Radio do Bloguer do capitão.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

QUEM É JESUS CRISTO?


            Mateus 11.28-30

Introdução:

O capítulo 11, do Evangelho de Jesus Cristo, segundo escreveu o Evangelista Mateus, apresenta três narrativas Bíblicas: A primeira relata sobre a ordenança de João Batista, acerca do envio de dois de seus discípulos para ir até onde Jesus Cristo estava.

Versos 2,3: E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois de seus discípulos a dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro?

E Jesus, por ser Mestre por excelência, dialoga com eles e os orienta sobre o que deveriam fazer:

Verso 4,5: E Jesus, respondendo, disse-lhe: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes. Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.

A segunda narrativa relata sobre três cidades impenitentes, ou seja, que insistiam em cometer perversidades e pecados; a saber: Corazim, Betsaida e Cafarnaum.

Verso 21: Ai de ti, Corazim! Ai de ti Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido com pano de saco grosseiro e com cinza.

Corazim: Ficava localizada perto da cidade de Cafarnaum.
Betsaida: Grego - “Casa de pesca” e estava localizada a beira do Mar da Galiléia, no território da Tribo de Zebulom. Ali nasceram Pedro, André e Felipe. Jesus ao tomar conhecimento da morte de João Batista, retirou-se com seus discípulos para esta cidade (Lucas 9.10).
Por fim, a terceira cidade impenitente - Cafarnaum:

Verso 23: E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.

Cafarnaum: Estava localizada na praia noroeste do Mar da Galiléia, onde foi o centro do Ministério de Jesus Cristo, inclusive ela era chamada de “a sua própria cidade” (Mateus 9.1).

Desenvolvimento:

Pode ser observado neste Capítulo do Livro de Mateus, do versículo de 1 ao 12, está se referindo especificamente sobre a pessoa de João Batista, que estava preso no cárcere a mando do rei Herodes. Duas coisas a que se destacar neste episódio: a primeira é que, mesmo estando encarcerado, ele ouvia falar acerca dos feitos realizados por Jesus. E a segunda é que, embora ele estivesse preso, recebia a visita de seus discípulos naquele lugar (verso 2).
Numa dessas visitas, ele aproveitou a ocasião para ordenar aos mesmos que fossem até onde Jesus estava. Quem sabe, somente para verificar se tudo o que se dizia a seu respeito era verdadeiro (Rainha de Sabá e o Rei Salomão).
Com certeza, muitos de nós já ouvimos falar sobre os prodígios e milagres feitos por Jesus Cristo. A pergunta a ser feita para você e a todos nós nesse instante é: Qual foi sua atitude, depois de ouvir falar dos feitos realizados por Jesus Cristo? Você procurou saber se era apenas boato ou se era verdade o que ouvira falar a seu respeito?
Muito me alegro por você ter acessado este blogger hoje, pois estará sendo confirmado pela própria Palavra de Deus (O Evangelho), de que o que ouvira sobre Ele é a pura verdade. No entanto, Ele é muitíssimo maior do que você ouviu dizer e sobre o que pensa D’Ele. Meu desejo e esperança, é que ao ler esta Mensagem, você já saia determinado a anunciar as Boas Novas de Jesus para outras pessoas. Lembre-se: Isto não é um pedido, mas uma ordenança do Nosso Mestre e Senhor:

1 João 1.1-3: O que era desde o principio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada), o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco, e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

Interessante que após Jesus conversar com os discípulos de João Batista e despedi-los, Ele começa a falar para o povo que estava a sua volta, sobre quem era João Batista.

Verso 7-10: E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas a respeito de João: Que fostes ver no deserto?  Uma cana agitada pelo vento? Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Os que se trajam ricamente estão nas casas dos reis. Mas, então, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que um profeta; porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho.

Da mesma forma que Jesus espera que você O anuncie para as outras pessoas, através do seu Evangelho, Ele quer te apresentar para as pessoas; dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem tenho prazer”. Entretanto, para isso você precisa vestir e revestir-se da roupagem do verdadeiro profeta de Cristo.
A última narrativa do capítulo 11, do Livro de Mateus, versa sobre o jugo de Jesus; estando bem retratado nos versículos 28-30:

Verso 28-30: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Quem é esse Jesus que alivia nosso fardo?

- Ele é o Filho do Deus-Pai: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”. (João 3.17)

- A segunda pessoa da Trindade. Aquele que detém todo o Poder, a Honra, a Glória, a Majestade e que está no controle de todo o universo: “que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas, aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. (...). Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”. (Filipenses 2.6-9)

- Aquele que foi rejeitado pelo seu povo – Israel: “A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular”. (Salmo 118:22). Esta pedra que foi rejeitada pelos judeus, tornou-se a principal pedra da nova Casa de Deus - a Igreja. A parábola dos Lavradores Maus retrata muito bem como se deu esta rejeição.

“E, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito a meu filho. Mas os lavradores vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro, vinde, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança. E, lançando Mão dele, o arrastaram para fora da vinha e o mataram”.  (Mateus 21.37-39)

A nação judaica (Judeus) transformou o reino de Deus numa propriedade particular. Eles demonstraram desprezo por sua Palavra e recusaram Obedecer ao seu Filho Jesus Cristo. Em nossos dias não está sendo diferente, grande parte das igrejas que se dizem cristãs, estão adotando a mesma atitude dos lavradores maus, estão rejeitando a Palavra Genuína de Cristo, ou seja, rejeitam o próprio Deus.
No Livro de Atos dos Apóstolos, registra-se outra alusão a essa rejeição ao Filho de Deus: “(...), aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos (...). Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina”. (Atos 4.10,11)

4º - Aquele que veio Salvar o Mundo do Pecado: Enquanto João Batista estava batizando pessoas no rio Jordão, ele “(...), viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (João 1.29)

Quem Ele está chamando?

. As pessoas que estão sobrecarregadas e com tantos afazeres da vida (verso 28);
. As pessoas que decaíram da Fé ou estão desfalecendo;
. As pessoas que querem fazer uma nova Aliança com Ele;
. Os religiosos que não aprenderam de forma correta o que é ser um Cristão de verdade;
. As pessoas que estão em pecado (acham que está em secreto) e que irão para o céu.

Neste chamamento requerido por JESUS quero destacar um em especial: Ele quer que tenhamos um bom relacionamento com as pessoas, isto é, com o próximo, seja ele justo ou injusto. E este relacionamento só pode ocorrer, se eu mantiver primeiro uma comunhão verdadeira com o Pai, o Filho e com o Espírito Santo: “A ninguém torneis mal por mal, procurai as coisas honestas perante todos os homens. Se for possível, quando estiver em vós, tende paz com todos os homens”. (Romanos 12.18)

Porque Jesus faz este convite?

1º - Porque Ele não lança ninguém fora: “E Jesus disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede; (...). Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. (João 6.35,37)

2º - Porque Ele nos amou primeiro: “Nisto está à caridade, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu filho para propiciação pelos nossos pecados. (...). Nós o amamos porque ele nos amou primeiro”. (1 João 4.10,19)

3º - Porque Ele te conhece por Inteiro: “Senhor tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos”. (Salmo 139.1-3)

4º - Porque Ele quer tirar sua Opressão: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11.28)

Conclusão

Amados leitores e irmãos em Cristo, se você já ouviu falar desse Jesus e de alguns de seus feitos, ou ainda, se você já testemunhou algum dos seus milagres, promovidos em alguém que você conhece, deve procurar urgentemente agir igualmente a João Batista, a se aproximar D’Ele, dialogar diariamente com Ele (oração e leitura da Palavra de Deus), ter uma comunhão verdadeira com Ele, para que você possa fazer parte de Seu Reino e desfrutar de todo o seu Poder e de toda a sua Glória. Finalizo assim, apresentando-lhes quem é o Senhor Jesus Cristo: Ele é o Único e o Verdadeiro Deus de nossas vidas.


Eduardo Veronese da Silva
                                                   Obreiro da AD Ministério IX Marcas
                                                  Contato: proerdveronese@gmail.com


 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário