Radio do Bloguer do capitão.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

PARTICULARIDADES DA BÍBLIA CRISTÃ

Introdução:

            Nesta aula, daremos continuidade ao tema da lição anterior – A Bíblia: o Livro de Deus. Vimos anteriormente, que os primeiros Escritos Sagrados eram feitos originalmente em forma de Rolo (grego Biblion) e que cada rolo (livro) era separado. Estudamos também, que os primeiros materiais usados para a escrita foram: os Papiros, principalmente extraídos duma planta aquática existente antigamente em grande quantidade às margens do rio Nilo e na Palestina. Depois os pergaminhos; nome originado da cidade de Pérgamo, haja vista que neste lugar, teve início a escrita em peles de animais. Em tábuas de pedras; “Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar” (Êxodo 24:12). Em Argilas (barro) ...
            A partir do ano de 1450, com a criação da máquina tipográfica de impressão (Prelo), ela foi impressa em formato de livro, como a temos nos dias atuais. No entanto, a primeira Bíblia impressa e traduzida para o nosso português, foi apresentada por João Ferreira de Almeida. Natural de Lisboa e converteu-se ao Evangelho (Cristianismo), na Igreja Holandesa Reformada, quando tinha 14 anos de idade. No ano de 1681, na Holanda, traduziu primeiro o Novo Testamento. A tradução da Bíblia de Almeida completa se deu no de 1753. E, sua primeira publicação no Brasil, ocorreu no ano de 1944, feita pela Imprensa Bíblica Brasileira.   

Textos Básicos:

1º - Deuteronômio 6:1-6. Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres; para que tema ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias. Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais. Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.  Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração.  

Versos 1-2: Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres; para que tema ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias.
Em síntese, pode-se dizer que estes dois versículos apresentavam para Israel (e hoje, para todo Cristão), que o fim (cumprimento) da Lei do Senhor, se daria pela nossa obediência, pois para Deus, “(...)? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar” (1 Samuel 15:22). Podendo ser acrescentado ainda, conforme registra os Livros de Salmos (ou Saltérios) e de Provérbios que:

Salmo 111:10. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.
(...)
Provérbios 1:7. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Versos 4-5. Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.  Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração.
O versículo 4, em sua parte “a”, é comumente chamado de “Shema ou Shama”, do idioma original hebraico com o significado de “Ouvir”. A esta expressão, segue-se um duplo preceito (regra de procedência, conduta) para Israel (também para nós): 1º - Amar a Deus de todo o coração, alma e forças e, 2º - Ensinar diligentemente a seus filhos sobre sua Fé (versos 7-9).

Mateus 22:37,39. E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração,, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.(...). E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

            Enquanto que em sua parte “b”, o profeta apregoa ou declara sobre a doutrina do Monoteísmo, afirmando a existência de um único Deus. E, ainda, que Ele é o “Todo-poderoso”, isto é, o Onipotente entre todos os seres e espíritos da terra.

Êxodo 15:11-13. Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas. Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou. Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste a habitação da tua santidade.

Verso 6: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração”. Tem pessoas que frequentam á Igreja (estou me referindo a crentes) a tantos anos e são assíduos aos Cultos, a Escola Bíblica Dominical e ao Culto de Doutrina, mas, infelizmente, somente ouvem a Palavra do Senhor. No entanto, elas não ficam gravadas em seus corações.
            Talvez, este seja um dos motivos que você não observa nenhuma mudança de vida (atitudes e comportamentos) nestas pessoas. Continuam da mesma forma de quando “vieram” para o Cristianismo, ou seja, ficaram estáticas e não evoluíram. Continuam praticando os mesmos erros e pecados do passado. Um dos grandes propósitos de Deus, ao inspirar estes homens para passar Sua Revelação para o papel, era de que a guardassem em seus corações e a retivessem em suas memórias.

Jeremias 31:33. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

            Para que este propósito de Deus se cumpra em nossas vidas, precisamos examinar as Escrituras diariamente. Temos que Ler a Bíblia para se tornar Sábio. Crer para ser Salvo e Praticar para ser Santo.

2º - Jeremias 36:1-6. Sucedeu pois no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que da parte do Senhor veio esta palavra a Jeremias, dizendo: Toma o rolo dum livro, e escreve nele todas as palavras que te hei falado contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até o dia de hoje. Ouvirão talvez os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, a fim de que eu perdoe a sua iniqüidade e o seu pecado. Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque, no rolo dum livro, enquanto Jeremias lhas ditava, todas as palavras que o Senhor lhe havia falado. E Jeremias deu ordem a Banique, dizendo: Eu estou impedido; não posso entrar na casa do Senhor. Entra pois tu e, pelo rolo que escreveste enquanto eu ditava, lê as palavras do Senhor aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia de jejum; e também as lerás aos ouvidos de todo o Judá que vem das suas cidades.    

Verso 1: Sucedeu pois no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que da parte do Senhor veio esta palavra a Jeremias, dizendo: Toma o rolo dum livro, e escreve nele todas as palavras que te hei falado contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até o dia de hoje.
            Esses versículos fazem alusão ao fato que ocorreu por volta do ano 605 antes de Cristo (a.C.), depois que o exército do rei Nabucodonosor, da cidade de Babilônia, derrotou o exercido do Faraó Neco, na cidade de Carquemis (situada próximo ao rio Eufrates, no norte da Síria). Nesta época, a Babilônia tornou-se a principal potência militar mundial.

Jeremias 46:1-5. A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, o profeta, acerca das nações. Acerca do Egito: a respeito do exército de Faraó-Neco, rei do Egito, que estava junto ao rio Eufrates em Carquêmis, ao qual Nabucodonozor, rei de Babilônia, derrotou no quarto ano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá. Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja. Aparelhai os cavalos, e montai, cavaleiros! Apresentai-vos com elmos; açacalai as lanças; vesti-vos de couraças. Por que razão os vejo espantados e voltando as costas? Os seus heróis estão abatidos, e vão fugindo, sem olharem para trás; terror há por todos os lados, diz o Senhor.  Não pode fugir o ligeiro, nem escapar o herói; para a banda do norte, junto ao rio Eufrates, tropeçaram e caíram.
             
Verso 2: Pela primeira vez  as profecias de Jeremias foram compiladas (reunidas) num rolo (livro). Inicialmente, as profecias eram escritas para serem lidas em voz alta diante do povo. O Livro de Ester (Hadassa, em hebraico), era lido na festa judaica do Purim, palavra derivada de “Pur” que significa Sortes. Esta festa era celebrada para comemorar a libertação dos judeus, contra a fúria de Hamã que preparou uma estratégia para aniquilar todos os judeus que viviam na cidade de Susã (na Pérsia) e demais províncias sob o domínio do rei Assuero (Ester 3:1-4; 7:1-7).
A vontade de Deus para a nação de Judá (e todo Israel), era que eles correspondessem à Palavra Escrita, vindo a renunciar seus maus caminhos, convertendo-se para que pudessem receber o perdão, pois se assim fizessem, evitariam o juízo divino por causa de sua iniquidade (Jeremias 36:5-7). Esta mesma vontade d’Ele nos alcança, por isso precisamos nos converter de nossos maus caminhos (pecados), arrepender-nos e confessá-los. Quem sabe, assim, evitaremos o Seu Juízo sobre nossas vidas.

2 Crônicas 7:14. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.  

1. Idiomas Originais da Bíblia (Rolos)

            O Antigo Testamento foi escrito originalmente no idioma Hebraico e Grego, com apenas alguns trechos no idioma Aramaico (Esdras 4:8—6:18; 7:12-26; Daniel 2:4—7:28; Jeremias 10:11). Este era o idioma que foi falado pelo povo judeu após o cativeiro Babilônico.

Esdras 4:7. E, nos dias de Artaxerxes, escreveu Bislão, Mitredate, Tabeel e os outros da sua companhia a Artaxerxes, rei da Pérsia; e a carta estava escrita em caracteres aramaicos e na língua siríaca.
           
            O arameu ocidental (o Sírio) falava o idioma ou a língua siríaca. O Versículo 11, do capítulo 36 do Livro do profeta Isaías, foi escrito na língua siríaca. Em alguns livros do Novo Testamento, encontramos várias palavras e expressões escritas no idioma aramaico. Uma das mais conhecidas se deu no momento da crucificação de Jesus, quando deu um grande brado, ao dizer: “Eli, Eli, lemá sabactani”, isto é, Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? (Mateus 27:46).
            O Novo Testamento foi escrito no idioma original grego, tendo, como já foi informado anteriormente,  algumas expressões ou frases escritas no idioma Aramaico.

2. Estrutura e Classificação da Bíblia

            Vale ressaltar, antes de apresentar como a Bíblia Cristã é apresentada atualmente para nosso tempo, em sua forma compilada (unida) e impressa com seus 66 (sessenta e seis) livros, como ela foi sendo usada na antiguidade até chegar aos dias de hoje.

Rolos, do original grego Biblion: cada livro era separado e apresentado em forma de “rolo”. E nas reuniões dos judeus, lia-se um livro para aquela ocasião.
. Papiro: esta á causa de conhecermos hoje como “papel”. Extraido de plantas aquáticas abundantes próximas do rio Nilo e, também na Palestina.
. Pergaminho: o nome tem origem na cidade de Pérgamo, onde foi feita as primeiras escritas em peles de animais.
. Pedras: o Decálogo, isto é, os Dez Mandamentos, foram escritos em duas tábuas de pedra.
. Argilas: um barro (terra) especial que possibilitava a escrita. Entre outros materiais.

2.1 – A composição do Antigo e do Novo Testamento

            Vale lembrar, que antes do surgimento da escrita, as instruções e ensinamentos eram passadas pelos pais aos filhos ou dos anciãos (chefes ou líderes) para seus liderados, tudo na forma oral, ou seja, através de palavras verbalizadas.

2.1.1 - O Antigo Testamento é composto de 39 Livros, assim Classificados:  

1º - A Lei (Torah). São os cinco primeiros livros do AT – O Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
2º - A História. São doze livros que narram as histórias do povo de Deus, são eles: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
3º - As Poesias. Compõem-se de cinco livros poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão (ou Cântico dos Cânticos).
4º - As Profecias. São ao todo dezessete livros. Entretanto, costuma-se subdividi-los em: Os Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel. E os Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

2.1.2 - O Novo Testamento é composto de 27 livros, assim apresentados:

1º - Biografia: Os Evangelhos. São os quatros primeiros livros do NT: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros (Mt, Mc e Lc), são conhecidos como “sinóticos”, haja vista que os três narram os mesmos fatos acerca da pessoa de Jesus Cristo.
2º - A História. Atos dos Apóstolos. Este livro apresenta a história da Igreja primitiva.
3º - As Epístolas. Compõem-se do total de 21 Cartas. Destas, 13 são de autoria do Apóstolo Paulo – chamadas de Cartas Paulinas.
4º - Profecia. Apocalipse. Conhecido como o livro da Revelação de Deus sobre o fim dos tempos.

3. Autoria e Período de Escrita da Bíblia.

            O grande e verdadeiro autor das Escrituras é Deus. No entanto, Ele usou aproximadamente 40 homens de níveis sociais diferentes e que exerciam atividades profissionais totalmente distintas, para receber a Revelação e passa-la para a forma impressa. Entre eles, destacam-se:

            . Moisés – Profeta, Príncipe e Legislador;
. Josué – Grande Comandante;
. Isaías – Profeta e Estadista (pessoa versada em questões politicas);
. Davi – Pastor e Rei;
. Pedro, Tiago e João – Pescadores;
. Zacarias – Sacerdote;
. Amós – um camponês.   

            Os autores levaram um período de aproximadamente 1.600 anos (16 séculos), para transcreverem toda a Revelação recebida do Senhor para a sua forma Escrita.
4. Locais e Circunstâncias da Escrita.

            Alguns desses livros foram escritos na cidade (Paulo), outros no campo (Amós), alguns no palácio (Davi), em ilhas (João), em prisões (Paulo), no deserto (Moisés), no meio da batalha (Josué), entre outros lugares e circunstâncias.

5. Harmonia dos Escritos da Bíblia.

            Vimos que os autores, lugares e circunstâncias são diversos e, em muitos casos, eles nem chegaram a se conhecer ou manter qualquer tipo de contato. Esses homens apenas registraram no papel a Revelação e Inspiração que receberam do Senhor Deus – o verdadeiro autor dos Livros. Por isso, neles (nos livros ou na Bíblia) não há contradição doutrinária, histórica ou cientifica. Do Livro de Gênesis ao Livro de Apocalipse, há uma só revelação, um só pensamento e um só propósito – a Redenção da Humanidade.

6. A Veracidade da Bíblia.

            Muitas são as provas acerca da veracidade da Palavra de Deus, mais podemos também acrescentar sobre a sua fidelidade, o cumprimento de inúmeras de suas profecias. No Antigo Testamento elas são apresentadas de duas formas: literais e simbólicas.
            Algumas já se cumpriram, como por exemplo, aquela predita acerca da vinda do Messias, registrada no Livro do profeta Isaías.

Isaías 7:14. Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal, eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e seu nome chamará Emanuel”. Esta se cumpriu totalmente, estando contida no Livro de Mateus 1:23. “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL (Emanuel, traduzido é: Deus conosco).

            Outras profecias se cumpriram no passado, seja de forma parcial ou total, enquanto outras estão se cumprindo e, ainda outras, se cumprirão no futuro. O cumprimento contínuo das profecias bíblicas é, de fato, uma das provas de sua origem divina. Sendo assim, o que Deus falou, isso se sucederá (Jeremias 1:12).

Conclusão:

A existência da Bíblia Sagrada é um verdadeiro milagre. Foi escrita por homens de níveis social e cultural diferentes e, também, o nível intelectual era diferenciado, sendo desconhecidos um do outro e viviam em lugares totalmente diferentes.
Mesmo assim, por um período de aproximadamente 16 séculos (1600 anos), eles compuseram os 66 Livros das Sagradas Escrituras, tendo total concordância entre eles. Isso só aconteceu, tendo em vista que seu verdadeiro autor é o nosso Deus, sendo o tema central de sua narrativa a pessoa de Seu Filho – Jesus Cristo. Este personagem é citado desde o Livro de Gênesis ao Livro de Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário