Radio do Bloguer do capitão.

sábado, 4 de abril de 2020

O MENSAGEIRO E O JOVEM SÁBIO

                                             CHAMON, Sandro. O Mensageiro e o Jovem                           Sábio. Vitória: O Autor, 2006.

            Dizem que um dos melhores presentes que se pode dar ou ganhar de alguém é um Livro. Ganhei este de minha irmã, Ângela. Ando sempre com um ou dois livros dentro do meu carro. Sempre que tenho a oportunidade, leio algumas páginas; ora de um, ora de outro. Como disse certa vez, o pastor e escritor Hernani Dia Lopes, estando também registrado na Palavra de Deus, “É preciso remir o tempo”:

Efésios 5:15-18. Portanto, vede prudentemente como andais (ou com quem andas), não como néscios (ignorantes ou estúpidos), mas como sábios. Remindo (resgatando) o tempo; porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos (loucos ou imprudentes), mas entendei qual seja a vontade do Senhor (acréscimo nosso).

         Comecei logo a ler, gostando muito da forma em que o autor apresentou em sua abordagem, havendo sempre um diálogo entre dois personagens: o Mensageiro e o Jovem Sábio. Nesses encontros, surgiram perguntas acerca de diversas coisas e palavras, sendo apresentadas respostas e definições pelo outro personagem. Gostei muito desta literatura e resolvi transcrever algumas dessas significações dadas pelo autor e, ao mesmo tempo, seus conceitos anotados em nossos dicionários da língua portuguesa. Além disso, aproveitei para inserir alguns textos Bíblicos, quando o tema era bastante pertinente para fazê-lo.
Antes, gostaria de acentuar algumas afirmativas e/ou interpretações assinaladas pelo autor, que me chamaram a atenção. Tenho a a esperança de que também irá despertar a sua curiosidade. O autor destaca a diferença entre a gota d’água (indo par o oceano) com o ser humano: “Em uma gota d’água existe a essência do oceano. A diferença da gota d’água para o homem, é que ele é a essência do infinito”.
E que mistério envolve o homem desde o seu nascimento? - A vida humana é feita de momentos e em todos eles existem uma beleza eterna? Não se esqueça de que a justiça dos homens não irá chegar para todos (acréscimo nosso). Sabemos que há muita decepção com pessoas que são eleitas pelo voto popular, para representar e servir a população. No entanto, em sua grande maioria, servem-se do povo, para conseguir projeção social e financeira, visando melhorais para si mesmo.
Um dos maiores desejos do homem é ser feliz. Nenhuma pessoa ou população é melhor do que a outra. Fomos criados por um mesmo Criador. As escolhas que fazemos a cada momento, serão fundamentais para conseguirmos alcançar a felicidade. Na vida, cada um tem a liberdade de fazer a escolha que quiser. E o seu futuro ficará na dependerá desta escolha.
Lembre-se de que o ser humano é instável e muito frágil. O importante é não esmorecer, sempre seguindo em frente. Seja sempre VOCÊ. Não dê atenção ou se importe com o que dizem de você. Sua autenticidade o fará seguir o caminho certo. Cada homem tem a sua própria verdade, e aqueles que são considerados por sábios, confessam nada saber.
Esta fala apresentada pelo autor, faz-nos voltar a séculos passados, nos lembrando do filósofo grego de nome Sócrates: “Só sei que nada sei”. Com ela, ele queria mostrar o reconhecimento de sua própria ignorância (acréscimo nosso). A vida humana passa a ter mais sentido, quando o homem vê e aceita o mundo na tentativa de se harmonizar com ele, e tentar muda-lo para melhor. Siga sempre em frente, buscando alcançar seus objetivos. Não inveje ninguém. Procure ser bom e fazer o bem para todos. Evite ficar julgando as pessoas. Não espere elogios ou recompensas pelo que vier a fazer. Sinta-se agradecido e recompensado pelo que existe em você, pelo seu EU.
Não se esqueça que Saúde e Doenças são situações comuns e naturais da vida humana. Em muitos casos, uma ou outra irá depender de você, de seus hábitos diários, do que se alimenta, do que ingere, do que pensa e fala. Em suma, de suas ações cotidianas. Se tiver paz de espírito, tudo ficará bem e em harmonia. Lembre-se de que o nosso corpo precisa de exercícios físicos, mas a nossa mente precisa de harmonia e quietude (sossego, silêncio). Somos nós os que criamos nossas emoções e sentimentos. E assim, também somos os responsáveis por eles.
A vida humana é que dá sentido a existência deste Planeta. O homem é o centro da terra, enquanto Deus o Centro de todo o Universo. Um homem de fé põe sua segurança no que ele não vê, mas sente no coração: “(...), a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (cf. Hebreus 11:1). Um homem de fé se sente responsável pelos outros.
Como dissemos antes, muitos homens públicos (autoridades, políticos, empresários etc.) se enriquecem com o dinheiro do povo e não são punidos. Enquanto aqueles que tem o poder de julgá-los nos tribunais, acabam se vendendo e decidem pela inversão do direito e da justiça.
Não os vemos com atitudes diferentes daquele que por trinta moedas de prata, traiu e vendeu o Maior de todos os humanos (cf. Mateus 26:14-16). O Mensageiro perguntou ao Jovem Sábio: - Quem sou eu? E ele respondeu: - Você é único e não há outro no universo igual a você. Sabemos que isso é verdade. Muitas vezes, o que pode acontecer é você (nós) ter um sósia, ou seja, alguém muito parecido com você (acréscimo nosso). Seguindo-se o diálogo, ele acrescenta que (...), e o mais belo lugar que você pode encontrar, está dentro de você.
Olha que interessante o prosseguimento desta resposta: - Viaje no mundo interior do seu Eu. O de fora você vê com seus próprios olhos; mas o de dentro, você o vê com o seu coração (emoções e sentimentos). Ele ainda diz: - Conheça-se, você é único. A sua digital é somente sua e de mais ninguém.
O Mensageiro começa a questionar o Jovem Sábio, enchendo-o com várias perguntas. Portanto, vamos conhecer algumas delas, com os significados dados pelo autor e, simultaneamente, o encontrado em nossos dicionários. E, ainda, quando for oportuno, iremos colocar em relevo alguns Textos Bíblicos:

         1. O que é servir? – É estar disponível, doar-se. Ser para o outro, não importando quem seja. Podendo fazê-lo por meio dum gesto, uma palavra, um pensamento ou atos de serviço. Este ato liga o homem ao seu Criador, fazendo ser um com Ele: “Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus. Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxuga-los com a tolha com que estava cingido. (...). Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros” (cf. João 13:1-15).
         O seu servir, caro mensageiro, não terá valor algum, caso espere ser recompensado. Se esperar, irá se tornar prisioneiro desse desejo. A vida o recompensará. Não há nada que saia de você, seja material ou imaterial, que não lhe retorne numa escala maior. Tudo que deseja para você, dê antes aos outros.
Provérbios 11:24. Aquele que distribui (dá com generosidade), mais lhe será acrescentado, mas o avarento (mesquinho) perde tudo.
(...)
Mateus 7:12. Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. 

Dicionário: Exercer as funções de criado. Pôr sobre a mesa a refeição. Ser útil ou prestar serviços de qualquer natureza. O maior exemplo de servidão, foi dado por nosso Mestre e Senhor, Jesus Cristo: “E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso serviçal. Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir; e para dar a sua vida em resgate de muitos” (cf. Mateus 20:27-28).

2. O que é segurança? – Você nunca estará seguro se a segurança não existir dentro de você. Enquanto estiver depositando sua segurança em suas posses, em pessoas ou coisas, viverá inseguro. A procura por segurança está em sua mente, em seus desejos e temores. Se você passar a se conhecer melhor, tornando-se senhor de si, aí sim; isto é segurança. Muitas pessoas tem a ideia e o pensamento, de que o dinheiro lhe dará toda segurança necessária.
Muitas delas, acabam perdendo a sua saúde, na tentativa de ajuntar o máximo possível de dinheiro (riqueza). Depois, elas precisam gastar todo o dinheiro adquirido, para tentar recuperar a sua saúde.
Provérbios 11:28. Quem confia em seu dinheiro cairá, mas o justo florescerá como a verde folhagem.
(...)
Filipenses 4:11-13. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Dicionário: Condição do que está seguro. Certeza de que se está em segurança. Ter pessoas com a responsabilidade de te proteger. Devemos nos lembrar de que a vida é cheia de incertezas. Por isso, precisamos viver bem o presente e o agora, como se fosse nosso último dia ou momentos. Lembre-se de que as pessoas que possuem muito dinheiro, contratam pessoas para fazerem sua segurança, pois vivem com muito medo e inseguros.

3. O que é a verdade? – Ela é o fundamento do caminho e da vida e se manifesta nos que estão vivos. Ela não envelhece. Está em cada ser humano, só os que a recebem como uma criança conseguem percebê-la. Ela se faz presente na mente e no coração silenciosos: “Os discípulos perguntaram a Jesus: Quem é maior no Reino dos Céus? E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles E disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum =entrareis no reino dos céus” (cf. Mateus 18:1-2).
Naqueles que tem ouvidos para ouvir e coração sensível para senti-la. Todo o conhecimento humano é inútil para compreendê-la ou explica-la. Ela é um tesouro de valor inigualável e entre todos o mais simples. A verdade tem a capacidade de nos libertar (acréscimo nosso).

João 8:31-32. Jesus dizia aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

         Dicionário: Realidade; exatidão e sinceridade. Representação fiel de alguma coisa existente na natureza. Para todos os cristãos, a única verdade existente, seja na terra ou no céu, se chama pelo nome de Jesus Cristo e a sua Palavra.

         4. o que é trabalho? – Ele é a continuidade de você. Ele toma o caráter divino, quando é executado sem que se perceba que está trabalhando. O autor faz uma comparação interessante que vale a pena destacar: a água que cai ou é derramada em solo seco, não percebe o trabalho que faz, ao umedecer a semente e possibilitar que ela germine. Ela é essencial á vida que está na semente, mas sem se dar conta disso. Ela é o instrumento que leva vida á vida que está na semente. Assim, também, alegre-se por ser instrumento necessário ao trabalho honesto, sem pensar que o tenha realizado. Mensageiro, trabalhe, mas não se prenda ao que dele vier. Tenha na mente a Regra de Ouro (Lei Áurea): Sua mesa será farta e realizará tudo o que desejar.

1 Timóteo 5:17-18. Os presbíteros (anciãos) que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca do boi que debulha (separação dos grãos de cereais). E, digno é o obreiro do seu salário.

Dicionário: Aplicação da atividade física ou intelectual. Tarefa ou serviço em que demanda muito esforço (físico e/ou mental). Independente de qual seja o oficio do indivíduo, o que mais importa é que ele deva ser honesto, isto é, seja executado de forma lícita.
Neste ponto, gostaria de abrir um parêntese (acréscimo nosso). Muitos “obreiros” se apegam a esta passagem Bíblica, para usurpar da Igreja (seus membros: ofertas e dízimos) e obter altos salários (+/– 70% da entrada é o seu ganho mensal). Com isso, passam a ter uma vida de luxo e grande ostentação (carros caros, moradias suntuosas e muitas viagens), enquanto muitos de seus féis passam por grandes necessidades. Penso que podem ser lobos com roupagem de ovelhas: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (cf. Mateus 7:15-20).

5. O que é liberdade? – Nossa liberdade pode estar diretamente ligada a questão do medo (acréscimo nosso).  Você será livre quando perder os seus medos. Quando você se esvaziar de si mesmo, verá todas as coisas como elas verdadeiramente são. Lembre-se que as invenções feitas pelo homem, podem lhe trazer certo conforto, mas não á liberdade. Por isso é necessário fazer uma viagem em nosso interior, pois ela será libertadora. Você será então um novo homem, uma nova criatura.

2 Coríntios 5:17. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; e eis que tudo se fez novo.   

         Dicionário: Condição de uma pessoa poder dispor de si mesmo. A faculdade de poder fazer ou deixar de fazer qualquer coisa: “Todas as coisas me são lícitas (tenho liberdade de escolha), mas nem todas as coisas convém (tenho o discernimento). Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por elas” (cf. 1 Coríntios 6:12).
Praticar tudo aquilo que não é proibido por lei. Muitas pessoas confundem o real significado desta palavra. O nosso Deus e Senhor, concedeu-nos o livre-arbítrio, isto é, podermos fazer as nossas próprias escolhas. Isto é liberdade. No entanto, cada uma de nossas escolhas, produzirá consequências, sejam boas ou ruins. Por isso, temos que assumir a responsabilidade por cada uma das escolhas feitas.

         6. O que é entusiasmo? – é a semente do Sagrado no campo fértil do seu coração. Ela tem que germinar para dar frutos. O entusiasmo está na fala dos que têm fé verdadeira, pois as suas palavras traduzem o que tem no coração e na alma. A semente que é plantada na terra, precisa primeiro morrer para germinar e dar frutos. Enquanto que a semente do entusiasmo morre para o mundo, para ter vida.

Mateus 12:34. Raça de víboras! Como poderiam homens maus como vocês dizerem o que é bom e correto? Pois a boca fala do que o coração está cheio. 

Dicionário: descreve que o entusiasmo é sinônimo de animação, excitação ou muita alegria. O Jovem Sábio alerta o Mensageiro, para ter cuidado com o mundo, pois ele acaba sufocando a semente do entusiasmo, com seus espinhos, suas aves de rapina ou seu terreno pedregoso: “Um lavrador saiu a semear, (...). Outras sementes caíram em terreno pedregoso e, não havendo muita terra, germinaram rapidamente, mas as plantas logo murcharam sob o calor do sol e secaram, pois não tinham raízes profundas” (cf. Mateus 13:1-8).

7. O que é alegria? – é a manifestação de um coração em festa. Ela depende exclusivamente de você para acontecer, porque a vida é uma explosão de alegria. Nela, é muito comum e natural, ocorrer momentos de tristeza, mas a alegria deve ser o ponto alto da sua existência. Ela é a joia rara que o homem pode encontrar e quando a encontra, a irradia para o mundo.

Salmo 28:7. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de alegria (ou prazer), e com o meu canto o louvarei.
(...)
João 15:11. Tenho-vos dito isto, para que a minha alegria (gozo) permaneça em vós e a vossa alegria seja completa.

Dicionário: Contentamento, gozo, júbilo ou divertimento. Procure fazer com que haja alegria em tudo que vier a fazer, inclusive leve-a com você. Lembre-se de que a simplicidade é um de seus atributos. Ser alegre é ser instrumento para a criação de algo novo e belo a cada momento.

8. o que é ignorância? – é não se conhecer e, por isso, o homem busca realizar-se com o que existe fora dele. Ela é filha do que é pequeno no homem, o seu ego (Eu), que o tem sob seu comando e o faz seguir os seus desejos. E é este lado sombrio do homem (desconhecido), que impede o brilho de sua luz.

Atos 17:30-31. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam. Porquanto tem determinado um dia em que com justiça, há de julgar o mundo, por meio do varão (Seu Filho, Jesus) que destinou.

Dicionário: falta de estudo e de conhecimento sobre algo ou alguma coisa; estúpido. No vazio de você, a ignorância não faz morada. Enquanto você não se conhece, vive numa total ignorância.

9. o que é coragem? – é você vencer a distância que existe entre você e você mesmo. É um caminho que deve ser trilhado por você, para buscar descobrir quem você realmente é. É enfrentar-se a si mesmo e descobrir a vida que existe em você. Coragem é renascer a cada momento, construindo um mundo novo com todos os seus semelhantes, sem se imaginar melhor ou pior que alguns deles.

Atos 23:11. E na noite seguinte, apresentando-se lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo (coragem); porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma (Paulo é retirado da prisão, para ser apresentado diante do Sinédrio ou Conselho de Anciãos).

Dicionário: audácia, ânimo ou energia diante do perigo, firmeza e ousadia. Coragem é saber que o mundo pode mudar; mas se em primeiro lugar, você mudar o mundo que é você mesmo. E saber que essa mudança depende das escolhas que faz a cada instante de sua vida.

10. o que é liderança? – o verdadeiro líder é aquele que lhe dá liberdade para encontrar o seu próprio caminho. Por isso, é muito importante saber escolher bem, pois dependendo da escolha, ele pode leva-lo a se perder. Muitas pessoas querem se apresentar como sendo um líder, mas acabam iludindo pessoas ingênuas e imaturas, que acabam acreditando em suas conversas.

Êxodo 3:7,10. Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores (tipo capataz), porque conheço os seus sofrimentos. (...). Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israel (os Hebreus).
(...)
Provérbios 16:24. As palavras agradáveis são como um favo de mel (suavidade, eloquência), são doces para a alma, e revigoram a saúde e a alegria de viver (ver Apocalipse 10:8-10).

Dicionário: forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita por aqueles que estão sendo dirigidos. Toda cautela é importante na hora da escolha, pois muitos pensam em seus próprios interesses. Não se esqueça, ninguém pode percorrer o seu caminho por você (ou sonhar os sonhos que são seus).

11. o que é a vida e a morte? – a vida será tudo o que era e sempre foi desde o princípio. Tudo que é visível e palpável é transitório e passageiro, e morre. A vida existente em você, é a mesma que existia desde o início do universo. Ela brota de si mesmo. Você já a tinha plenamente ao ser concebido no seio de sua mãe. Ao crescermos, nos afastamos da vida, passando a conhecer a morte.

Deuteronômio 30:15-16. Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade perene, ou a morte, destruição e infelicidade! Portanto, hoje te ordeno que ames a Yahweh, o SENHOR teu Deus, andando em seus santos caminhos e guardando todos os seus mandamentos, decretos e ordenanças; assim tereis vida plena e muito crescerás em número, e o Eterno, teu Deus, te abençoará na terra em que estás entrando a fim de tomares posse dela.

Costumo dizer, que no momento de nosso nascimento, já se inicia a contagem de tempo para o decorrer do dia de nossa morte (acréscimo nosso). O homem precisa ser soberano de si, e não escravo do que está fora dele. A morte pode ser definida como sendo o fim de nossa existência na terra.
Dicionário: a vida é o estado de atividade funcional, peculiar aos animais (racionais e irracionais) e os vegetais. O tempo decorrido entre o nascimento e a morte: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (cf. João 14:6).  A morte é o fim da vida. O homem tem a liberdade para criar ou escolher o seu destino, o reino que está nele ou a morte.
 
12. o que é riqueza? – ela está no coração do homem e ninguém a toma. Quando a pessoa a encontra, tem alegria ao distribui-la a todos. E para encontrá-la, é necessário se conhecer. Nenhuma riqueza material se compara com a que existe em você e em cada ser humano. Dentro de nós, está a nascente inesgotável da riqueza.

Mateus 6:19-21. Não ajunteis tesouros na terra (riquezas), onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Dicionário: Abundância de bens e posses materiais. Qualidade do que é rico. A maior riqueza é a eterna. E ela se traduz em alegria, paz, felicidade, harmonia, simplicidade. E tudo isso, faz com que se irradie para toda a humanidade.

13. o que é compaixão? – é a porta que se abre de dentro do coração do homem, fazendo com que se entregue de um modo incondicional. É se impregnar do sentimento de solidariedade a todos os seres humanos, principalmente dos que sofrem de necessidade ou precisam de ajuda. É sentir com o outro o seu sentir, vendo-o como o seu próximo.

Mateus 22:36-39. Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: “‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele é: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.

Não podemos esquecer de que o próximo, conforme descrito no texto, não está se referindo as pessoas próximas e conhecidas ou de nossa convivência diária. É qualquer ser humano, seja ele quem for despindo-se de qualquer diferença para com ela e lhe ter misericórdia.
Dicionário: ter piedade de outra pessoa. Sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de suavizá-la. Participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor (Google). Lembre-se de que pequenos gestos de solidariedade, pode atingir e fazer evoluir grande parte da sociedade. Noutras palavras, pode ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas (acréscimo nosso).

14. Por que o homem gosta tanto de viajar? – Devido a busca por novidades, por lugares e pessoas diferentes. Esta tem sido uma das maiores buscas do ser humano. Os pássaros sabem para onde vão, pois estão em verdadeira harmonia com a natureza, mas os homens nem sempre. Poucos homens se harmonizam com a natureza, com eles mesmos e, muitas vezes, com a sua própria vida.
Lembre-se de que toda viagem que o homem faz, objetiva ir em busca de si mesmo. Ele quer saciar a sede, a fome de beleza e infinito que sente em si. Aonde ele chega, se alegra e se extasia. O homem está, onde está o seu coração: “Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali também estará o vosso coração” (Mateus 6:21).

15. o que é o medo? – existem muitos tipos de medos na vida dos homens. É interessante que os animais vivem por inteiro, mas os homens não. Eles dão lições aos homens sobre o medo. Quando é necessário, eles fogem do perigo, mas passado o perigo, relaxam e voltam á sua naturalidade. Se o animal for um predador e a sua caça consegue escapar, ele se frustra; mas no momento seguinte, ele já está pronto para tentar novamente. Este fracasso não lhe pune e nem o faz desistir de seu objetivo.

Mateus 14:22,24-26. E logo ordenou Jesus que seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para outra banda, enquanto despedia a multidão (...). E o barco já estava no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. Mas, a quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar. E os discípulos vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo (coragem), sou eu, não temais.  

O homem é bem diferente. Quando se frustra, vive se punindo por isso. E assim, ele costuma criar os seus medos. Com isso, acaba sofrendo com eles. E o medo causa doenças. O medo mata. Não podemos esquecer que existe o medo natural e o psicológico. Se você estiver diante de um perigo, fuja ou tente se desviar dele (medo natural). O outro medo é criado em nossa mente, trazendo resultados ou consequências ruins e negativas. Neste segundo, muitas vezes será necessário a intervenção dum especialista para se tentar diminuir os possíveis traumas e, consequentemente, os sofrimentos (acréscimo nosso). O conhecimento de si mesmo, afugenta este medo (descobrir a sua origem).

16. o que é justiça? – ela é a parceira íntima da Verdade e do Amor. Mas não estou me referindo a justiça dos homens, aquela exercida nos tribunais da terra. Falo da justiça perfeita, aquela que está no coração dos justos. A justiça que se assemelha ao sol e a chuva, que agasalha todos os seres com o seu manto. Esta justiça, mensageiro, há dois milênios se deixou conhecer e se fez HOMEM.

Mateus 1:18-23. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL (EMANUEL traduzido é: Deus conosco).

Desde então, a sua semente foi plantada no seu coração e no coração de todos os seres humanos. Depende de você fazê-la germinar e dar frutos. Jesus Cristo é o sol da justiça: “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus “. (cf. Romanos 10:3). E mais que isso: verá que a justiça é também sinônimo de beleza e vida que se expande a todos os seres. Viva dessa justiça e viverá em estado de graça.

17. o que você me diz do alimento? – é algo indispensável ao corpo humano. Esse o mundo dá ao homem em retribuição ao serviço que ele presta á humanidade. E esse alimento ele deve conseguir com o suor do seu rosto.

Gênesis 3:17-19. E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirão; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.

O alimento que é do corpo, o homem o põe no corpo. Entretanto, existe o alimento que alimenta o seu espírito e a sua alma. Seu corpo físico vive ocupado buscando alimentos que satisfaçam seus sentidos (desejos e vontades). E nesta busca, ele acaba por acumular bens, mas distancia-se de si mesmo e de Deus. Pode ganhar o mundo inteiro e ser o mais poderoso e rico da terra, mas não passa de um pobre de si mesmo.

Lucas 12:16-21. E propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.

         Portanto, por mais que o homem venha a alimentar o seu corpo, mas fome terá do alimento espiritual, ou seja, do que adianta alimentar-se das riquezas materiais do mundo, que são transitórias e passageiras, mas perder a sua alma. Necessitamos do alimento diário para o sustento de nosso corpo, mas não podemos esquecer de buscar o alimento espiritual – a Palavra de Deus. Ela alimenta nossa alma e espírito.

         18. o que é bondade? – ela é divina e irmã da misericórdia. Ela é a fonte onde nasce o amor. Sua beleza e perfeição são incomparáveis. A bondade dá tudo de si para que o homem a descubra em si e seja pleno. Aquele que é verdadeiramente bom, não sabe que tem esse dom. A bondade é sua essência. Ela está em todo homem, mas depende de cada um fazê-la presente no mundo. A bondade é a fonte onde nasce o amor. Ela dá tudo de si para que o homem a descubra em si e seja pleno.

Salmo 17:7. Mostra as maravilhas da tua bondade (ou beneficências), ó Salvador dos que à tua destra se refugiam daqueles que se levantam contra eles. (...). 27:13-14. Creio que hei de ver a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. 

Dicionário: Qualidade do que é bom. Boa índole (bom caráter e personalidade). A bondade, diz o Jovem Sábio, dá uma força invencível, por isso ela não se desvia do caminho pelo dinheiro ou pelo poder. A vida de quem é bondoso é caracterizada pela partilha. Ele está a serviço da vida de todos, porque não é ele que age, mas é a vida agindo nele. Ele se torna na própria bondade.

19. Me fale sobre o amor e o ódio? – De uma forma muito simples, o amor é vida, enquanto que o ódio é morte. O homem nasce do amor, portanto, assim que nasce, ele é amor. Quando ele se desvia do amor, cria o ódio e, com ele, a morte. Lembre-se de que o amor não é escolha do homem, pois nasce com ele. Enquanto que o ódio não, ele é escolha do homem e depende dele para existir.

Provérbios 10:11-12. A boca do justo (e amoroso) é manancial de vida, porém a boca dos ímpios (e iracundo) esconde a violência. O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões.
(...)
Mateus 5:21-22. Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: Não matarás. Quem matar será julgado. Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva (ódio ou ira) do seu irmão será julgado. Quem disser a seu irmão “você não vale nada” será julgado pelo Tribunal.  E quem chamar seu irmão de idiota (Raca = tolo, estúpido) estará em perigo de ir para o fogo do inferno.

Dicionário: o amor é sinônimo de afeição profunda por alguém ou por alguma coisa. O ódio configura-se numa aversão a uma pessoa ou a alguma coisa, podendo gerar inimizades e intrigas. Vivendo no amor, o homem tem liberdade para dar continuidade a este amor, tornando-se em luz. Aquele que escolhe viver no ódio, se isola e se divide, tornando-se em trevas. O amor nada quer para si, pois ele é a lei e nele mora a verdade: “Pois toda a Lei se resume num só mandamento, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (cf. Gálatas 5:14).  

20. o que entende por ser amigo ou inimigo? – a semente da amizade está no coração do ser humano. E cabe a pessoa fazê-la germinar e dar frutos a todos que precisarem. Não importa que outras pessoas não sejam seus amigos, mas procure ser amigos de todos: “Se possível for, e depender de vós, tenha paz com todos os homens” (cf. Romanos 12:18). É muito comum aos homens, fazer ou tratar bem, aqueles que os fazem ou lhes tratem bem. A verdadeira amizade vai muito além disso. Ser amigo é ver no outro, como você vê a si mesmo.
A inimizade se dá, quando nos afastamos do outro. É querer-lhe mal e se tornar em filho das trevas (da ira ou do diabo: “Todos nós vivíamos deste modo, seguindo os desejos ardentes e as inclinações de nossa natureza humana (pecaminosa). Éramos, por natureza, filhos das trevas” (cf. Efésios 2:3). No entanto, para aqueles que se renderam a Cristo, não vivem mais na escuridão e sim...

Efésios 5:8-10. No passado, vós estavam mergulhados nas trevas, mas agora tem a luz do Senhor. Vivam, portanto, como filhos da Luz! Pois o fruto da luz produz apenas o que é bom, justo e verdadeiro. Procurem descobrir o que agrada ao Senhor.

Quem semeia amizade, será o primeiro a se beneficiar com os seus frutos, pois tem em si a vida. De forma contrária, quem cultiva inimizade, ingere os seus amargos frutos e não vive. Lembre-se de que o que você for para o outro, será, em primeiro lugar, para você. Não se esqueça que a vida lhe dá a liberdade, para ser o próprio autor de seu destino.

21. Me fale sobre o passado, o presente e o futuro? – Veja bem, estamos aqui numa dimensão além do tempo e do espaço, assim é o presente. Ele não está ligado diretamente ao passado e nem ao futuro. E o bem mais valioso para o homem viver é o presente. Quando paramos para pensar no passado, estamos no passado. Não é nada mais do que foi. E pensar ou preocupar-se com o futuro é estar no futuro. Lembre-se de que a mente do homem o faz escravo do que não existe (embora já possa ter existido!).

Atos 16:16-17. No passado, ele permitiu que as nações seguissem seus próprios caminhos, mas nunca as deixou sem evidências de sua existência e bondade.
(...)
1 Coríntios 3:21-22. Portanto, não se orgulhem de seguir líderes humanos, pois tudo lhes pertence: (...), o mundo, a vida e a morte, o presente e o futuro. Tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo é de Deus.   

Dicionário: O passado é sinônimo de arcaico e antigo, envelhecido ou algo que já teve fim. Tempo decorrido que não volta mais. O presente é algo atual e visível, que pode ser sentido e palpável. Ele está em nossa frente. É criança, infinito e eterno. É uma dádiva Suprema. Nele o homem encontra tudo do que precisa, encontrando a Si, o seu Eu e a própria Vida. O futuro é o tempo que há de vir. E somente quem o sabe é Deus: “(...): Hoje ou amanhã iremos a determinada cidade e ficaremos lá um ano. Negociaremos ali e teremos lucro. Como sabem o que será de sua vida amanhã? (cf. Tiago 4:13-15). Quem vive de sonhos está a viver no futuro. Sonhe, mas não se prenda neles (algo inexistente), pois o universo cuidará de realiza-los (ou não!). Aqueles que estão adormecidos, estão vivendo no passado ou no futuro. Na verdade, não estão vivendo. O presente é partícula de segundos e é infinito. Portanto, esteja atento e de olhos abertos para poder vive-lo. Aproveite o aqui e o agora. Viva! (acréscimo nosso).

22. Qual a diferença entre o canto e a música? – Tudo o que existe na natureza é o cantar. Ouça o cantar dos pássaros, o vento que agita as árvores! A vida não cessa de cantar. No canto de uma ave (Galo), aquele que é Perfeito, marcou há dois milênios, a negação de um dos seus amigos (Pedro): “Disse-lhe Jesus: Com certeza te asseguro que, antes que o galo cante três vezes me negarás” (cf. Mateus 26:34).  

Salmo 34:1. Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. (...). 150:6. Tudo que tem fôlego louvem ao Senhor.

Em muitos momentos de alegria e de dor, faz com que o homem crie o canto e a música. O canto e a música que conhecemos, existiam antes de serem ouvidos por você. E porque existiam, vieram a luz. A música e o canto não passam de sons. É porque existe o som que o homem os produz e neles sua alma se diverte, deleita-se, descansa e medita: “Deleita-te no Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração” (cf. Salmo 37:4).
Dicionário: o canto é a modulação da voz humana e de outros animais. A música é a arte e a ciência de se combinar os sons (harmonia) de modo que agradem aos ouvidos. Se nós, os seres humanos, conhecêssemos a luz, a beleza, o poder e a grandiosidade que existe em nosso interior, viveríamos em permanente estado de graça. Saborearia a música e o canto criados pela vida e, sem cessar, exultaria de felicidade.

23. Como é ser feliz e o que é felicidade? – a felicidade não é um ponto final, mas uma linha que o homem percorre em sua caminhada na terra. E o mundo não pode dar ao homem a verdadeira felicidade, pois ela se encontra em seu coração. Ela é desfrutada pelo espirito. A felicidade do mundo se dissipa com o vento; é passageira como a nuvem.
Dicionário: a felicidade é vista como contentamento e bem-estar. A felicidade é companheira permanente daquele que é puro de coração, porque é a voz interior que o estimula á disciplina na prática do bem pela humanidade. Sua vida tem sentido e significado. Dá de si com felicidade e por isso tudo tem. Aceita as pessoas e coisas como elas são. Ele irradia luz por onde passa e suas obras mostram aos homens o Criador de todas as coisas.  

24. O que você me diz sobre a perseverança? – Podemos dizer que uma pessoa que é perseverante, procura definir uma meta em sua vida, não deixando nada desviá-lo de alcançar este propósito. Cada pessoa tem seu próprio sonho, mas é a perseverança que poderá fazê-lo tornar este sonho em realidade. Muitas pessoas escolhem o caminho largo e espaçoso, na tentativa de realizar seus sonhos, mas acaba se perdendo.

Provérbios 14:12. Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (...).
Mateus 7:13-14. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz á perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva á vida, e poucos há que a encontrem. 

Lembre-se que existem sonhos e sonhos. Alguns são mais fáceis de se realizarem, enquanto outros exigem uma maior dificuldade. Naqueles de maior dificuldade, a perseverança também tem de ser maior. Necessário se faz ter constância, determinação e estar focado no propósito. Precisamos buscar o nosso próprio conhecimento, sabendo que ele é adquirido aos poucos.
No entanto, a medida que o homem vai se conhecendo, ele passa a conhecer também o mundo. A ele não importam as dificuldades, mesmo que o mundo não o entenda, ele continua perseverante, seguindo para realizar o seu propósito. Ele sabe que tem suas fraquezas, pois é apenas um ser humano.  Mas nada é maior que seu espírito, pois vive o pleno do Pai. Ele descobriu o seu talento, vive disponível, ama a humanidade. Por certo, ele realizará todos os seus sonhos.

25. Fale-me sobre a paz? – ela é própria dos homens universais e cósmicos. Criam a paz em si mesmo e nela permanecem. A sua vida eleva a humanidade ao seu ponto mais elevado. Levam simplicidade e segurança por onde passam, e o Sublime se mostra nos seus olhos, na Luz que lhes vem do coração. Eles nada temem, porque a energia que os impulsiona mora no seu silêncio interior, onde conversam como o Senhor de suas vidas.

Isaías 9:6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
(...)
João 14:27. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
   
Neles, Deus, de um modo especial, se faz Pessoa no mundo, mostrando Sua face. A paz está disponível para todos os homens. Só depende de o homem fazê-la nascer da Luz nele existente. Mas a água da Vida que faz isso acontecer: “Porém, aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte, a jorrar para a vida eterna” (cf. João 4:14).
Dicionário: a paz é entendida como uma tranquilidade pública. O sossego e o cessar da hostilidade. Lembre-se de que o mundo não pode dar aquilo que não tem (e as pessoas também). Procuram a paz fazendo uso da violência, esquecendo-se de que a violência poderá recair sobre o próprio causador da violência (acréscimo nosso). A paz reside em pessoas que não buscam por ambição, naqueles que não aspiram pelo poder.

26. fale-me um pouco sobre a palavra? – da boca do homem sai vida ou morte. Ela edifica ou destrói. A escolha é do homem, pois a palavra é o seu instrumento: “Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, porque procede do coração” (cf. Mateus 15:18-19). Portanto, temos que ter muito cuidado com o que vamos falar, pois quando falamos, abre-se para o mundo e mostra quem verdadeiramente nós somos. 

1 Coríntios 14:1-3. Segui a caridade (ou amor) e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja (sublinhamos).

Dicionário: é o som articulado com uma significação. Faculdade de expressão pela voz. Muitas vezes, a palavra não dita ou expressa, tem valor inigualável para a nossa edificação e evolução. Alguém disse que: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. Por meio da palavra, criou-se o mundo e tudo que nele existe. E pela palavra o homem tem ferido o mundo, a si mesmo e a seu semelhante. Portanto, caro mensageiro, peça ao Senhor da Vida que lhe conceda pensar e falar com inteligência. E, diga palavras que edifiquem e edifiquem a humanidade para a vida.

27. o que você me diz sobre as conquistas humanas? – ela é natural ao ser humano. Quando nasce, o homem tem a sua primeira conquista. E ele não para mais. E a própria vida o estimula á conquista. O ideal seria a conquista de si mesmo, do seu Eu, em paralelo com a conquista das coisas do mundo. No entanto, quanto maiores e mais confortáveis forem as coisas do meio onde ele nasce (e vive), mais fortes serão os apelos do mundo: riqueza, poder, títulos e fama são as preferidas. Mas, todas elas são passageiras, exteriores e efêmeras. E o pior, é que o ego deseja tudo que vê. Ele é insaciável. Com essas conquistas, o homem afasta-se de si, de seu semelhante e de Deus (acréscimo nosso).

Provérbios 18:19. O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio.
(...)
Filipenses 3:12. Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar (conquistar) aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

Dicionário: Tomar á força de armas. Ganhar ou alcançar. Adquirir por meio de luta ou á custa de muito trabalho. Quando o homem consegue a conquista de si mesmo, principalmente pelo autoconhecimento, ele não mais procura pelas coisas do mundo, pois vive em abundância. Não procura mais por riquezas, pois tornou-se na própria riqueza.

28. como me explica sobre a fé? – ela é a maravilha das maravilhas na vida do homem. O ser humano tem na fé, sua maior razão de viver. Ela tem sido o sustentáculo na busca do sentido para a vida do homem. É ela que o mantém vivo e lhe dá a vida. A fé é o mais importante, valioso e maior de todos os poderes que o homem pode ter.

Hebreus 11:1,6. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. (...). Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Dicionário: Crença ou confiança na lealdade, no saber ou na veracidade de alguém. Na esfera teológica, pode ocorrer a ausência de fé, dela ser diminuída ou acrescentada: “E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Disseram, então, os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria” (cf. Lucas 17:1,5-6).

29. fale-me sobre o coração e a mente? – o coração é do alto e a mente é da terra. O coração nos guia para a vida, mas a mente nos distancia dela. No coração reside sentimentos, mas na mente tem palavras. Viver com o coração é viver com simplicidade, mas viver com a mente é ser esperto. O coração doa de si, enquanto a mente quer para si. O coração tem riqueza infinita e eterna, mas a mente quer a riqueza do mundo. 

1 Crônicas 28:9. E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.
(...)
Salmos 139:1-4. Salmo de Davi para o cantor-mor SENHOR, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento (o que passa na mente). Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces (acréscimo nosso).

O coração sacia-se de si mesmo, a mente é insaciável. O coração se acumula da Vida a que se acrescentam as coisas de que que o homem precisa. Enquanto a nossa mente se acumula de muitas e diversas coisas. O mundo gosta das mentes habilidosas, ardilosas e sagazes. Enquanto que a Vida gosta de corações sinceros, limpos e puros, que amam e que partilham.
Dicionário: o coração é o órgão central da circulação sanguínea. Na Bíblia Sagrada, em muitos textos em que se emprega esta palavra, ela pode ser traduzida ou entendida como sentimento, consciência ou memória, entre outras coisas. A mente é vista como sinônimo de intelecto, imaginação ou entendimento.
A mente pode fazer do homem um prisioneiro, enquanto que o coração pode trazer-lhe libertação. O Ego, é a nossa mente, enquanto o Eu, o nosso coração. A mente age sem cessar (não para), por isso vive em desordem. O coração, pelo não agir, mantém tudo em ordem. O homem em sua total liberdade, faz nascer a atividade que quer para sua si: a da mente ou a do coração.

30. o que você me diz sobre a beleza? – ela está na dependência de como o homem vê o mundo e nele vive. O que é belo para uma pessoa, pode não ser para outra. Em tudo que se refere a Luz, ao Bem, em especial ao que existe no coração do homem e o eleva como a maior obra da Criação, eu vejo Beleza: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. (...). E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto” (cf. Gênesis 1:26,31).
Dicionário: Qualidade do que é belo ou muito agradável. Ela também é vista como beldade, encanto ou formosura. Há mais de dois mil anos, a verdadeira beleza se tornou numa Pessoa, mostrando-se para a humanidade. Não existe outra que lhe seja superior. O mundo (ou as pessoas) que crê no Criador de todas as coisas, compreende que Ele é a Beleza por excelência e depende do coração do homem para nele se manifestar.

31. o que me diz do poder? -  Existe um único e Absoluto poder sobre todos os poderes. E Dele tudo emana. Por Ele tudo foi criado. Sem Ele haveria o caos. Feliz é o homem que se entrega a este Poder e realiza o seu trabalho por amor á humanidade. Quando você aceita esse Poder para guiar sua vida, o homem descobre em si o Poder e então conhece o Poder. Desse Poder Absoluto, o homem recebe poderes para atuar no mundo.

Efésios 3:14-16,20. Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; (...). Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém

Na terra, impera o poder do mais forte sobre os mais fracos. E com essa conduta se apequenam e vivem com medo. Entretanto, amigo Mensageiro, poderoso é o homem que realiza seus atos consciente de que é instrumento do verdadeiro Poder.
Dicionário: Ter a possibilidade de dispor de força ou de autoridade. Possuir força física ou moral. Lembre-se de que os homens que se entregam ao Poder Absoluto, tornam-se em luzeiros para os seres humanos e fazem o seu caminho estimulado pelo maior de todos os poderes concedidos aos homens: a fé. Quando o homem toma a consciência de que por si só nada pode fazer (fraco, limitado), aí tudo ele pode.

32. o que você pode me dizer da luz e trevas? – o homem que se deixa guiar pelo poder que nele existe, torna-se luz para o mundo. Ele se eleva às alturas do Divino, mas prefere o anonimato, embora haja nele o Reino da Vida. Enquanto o homem permanecer na luz, ele a tem e tem o mundo. Depende do homem assim se firmar. lembre-se se a sua escolha for de obediência aos seus sentidos (desejos e vontades), ele perde a luz e ganha o mundo. Mas, ganha o mundo e perde a vida.

Mateus 5:14-16. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus. (...). 6:22-23. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

Dicionário: Luz é tudo o que produz claridade, tornando visível as coisas e objetos. Trevas é a escuridão completa. Cegueira total. O homem estando no mundo, tem a liberdade de escolher se quer andar na luz (em Cristo) ou em trevas (fazendo o mal). Se ele escolher a luz, nada irá mudar a sua essência, pois ela sempre será pura. Assim, esta luz existirá no homem e ele será luz para o mundo (outras pessoas). Ele vive no mundo, mas não pertence a ele (está preso a ele).

Conclusão:

         A nossa intenção foi de fazer um resumo desta maravilhosa obra literária, inserindo os conceitos e significados apresentados pelo autor, mas buscando complementar cada uma delas, inclusive com o acréscimo de passagens Bíblicas, para enriquecê-la mais ainda. Espero que leiam este livro ou, pelo menos, este resumo, que lhes trará bom conhecimento e ampliação acerca dessas palavras de nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário