Evangelista e Membro da As. de Deus Nova Vida – Vila Velha/ES
Professor de Educação Física
Bacharel em Direito
Pós-graduado em Direito Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário