Radio do Bloguer do capitão.

quarta-feira, 6 de março de 2019

NOSSAS ATITUDES PODEM TRAZER SOFRIMENTOS


Introdução
           
Muitas pessoas acabam  tomando algumas atitudes e decisões, mas não chegam a pensar em suas consequências, que podem trazer problemas a si mesmo e a outras pessoas. Algumas dessas atitudes, por mais simples que possam parecer, podem trazer muito choro, angústias e graves comprometimentos.

Salmo 30:5. Porque a sua ira dura só um momento, no seu favor está á vida, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Neste Salmo, cuja autoria é atribuída a Davi, saltam aos nossos olhos duas verdades Bíblicas: a primeira, de que a nossa caminhada com Cristo, não seria um mar de rosas. Jesus Cristo nunca disse que abandonar a sua velha vida e segui-lo seria fácil. Pelo contrário, disse que seria muito difícil: “Não cuideis que eu  vim trazer paz á terra; não vim trazer paz, mas espada” (Mateus 10:34).  A segunda, ele nos assegura que por maiores e difíceis que sejam as dificuldades, a alegria virá pela manhã. Noutras palavras, o socorro da parte do Senhor virá a nosso favor.

1 Coríntios 10:13. Não veio sobre vós tentação, se não humanas, mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

            Se procurarmos obedecer aos mandamentos do Senhor, Ele sempre estará conosco, mesmo que estejamos passando por momentos de grandes dificuldades. Podemos estar sofrendo, em consequência de algumas decisões que tomamos e não pensamos em seus desdobramentos.

Desenvolvimento

            Gostaríamos de apresentar alguns personagens Bíblicos, que tomaram algumas atitudes que lhes sobrevieram grandes consequências, inclusive afetando outras pessoas que não tiveram participação direta em sua ação.  

Adão e Eva: ela, após ser enganada pela serpente, tomou uma atitude que desagradou a Deus, inclusive, fez com que o seu companheiro, Adão, também a fizesse.
Gênesis 3:1-4. Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse a mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher á serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está n meio do jardim, disse Deus: Não comerás dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse á mulher: Certamente não morrereis.  
           
            Depois de terem desobedecido a ordem dada por Deus, eles receberam a Sua reprimenda, começando pela serpente, mentora de toda a má atitude cometida por esse casal.

Serpente: a partir daquele momento, ela passaria a arrastar o seu ventre na terra, comendo de seu pó por todos os dias (cf. Gênesis 3:14-15).
(...)
Eva: seria multiplicado muito a sua dor e a sua conceição, com dor teria filhos e o teu desejo seria para o teu marido, sendo dominada por ele (cf. Gênesis 3:16).
(...)
Adão: por causa desta atitude, a terra foi amaldiçoada e com dor comeria dela todos os dias, entre outras coisas (cf. Gênesis 3:17-19).
           
Além disso, eles foram expulsos do Jardim e trouxeram para toda a humanidade uma herança pecaminosa, ou seja, ao nascermos, herdamos uma natureza pecaminosa. E, também, houve a introdução da morte na terra (física e espiritual).

Rei Dario e Daniel: alguns dos assessores do rei, sabendo que não podiam pegar Daniel em alguma coisa errada, induziram o monarca a assinar um Edito Real, proibindo toda e qualquer adoração a outro deus: “Então, estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus” (Daniel 6:5).
Daniel tinha por costume, orar três vezes ao dia voltado para a cidade de Jerusalém (cf. Daniel 6:10). Mesmo sabendo da Lei que fora sancionada, ele continuou com a mesma prática, sendo pego em flagrante por esses assessores.
Pela atitude tomada, primeiramente por esses homens invejosos e, depois, pelo rei Dario, ele foi jogado na cova dos leões. O rei, mesmo gostando muito de Daniel e não querendo, foi obrigado a cumprir a Lei que havia acabado de sancionar.

Daniel 6:15-16. Então, aqueles homens foram juntos ao rei e disseram ao rei: Sabe, ó rei, que é uma lei dos medos e dos persas, que nenhum edito ou ordenança que o rei determine, se pode mudar. Então, ordenou o rei que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.

Daniel, em momento algum reivindicou ou quis mudar acerca do que havia acontecido. Ele sabia que não tinha feito nada que desagradasse á Deus e, muito menos, aos homens daquela cidade. Noutras palavras, ele foi confiante para a cova dos leões, pois sabia no poder do Deus em quem confiava.
Em situação totalmente oposta, o rei Dario teve uma noite terrível de insônia e perturbação mental, angustiado pela atitude que havia tomado, vindo a comprometer um de seus melhores assessores: “Então, o rei dirigiu-se para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer um sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono” (Daniel 6:18).
No outro dia pela manhã, bem cedo, o rei correu até a cova dos leões e bradou bem alto: “(...): Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?” Uma voz veio de dentro da cova: “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano” (Daniel 6:20-21).  Quanto aos acusadores de Daniel, eles e toda a sua família foram jogados na cova dos leões, e antes mesmos de chegarem ao fundo da cova, foram esmigalhados pelos leões (cf. Daniel 6:24).

           Rei Davi: aquele que era um simples pastor das ovelhas de seu pai – Jessé, passou a ser um soldado vitorioso. Depois de vencer o gigante Golias e sair vitorioso em várias batalhas, tornou-se rei, primeiro em Hebrom (Judá - 7 anos) e depois em todo o Israel (e Jerusalém - 33 anos).
Numa bela tarde, enquanto seus soldados estavam no campo de batalha, ele, no terraço de sua casa real, avistou uma bela mulher a banhar-se. Perguntou a um de seus servos de quem se tratava e, mesmo sabendo que era a esposa de um de seus capitães – Urias, mandou traze-la ao palácio e teve relações sexuais com ela (cf. 2 Samuel 11:2).
Depois de cometer o adultério, vindo a engravidar Bate-Seba, o rei Davi tentou com que Urias fosse deitar com sua mulher, para ocultar a sua atitude ilícita. Não obitendo exito em sua má intenção, mandou uma carta para o capitão Joabe, pelas próprias mãos de Urias, ordenando que o colocasse na frente da pior batalha para que fosse morto. O que realmente aconteceu (cf. 2 Samuel 11:14-17). 
Dessas atitudes nefastas praticadas por Davi, lhe sobrevieram várias consequências ruins, principalmente sobre a sua família. Vejamos algumas delas:

        . Bate-Seba: a criança gerada em seu ventre morre (2 Sm 12:14-18);
        . Amnom: seu filho estuprou a sua própria irmã – tamar (2 Sm 13:1,11-15);
        . Absalão: seu outro filho, mandou matar seu irmão Amnom por causa do estupro (2  Sm 13:28-29);
        . Joabe: capitão do exército de Davi, mata o seu filho Absalão (2 Sm 18:9-17);
        . Adonias: outro filho de Davi, foi morto a mando de seu irmão – Salomão (1 Rs 2:24-25).
    Pelos exemplos apresentados acima, podemos concluir que: se houver o arrependimento sincero e verdadeiro pelo cometimento de nossas atitudes erradas (pecados), Deus sempre poderá nos perdoar. No entanto, este ato da parte de Deus, não quer dizer que as consequências não irão vir.
            No caso de Adão e Eva, em seus lugares, Deus colocou querubins ao oriente para guardar o caminho da árvore da vida. E, também enviou o seu próprio Filho – Jesus Cristo, para promover a reconciliação da humanidade pecadora com o Deus Criador.
            Deus usou três reis impios – Ciro, Dario e Artarxerxes, para promover a restauração dos muros e a cidade de Jerusalém, além da restauração do culto de adoração a Jeová.
            Quanto a Davi, quando confrontado pelo profeta Natã, reconheceu o seu grave erro, arrependeu-se sinceramente e voltou-se para Deus. Deste episódio, ele compôs o Salmo 51, declarando o seu total arrependimento pelo cometimento do pecado. Além de ter sido perdoado, tornou-se no homem “segundo o coração de Deus” (cf. Atos 13:22).
 
Conclusão

     Amados irmãos, de forma natural, os nossos dias serão trabalhosos enquanto estivermos vivendo aqui na terra. E, dependendo de nossas atitudes e decisões, podemos torná-los piores ou até suavizá-los. Precisamos estar vigilantes o tempo todo, não tomando decisões em momentos de raiva ou de estarmos ressentidos com alguém.
            Necessitamos perseverar e permanecermos Firmes e Constantes no Senhor. Que o choro até venha sobre nós, mas que o façamos aos pés do Senhor. Se tivermos tomado alguma atitude que não veio a agradar a Deus, que possamos nos arrepender com sinceridade de coração. E, assim, Ele possa nos socorrer, para que a alegria do Senhor chegue pela manhã. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário