Radio do Bloguer do capitão.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

QUAL TEM SIDO SUA PETIÇÃO A DEUS?

QUAL TEM SIDO SUA PETIÇÃO A DEUS?  
                                                Lucas 18:1-8

Introdução


No capítulo 17 do Evangelho de Jesus Cristo, escrito pelo Evangelista Lucas, dos versículos 11 ao 19, encontra-se registrado a narrativa sobre a cura realizada por Jesus sobre dez homens leprosos. No entanto, apenas um desses homens, voltou para agradecer a Jesus pelo que fizera: “E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; e caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano” (Lucas 17:15-16).
Versa ainda neste mesmo capítulo, estando compreendido entre os versículos 20 a 37, acerca da instrução ministrada por Jesus Cristo aos seus discípulos, referindo-se aos acontecimentos dos últimos dias: “E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis” (Lucas 17:22). Neste particular, Ele os alerta que alguns acontecimentos iriam preceder o grande dia da vinda do Reino de Deus. Citando dois fatos para adverti-los: o primeiro está relacionado aos dias de Noé, tendo como resultado o Dilúvio e, o segundo, aos dias de Ló, quando as cidades de Sodoma e Gomorra foram totalmente destruídas. Em ambos os casos, “a população comia, bebia, compravam, vendiam, casavam-se e dava-se em casamento” (Lucas 17:26-29).
Interessante ressaltar que nas duas narrativas supramencionadas (o Dilúvio e a Destruição das cidades de Sodoma e Gomorra), a população não estava preocupada com as questões espirituais (Colossenses 3:1-2: “Nas coisas que são de cima”.), pois havia total descrédito sobre a pessoa de Deus. Eles faziam tudo que “parecia reto aos seus olhos”.
E, sendo assim, Deus, como o Verdadeiro e Justo Juiz, enviou uma sentença definitiva sobre eles, em forma de uma chuva torrencial (Dilúvio), resguardando a vida de apenas oito pessoas (Gênesis 7:7,13). Como também, sentenciou aos moradores de Sodoma e Gomorra, enviando uma chuva de fogo e enxofre, salvando apenas a vida de Ló e suas duas filhas (Gênesis 19:24,29-30).


Desenvolvimento

E, por falar em juiz e sentença, a narrativa apresentada no capítulo 18 desse mesmo livro, ressaltam-se três figuras ou personagens principais: certo Juiz, descrito como não temente a Deus e que a homem algum respeitava. Ele tinha como função principal julgar as causas do povo. Fala também sobre certa viúva que tentava a todo custo apresentar uma causa para que ele pudesse julgá-la. E, por fim, a terceira figura é apresentada de forma inominada no texto, ou seja, citada apenas como sendo um adversário da viúva.

Verso 2: “(...). Havia numa cidade um certo Juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava homem algum”.

Sabe-se que em nossos dias existem os juízes de direito, isto é, aqueles profissionais que são encontrados nos Fóruns para julgar os litígios (conflitos e demandas judiciais) que chegam ao seu conhecimento.
Para que esse juiz possa vir a julgar qualquer causa que lhe é apresentada, ele precisa ser provocado, ou seja, é necessário que a pessoa que se julga Ofendida em seus direitos (réu, prejudicada ou vítima), faça uma petição por escrito e dê entrada no cartório alusivo e apresente a sua Causa de Pedir (vara de família, trabalhista, criminal, tributária etc), mas também é necessário que haja o Ofensor (agressor), isto é, aquele que está cerceando ou abusando do direito de outrem.

Verso 3: “(...): Faze-me justiça contra o meu adversário”.

Além de não descrever qual seria seu adversário, a narrativa também não faz referência alguma sobre a identidade ou a vida desta viúva. Totalmente diferente de nós cristãos, pois sabemos quem é o nosso real e cruel adversário e, também, muitas das armas usadas para nos afastar da presença do Senhor; entre elas: a mentira, a maledicência, as falsas doutrinas, a imoralidade sexual, entre tantas outras, mas, destaca-se principalmente a indução ao Pecado.
Todo cristão verdadeiro tem, no mínimo, três grandes adversários: a Carne, o Mundo e Satanás, não necessariamente nesta ordem.

1º – A Carne. No livro de Mateus, no capítulo 26:41, quando Jesus estava no Getsemâni, alertava seus seguidores de que deviam: “Vigiar e Orar, para que não entrassem em tentação; na verdade,  o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Com isso, Jesus queria dizer, que a nossa carne (corpo) tem uma forte inclinação para a prática do pecado, principalmente para satisfação das nossas vaidades e desejos sexuais.

2º – O Mundo. A Epístola de Tiago, no capítulo 4:3-4, ressalta que a amizade do cristão com as coisas do mundo ou pessoas ímpias, o transforma em inimigo direto de Deus: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?  Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
Neste caso, essa amizade pode ser entendida como o cometimento de um “adultério espiritual”, isto é, uma infidelidade diretamente a Deus e ao compromisso acerca da dedicação assumida por nós – cristãos, que é devida a Ele.

Isaías 54:5. Porque o teu Criador é o teu marido; Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele será chamado o Deus de toda a terra.   

3º - Satanás. Na Carta direcionada aos Efésios, no capítulo 6:12, o apóstolo Paulo deixa de forma clara e evidente quem é o nosso inimigo: “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades,  contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. 

Na narrativa em exame, não está descrito quem era o adversário desta viúva. Enquanto esse juiz não apreciasse o pedido da viúva (conhecer sobre o pedido), ele não tinha como julgá-lo. Em outras palavras, somente ela sabia o que a estava afligindo e quem era o seu adversário.  Por isso, o próprio Jesus Cristo, já inicia esta parábola alertando para que estejamos “Orando Sempre”. (Lucas 18:1)
Temos que ter total conhecimento de que tudo aquilo que nos domina, faz com que sejamos escravizados. Há pessoas que são dominadas pela ganância, avareza, jogatina, pornografias, adultérios, mentiras, maledicências, etc.

O livro de 2 Pedro 2:19, descreve de forma muito transparente sobre esse domínio: “Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo (escravo)”.

Verso 4: E, por algum tempo não quis, (...):

Este juiz, talvez por se julgar muito importante ou por questões pessoais (vaidade, soberba, arrogância, etc.) durante algum tempo ignorou o pedido desta viúva. Muitas vezes, o nosso Verdadeiro e Justo Juiz, não têm atendido as nossas petições, por estarmos apresentando a Ele pedidos inapropriados ou meramente para a satisfação de desejos carnais, buscando honras humanas e riquezas materiais.
Dito em outras palavras, não estamos recebendo Sua atenção ou resposta, por não sabermos  pedir corretamente, ou seja, estamos pedindo mal. De acordo com a transcrição registrada em Tiago 4.3: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.
Precisamos aprender a apresentar nossas petições ao Grande Juiz, mas que sejam verdadeiramente importantes e necessárias para nosso crescimento espiritual, pois, se assim fizermos, Ele estará sempre pronto a julgar nossas causas, seja de dia ou de noite e a qualquer hora.

Verso 5: “(...), como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte e não me importune muito”

Nota-se que a viúva insistentemente procurava pelo atendimento do juiz, mas este a ignorava. Entretanto, de tanto insistir, o juiz resolveu atendê-la, mas o único propósito do magistrado era o de ficar livre dela: “(...) não me importune muito”.
A viúva só conseguiu ser atendida pelo Juiz devido a sua persistência, pois continuamente o procurava. Para nós cristãos, fica uma boa lição sobre o comportamento desta viúva, isto é, precisamos perseverar continuamente em oração, para que sejamos respondidos pelo nosso Verdadeiro Juiz – Jesus Cristo, o Nosso Senhor.

Maria – a sanguinária, rainha da Inglaterra disse: “Tenho mais medo do homem que ora, do que um exército de dez mil soldados”.

Conclusão

Eu quero te perguntar uma coisa nesta noite (dia): Qual tem sido a sua petição apresentada diante do Verdadeiro e Justo Juiz?  Será que você tem pedido coisas necessárias para aumentar a sua Fé e Santidade em Cristo Jesus?  Ou tem pedido coisas meramente para satisfazer aos deleites e conquistas profissionais?
Nas orações e petições que viermos a apresentar ao nosso Deus, não poderá faltar: 1º - uma busca incessante por Santidade e Pureza Sexual (e Moral); 2º - Precisamos mostrar e demonstrar ao mundo que somos um povo diferente, ou seja, que estamos obstinados em alcançar a Salvação Eterna, e para que venhamos a conseguir acesso aos céus, é preciso “Orar Sem Cessar” e ter uma conduta diária de Vigilância Constante, pois o nosso adversário é sagaz (perspicaz; esperto) e ardiloso (astuto; enganador).
Sendo assim, busquemos a todo tempo, maior proximidade com Deus e com a Sua Palavra; principalmente, no tocante a Oração e Meditação diária. 

Eduardo Veronese da Silva
Obreiro da Assembleia de Deus Ministério IX Marcas/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário