VOCÊ TEM OUVIDO A VOZ DE DEUS
Juízes
19.1-30
INTRODUÇÃO
O livro de Juízes é o sétimo livro do Antigo Testamento (AT). Ele relata a história do povo de Deus
habitando na Terra da Promessa (Canaã), durante seus primeiros 325 anos (de
1375 a 1050 a.C.). Esses primeiros anos são conhecidos como o “Período Negro”
(ou Período de Trevas) da História de Israel.
Nessa época, eles não Liam e nem Ensinavam as
Escrituras Sagradas (Os Rolos ou Manuscritos), cada nação ou tribo fazia
o que bem lhe parecia aos olhos. Vivia em total apostasia, decadência moral e
numa grande desunião social.
Juízes
1:1: Depois da morte de Josué, os filhos de Israel
consultaram o Senhor, dizendo: Quem dentre nós, primeiro, subirá aos cananeus
para pelejar contra eles?
Israel nessa época funcionava como se fosse uma Confederação de Tribos[1].
Entretanto, em oposição ao que ocorre numa confederação, eles não viviam sob a
autoridade ou a liderança de nenhum maioral do povo.
Juízes 17:6: Naqueles dias não havia rei em Israel; cada qual fazia
o que achava mais reto.
Jeremias 48:29:
Ouvimos da soberba de Moabe, que é
soberbíssimo, como também da sua arrogância, e da sua vaidade, e da sua altivez
e do seu orgulhoso coração.
A soberba desse povo era tamanha,
ao ponto de acreditar que não precisavam de nenhum tipo de ajuda, pois se
julgavam auto-suficientes (invencíveis).
A autoria do livro é
desconhecida, mas é assinalada pela tradição judaica como tendo sido Samuel o
seu escritor. O nome do livro foi dado pelos 13 juízes que o Senhor levantou, para
libertar Israel durante a decadência e desunião, logo após a morte de Josué. O
povo clamava pela misericórdia do Senhor, e Ele suscitava um juiz para trazer
Paz a terra novamente.
Juízes 3:9-11: Clamaram ao
SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os
libertou: Otniel, filho de Quenaz,
que era irmão de Calebe e mais novo do que ele. Veio sobre ele o Espírito do Senhor,
e ele julgou a Israel; e saiu à peleja, (...), o qual ele prevaleceu. Então, a terra
ficou em paz durante quarenta anos.
Em nossos dias parece não ser tão
diferente daquela época. Quantos cristãos andam confiando em suas posses ou em
sua inteligência cognitiva (títulos acadêmicos). O Salmo 20:7, transcreve assim: “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós
faremos menção do nome do SENHOR nosso DEUS”.
DESENVOLVIMENTO
V.1: Aconteceu
também naqueles dias em que não havia rei em Israel, que houve um homem levita, que, peregrinando aos lados da Montanha de Efraim, tomou para si uma mulher concubina,
de Belém de Judá.
Levita: Refere-se aos descendentes de
Levi. Durante a peregrinação no deserto, eles foram designados para cuidar do
Tabernáculo: Havia três divisões de levitas: os Gersonitas (Nm 3:17-26) os Coatitas (Nm 3:27-32) e os Meraritas (Nm 3:33-37).
Números 1:49-51: Somente não contarás a tribo de Levi, nem levantarás o censo deles
entre os filhos de Israel; mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do
Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence;
eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no
tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele. Quando o tabernáculo partir, os
levitas o desarmarão; e, quando assentar no arraial, os levitas o armarão; (...).
Efraim: Em hebraico significa “Fértil”. Depois da revolta das 10
tribos, os nomes Israel e Efraim se tornaram sinônimos. E a tribo de Efraim
passou a ter a posição mais elevada das dez tribos (Isaías 7:1-7):
Isaías
7:1-7: Os Reis de Israel (Peca) e da Síria (Rezim) se aliaram para guerrear Acaz – Rei de Judá. O profeta
Isaías diz ao Rei Acaz para confiar no Senhor e não temê-los. Entretanto, ele
recusa esperar pelo milagre divino e pede ajuda ao Rei da Assíria (2 Reis 16:5-18). Mesmo assim, Deus fez
fracassar esta invasão em Judá. Mas, posteriormente, Ele enviou os Assírios e os
Babilônicos que assolaram a terra de Judá.
Não havendo rei em Israel, o povo se tornou desobediente,
violento e depravado, fazendo uso de práticas imorais e sanguinárias.
Gênesis 19.5,8-9: e chamaram fora Ló e lhe disseram: Onde estão os
homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que os conheçamos.
(...) tenho duas
filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada
façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto. Eles,
porém, disseram: Retira-te daí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio
morar entre nós e pretende ser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a
eles. E arremessaram-se contra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar
a porta.
Percebe-se
no versículo 1, que os filhos de Belial (sinônimo de Benjamim) se tornaram
homossexuais, estupradores e assassinos, comportamento igual ao povo que
habitava as cidades de Sodoma e Gomorra. E
hoje, será que é diferente?
V.2: (...), a
sua concubina adulterou contra ele e, foi dele para
casa de seu pai, a Belém de Judá, e
ali ficou uns quatro meses.
Casa
de seu Pai: Era comum naquela época, quando
uma mulher era repudiada pelo marido ou caso ele viesse a morrer, que voltasse
para sua terra natal e para casa de seus pais: “Disse Noemi às suas noras: Ide,
voltai cada uma a casa de sua mãe, e o Senhor use convosco de benevolência,
como vós usastes com os falecidos e comigo (Rute 1:8).
Belém de Judá: Em hebraico Belém significa “Casa de Pão”. Estava localizada na parte montanhosa de Judá,
distando 9 km ao sul de Jerusalém. Também encontramos nas Escrituras Sagradas
sendo chamada de Belém Efrata para
distingui-la de outra cidade de mesmo nome pertencente à Tribo de Zebulom:
Gênesis
35:16-18: Depois partiram de Betel; e,
faltando ainda um trecho pequeno para chegar a Efrata, Raquel começou a sentir dores de parto, e custou-lhe dar à
luz. Quando ela estava nas dores do parto,
disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu),
chamou ao filho Benôni;
mas seu pai chamou-lhe Benjamim.
Constata-se
no versículo 2, retratar-se ao adultério cometido por ela contra seu marido,
voltando para casa de seu Pai.
2 Pedro 2:20,21: Portanto, se, depois de terem
escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e
Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu
último estado pior que o primeiro.
Pois melhor lhes fora nunca
tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para
trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.
V.3: Seu
marido, (...), foi atrás dela para lhe falar conforme o seu coração e para tornar a trazê-la; (...). Ela o levou à casa
de seu pai, o qual, vendo-o, saiu alegremente a encontrar-se com ele.
O
marido da concubina[2] foi
tentar resgatá-la da casa de seu pai (o pastor na tentativa de salvar a ovelha
perdida). Seu sogro alegrara-se com
a presença do levita, principalmente por saber que ele a queria de volta, mesmo
sabendo do adultério. Lucas 15:7: “Digo-vos que assim haverá alegria
no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos
(...)”.
3
João 3:4: Porque muito me alegrei quando
os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não
tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.
V.5-6: Ao quarto
dia pela manhã, madrugaram (...) e levantou para partir; então o pai da moça
disse a seu genro: Conforta o teu coração com um bocado de pão, e depois
partireis: (...); e disse o pai da moça ao homem: Peço-te
que fiques ainda esta noite aqui, e alegre-se o teu coração.
No
final do verso 6, o Pai da mulher, sabendo dos perigos da região e pelo horário
em que seu genro queria partir, insistiu para que ficasse mais uma noite em sua
casa (usado por Deus para adverti-lo quanto ao perigo iminente).
V.7-9: Porém,
o homem, levantou-se para partir; mas seu sogro o constrangeu
a tornar a passar ali a noite. E, madrugando ao quinto dia pela manhã para
partir; disse o pai da moça: Eis que o dia já declina, e já a tarde vem
entrando; peço-te que aqui passes a noite: (...) e, amanhã de madrugada,
levantai-vos a caminho; e vai-te para sua tenda.
Constranger: Seu sogro insistiu e obrigou por imposição que seu
genro passasse mais uma noite em sua casa. Parece que ele estava querendo
convencê-lo a ficar em definitivo na sua casa. Em outra interpretação, parece
que ele estava antevendo o que iria acontecer com seu genro ou sua filha, ao
retornarem para sua cidade natal.
V. 10: O levita
pela 1ª vez não deu ouvido a voz de seu Sogro.
Entretanto, o homem não quis
passar a noite ali, mas, levantando-se, partiu e chegou à altura de Jebus
(que é Jerusalém), e com ele o par de jumentos albardados, como também a sua
concubina.
Jebus:
Em hebraico significa “Lugar que é Pisado”. Era o nome de
Jerusalém, quando estava sob o poder dos Jebuseus. Uma cidade da herança de
Benjamim: “(...) Zela, Elefe, Jebus (esta é Jerusalém), Gibeá
e Quiriate; ao todo, catorze cidades com
suas aldeias; esta era a herança dos filhos de Benjamim, segundo as suas
famílias (Josué 18:28).
V. 11-13: O levita
pela 2ª vez não dá ouvido, mas agora a voz de seu Moço:
“(...); e disse o moço a seu senhor: “Caminhai agora, e retiremo-nos a esta cidade
dos jebuseus, e passemos ali a noite. (...) Respondeu-lhe, seu senhor: Não
nos retiraremos a
nenhuma cidade estranha, que não seja dos filhos de Israel, mas
passaremos até Gibeá. Disse mais a seu o moço: (...) e passemos a noite em
Gibeá ou em Ramá.
Gibeá. Em hebraico significa “Monte”. Uma das cidades de Benjamim,
o filho mais novo de Raquel, nascido entre o caminho de Betel a Efrata (Gênesis 35:16-19,24).
Ramá. Em hebraico significa “Lugar Alto”. Outra cidade de Benjamim. Localizada próximo a cidade
de Betel (Josué 18:25; Juízes 4:5).
V.15-16: E
retiraram-se para lá, para entrarem e passar a
noite em Gibeá. (...), assentou-se na praça da cidade (...).
O
levita não quis dar ouvido ao seu moço (servo). Entretanto, eles não foram acolhidos
por seu próprio povo: “(...) porque não houve quem os recolhesse em casa para
ali passarem a noite. Devemos lembrar que JESUS
também foi rejeitado por seu próprio povo - Judeus:
Judeu: Originalmente, era o nome dado ao morador da Judéia.
No tempo de Jesus Cristo, foi feita três divisões da Palestina, sendo que a
parte mais para o Sul foi chamada de Judéia. Depois da volta do cativeiro
Babilônico, todos que eram conhecidos como Hebreus ou Israelitas, adquiriram esse
nome. Também são conhecidos como judeus aqueles que seguem a religião judaica (2 Reis 25:25).
Isaías 53:2-3: Porque foi
subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha
aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
Era desprezado
e o mais
rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é
padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele
não fizemos caso.
V.17-20: Levantando
ele, pois os olhos, viu a este passageiro na praça da cidade. E disse o ancião: Para onde vais e de onde vais? Disse-lhe o
ancião: Paz seja contigo; tudo quanto te faltar
fique ao meu cargo; tão-somente não passes a noite na praça.
Ancião: Eram homens de idade madura ou magistrados escolhidos
dentre os mais velhos da tribo ou da nação. Esta referência não estava afeta
somente aos Israelitas, mas também aos Egípcios, aos Moabitas e a outras
nações.
Gênesis 50.7: José subiu para sepultar o seu pai; e subiram com ele
todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa e todos os anciãos da terra do Egito,
Nota-se
que mesmo diante da frieza espiritual e da grande insensibilidade humana, Deus
sempre levanta alguém no meio do povo para socorrer seus ungidos. Situação parecida
foi retratada na Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37).
V.22-24: Enquanto
eles alegravam o seu coração, eis que os homens daquela cidade, filhos de
Belial, cercaram a casa, e disseram ao dono (...): Traze cá para fora o homem
que entrou em tua casa, para que o conheçamos. (...) Eis que a minha filha virgem e a concubina dele; tirarei para fora; humilhai-as
a elas, e fazei delas o que parecer bem aos vossos olhos; porém a este homem
não façais tal loucura semelhante,
Conheçamos: A expressão tem como significado ter intimidade com
eles, isto é, relacionamento homossexual. Outra narrativa bíblica que retrata com
o mesmo sentido, diz respeito aos dois Anjos que chegaram a casa de Ló. Ele, de
igual atitude, ofereceu suas duas filhas virgens, mas não lhe deram ouvido. (Gênesis 19:5-8).
Filha
Virgem: A mulher virgem era propriedade
de seu Pai, a quem era dado um dote quando se casasse. “Se alguém seduzir uma
virgem que não for desposada, e se deitar com ela, certamente pagará por ela o
dote e a terá por mulher. Se o pai dela inteiramente recusar a dar-lha, pagará
ele em dinheiro o que for o dote das virgens” (Êxodo 22:16,17).
V.25-26: Porém,
aqueles homens não o quiseram ouvir (...);
então, aquele homem pegou sua concubina e a tirou para fora, e eles a conheceram.
Os homens de Benjamim, da
cidade de Gibeá, queriam manter relações homossexuais com o Levita, mas acabaram
por cometer um Estupro durante toda a noite em sua Concubina. Esta nação,
antes servia a Deus, mas agora cometiam os piores pecados possíveis: corrupção,
assassinato e impurezas sexuais (adultério, homossexualidade e sodomia[3]).
Oséias 9:8,9: O profeta é a sentinela de Efraim, o povo do meu
Deus; contudo um laço de caçador de aves se acha em todos os seus caminhos, e
inimizade na casa do seu Deus. Muito profundamente se
corromperam, como nos dias de Gibeá; ele se lembrará das iniqüidades deles, e
punirá os seus pecados.
A Palavra de Deus nos assegura
que, em havendo Arrependimento Sincero e a Confissão de Pecados, Ele nos
perdoa de todo os pecados.
1 João 1:9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel
e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.
João 8:10-11: Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém
senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão teus acusadores? Ninguém te
condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te
condeno; vai-te, e não peques mais.
V. 28-29: O levita, ao ver sua
concubina desfalecida ao lado de fora da casa, (...). Colocou-a sobre o jumento e foi para o seu lugar.
Ao chegar a sua terra natal,
ele pegou um cutelo e dividiu sua concubina em doze pedaços, e enviou por
todo o território de Israel. Por ser um ministro da Palavra de
Deus e pertencer a nação Israelita, quis protestar de forma chamativa sobre a
afronta que sofrera pelos da sua própria terra.
1
Samuel 11:5,7: E eis que Saul
vinha do campo, atrás dos bois; e disse Saul: Que tem o povo, que chora? E
contaram-lhe as palavras dos homens de Jabes. (...). Tomou ele uma junta de
bois, cortou-os em pedaços, e os enviou por todo o
território de Israel
por mãos de mensageiros, dizendo: Qualquer que não sair após Saul e após
Samuel, assim se fará aos seus bois.
V.30: O povo ficou tremendamente
assustado com a atitude do Levita e afirmava
nunca tal coisa se fez, nem se viu, desde o dia em que os filhos de
Israel saíram da terra do Egito.
Em geral, a população ímpia tem
certa expectativa em relação aos comportamentos que devem ser apresentados
pelos Cristãos na sociedade. Como tem sido a sua conduta Cristã? Será que a sua conduta perante a
sociedade, tem despertado o interesse de outras pessoas virem a conhecer o Deus
a quem você diz Servir?
CONCLUSÃO
O levita, por duas vezes não
deu ouvido às sugestões que lhe foram feitas, uma por seu Sogro
e outra por seu Moço (servo; empregado). Assim, acabou por atrair
para si (e esposa) sérias conseqüências por não tê-los escutado. Ela foi
abusada sexualmente por vários homens de sua própria nação (povo, família).
Muitas vezes, somos tratados melhor
por pessoas estranhas do que pelos de nossa própria família.
Mateus
10.34,36: Não penseis que vim
trazer paz a terra; não vim trazer paz, mas espada, e assim os inimigos do
homem serão os da sua própria casa.
Portanto, estejamos
com os nossos ouvidos bem atentos, para ouvir a Voz do Senhor, mesmo quando
essa voz não parta diretamente D’Ele, mas de um de seus Arautos e, procuremos
ser sábios como escreveu Salomão: O caminho do insensato é reto aos seus
olhos; mas o que dá ouvido ao conselho é Sábio. (Provérbio 12:15).
|
|
EDUARDO VERONESE DA SILVA
Obreiro da Assembleia de Deus Ministério IX Marcas/ES
[1] Confederação. União de vários
Estados que, conservando governo próprio, se submetem a um poder central, no
qual quase todas as decisões são tomadas por consentimento dos Estados
confederados.
[2] Concubina. Mulher secundária na era
patriarcal, ou seja, a segunda mulher. Era geralmente uma escrava ou uma mulher
cativa (Êxodos 21:7-11).
[3] Sodomia. Quem tem práticas sexuais anormais (perveritdas), fora da
naturalidade que Deus deu. Todo aquele que tem as mesmas práticas da cidade de Sodoma
e Gomorra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário