Radio do Bloguer do capitão.

quinta-feira, 10 de março de 2016

QUEM DIZ A MULTIDÃO QUE EU SOU?

LUCAS 9:18-22

Introdução:

            Nos primeiros versículos do capítulo 9, do Evangelho de Jesus Cristo, escrito pelo evangelista Lucas, Jesus havia convocado seus doze discípulos para outorgar-lhes Autoridade e Poder sobre os demônios e para Curar as pessoas com enfermidades.

Lucas 9:1. E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade (permissão ou direito para) e poder (dar força ou fortalecimento para) sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.

            Após passar todas as instruções e ensinamentos para eles, os enviou para que pregassem as Boas Novas de Cristo (o Evangelho) e para que Curassem as pessoas acometidas de alguma enfermidade (Lucas 9:2-5).

A Missão e o Regresso dos Discípulos:

            Depois de passado algum tempo, os discípulos percorreram varias aldeias e cidades pregando o Evangelho e curando os enfermos, mas agora, retornavam para se encontrarem com Jesus. Nesse encontro, eles contaram tudo que haviam feito, conforme Ele tinha ordenado.

Lucas 9:6. E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.

            Após encontrarem-se com Jesus, ambos se retiraram para um lugar deserto, pertencente a uma cidade chamada Betsaida (cidade construída á beira do Mar da Galileia, no vale do Alto Jordão).
            Devido à fama de Jesus, logo que a multidão ficou sabendo para onde tinha ido,  foram encontrar-se com ele. Ao avistá-los, Jesus passou a falar sobre o reino de Deus e a curar os que estavam enfermos.
Nesta pregação de sua doutrina e atuação com os enfermos, o dia acabou passando muito rápido, chegando próximo do anoitecer. Assim sendo, vendo que o povo estava cansado e com fome, pediu aos seus discípulos que os alimentassem. No entanto, eles disseram que só tinham cinco pães e dois peixes, sendo impossível alimentar mais de cinco mil pessoas. Eles haviam esquecido que Ele era Jesus e, assim, providenciou o grande milagre da multiplicação dos pães e peixes:

Lucas 9:12-13. E já o dia começava a declinar; então, chegando-se a ele os doze, disseram-lhe: Despede a multidão, para que, indo aos lugares e aldeias em redor, se agasalhem, e achem o que comer; porque aqui estamos em lugar deserto. Mas ele lhes disse: Dai-lhes de comer. E eles disseram: Não temos senão cinco pães e dois peixes, salvo se nós próprios formos comprar comida para todo este povo.

Durante todo o transcorrer deste dia, aquela grande multidão não havia se afastado de Jesus, pois queria ouvir tudo o que Ele falava. Estavam atentos aos seus ensinamentos e o dia passou muito rápido.
Agora Jesus providencia o alimento para todos eles, alimentando-os fisicamente, haja vista que, primeiramente já os tinha alimentado espiritualmente. Depois de testemunharem este milagre, eles não queriam mais deixa-lo, por onde Ele ia, estavam juntos d’Ele.

Desenvolvimento:

            Muitas pessoas que ali estavam já tinham ouvido falar de Jesus e procuraram se aproximar d’Ele para conhecê-lo. Mas agora, eles estiveram com Ele e haviam testemunhado um de seus milagres e, ainda, se aproveitaram dele, isto é, saciaram a sua fome.
            Eles comprovaram o que tinham ouvido falar a seu respeito, mas a grande maioria, passou a segui-lo devido a realização do milagre feito por Ele, ou seja, estavam mais interessados no que Ele fazia do que em sua própria Doutrina.
E você! Tem agido igual a este povo da narrativa? Só está buscando a Jesus devido às bênçãos por Ele concedidas?  E não quer nada com o Senhor das Bênçãos?  Aproveitando o assunto deste contexto, oportuno se faz perguntar-lhe: Quem Você Diz Que Jesus É?

1. Você acha que Ele poderia ser João o batista? (como algumas pessoas da época pensavam).

Eles, incluindo o rei Herodes, estavam com esta dúvida. Enquanto outras pessoas achavam que o profeta Elias tinha aparecido. E, por fim, outros diziam ser um dos antigos profetas que havia ressuscitado:

Lucas 9:7-8. E o tetrarca Herodes, ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido; E outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado.

2. Será que você acha que Jesus era um Pervertido?

Eles diziam que Ele corrompia a Nação com seus Ensinos e Doutrinas, inclusive contrariando as Leis e Tradições dos Judeus.  Por isso, o levaram diante do governador da Judéia, região mais ao Sul da Palestina - Pôncio Pilatos, para que fosse julgado: Qual seria a acusação contra Ele?

Lucas 23:2. E, levantando-se toda a multidão deles, o levaram a Pilatos. E começaram a acusa-lo, dizendo: Havemos achado este pervertendo a nação, proibindo dar o tributo a César, e dizendo que ele mesmo é Cristo, o rei.

            Talvez, por atrair uma multidão de pessoas por onde passava, acabava trazendo algum alvoroço na aldeia ou na cidade.  Muitas pessoas queria conhece-lo pessoalmente.

3. Será que você acha que Jesus era um Agitador ou Baderneiro?    

            Devido aos milagres, prodígios e maravilhas que realizava por onde passava, costumava levar junto a si, uma multidão de seguidores e, com isso, trazia alvoroço. Quando promovia um milagre em meio a multidão, o alvoroço ainda era maior.  Sendo assim, eles O acusavam de ser um agitador.

Lucas 23:5. Mais eles insistiam cada vez mais, dizendo: Alvoraça o povo ensinando por toda a Judeia, começando desde a Galileia até aqui.

João, o batista, não conhecia pessoalmente a Jesus, mas já tinha ouvido falar sobre Ele e os seus feitos, inclusive quando estava preso no cárcere, a mando do Tetrarca Herodes: “Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o amarrado e colocado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe” (Mateus 14:3).
Mas, embora ele não conhecesse a Jesus, ouvira falar d’Ele e mandou seus seguidores irem até onde Ele estava (já que não podia ir, pois estava preso), para saber se realmente era o “Ungido de Deus” que Israel esperava ansiosamente: “Eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, veio eu, por isso, batizando com água” (João 1:31).

E, segundo as Escrituras Sagradas, quem é JESUS?     

a) Ele é o FILHO de DEUS. João 3:17. “Porque Deus enviou o seu FILHO ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”.

b) A Segunda Pessoa da TRINDADE. Mateus 28:19. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO”.

c) O CORDEIRO de Deus que Tira o Pecado do Mundo. João 1:29. “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

d) Ele é o CAMINHO. João 14:6. “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim”.

Gostaria de me deter um pouquinho mais nesta narrativa que diz que Ele é o caminho. Mas, Ele é o caminho para onde ou para quem?

1. Para Todos os que estão Cansados e Sobrecarregados: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

2. Para Todas as pessoas que enfraqueceram na Fé: “O Senhor é a minha força ...(Êxodo 15:2).

3. Para Todos aqueles que já ouviram falar d’Ele, mas que ainda não O conhecem: “Então, conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor ... (Oséias 6:3)”.

4. Para Todos NÓS, miseráveis pecadores. ”Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).


CONCLUSÃO:

           
Os Judeus, em sua grande maioria, não conheciam a Jesus, pois achavam que João o Batista era Ele. Sendo assim, enviaram sacerdotes e levitas para perguntar a João se ele era o Cristo: “(...): Quem és tu?”  E ele disse: (...): “Eu não sou o Cristo” (João 1:19).
O povo também não conhecia a Cristo, inclusive nem todos os discípulos que andavam com Ele o tempo todo O conheciam totalmente. Ele direcionou esta mesma pergunta para seus discípulos: “E, vós, quem dizeis que eu sou? Poucos souberam responder esta pergunta, mas, Pedro, impulsionado pelo Espírito Santo de Deus, disse: “Tu és o Cristo de Deus” (Lucas 9:20).
            Pedro confirma que Ele era o Filho do Deus Todo-Poderoso, que O enviou a terra para cumprir uma de suas maiores missões – Nos Resgatar das Garras do Pecado (de Satanás) e, assim, nos levar de volta para o DEUS-PAI.
            Assim somos NÓS, achamos que conhecemos a Jesus Cristo, mas, muitas vezes só ouvimos falar d’Ele. E, mesmo aqueles que tiveram o privilégio de testemunhar algum de seus milagres, também não O conhecem totalmente.
Entretanto, como foi com João o Batista, embora não o conhecesse, havia sinalizadores que o identificariam: “E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. (...), mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espirito, e sobre Ele repousar, esse é o que batiza com o Espirito Santo” (João 1:32-33).
            Em nossos dias não é diferente, pois o mesmo que enviou João a batizar com água, lhe dizendo como identificaria a Cristo, está também nos dizendo diariamente que onde avistarem o agir de Deus através de seu Espírito Santo, ali também se faz presente o FILHO DE DEUS, isto é, o CRISTO – o Salvador do Mundo.
Se você e eu quisermos conhece-lo totalmente, temos que nos debruçar diariamente em Sua Palavra (estudar com dedicação) e pedir para que o Espírito Santo ministre em nossos corações, trazendo o conhecimento correto de quem é a Pessoa de Jesus Cristo e o seu Verdadeiro Evangelho (Doutrina). Amém!


Eduardo Veronese da Silva
Membro e Obreiro da Assembleia de Deus
Ministério IX Marcas – Cariacica/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário