Radio do Bloguer do capitão.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

QUAL LEPRA TEM AFLIGIDO VOCÊ?

2º Reis 5:1-19

Introdução

            Na antiguidade, havia falta de conhecimento sobre determinadas doenças e, com isso, era difícil diagnosticá-las com precisão, este era o caso da lepra. Por isso, muitas vezes, ela era confundida com outros tipos de enfermidades, principalmente com as doenças de peles e venéreas. Na idade média, a lepra era tida como um símbolo do pecado, como sendo um sinal externo e visível de uma vida de pecado e, também, da transgressão sexual.
Na época de Jesus, a lepra era uma doença terrível e incurável. Quando era constatado  alguém leproso, ele era privado do convívio social e ficava num lugar isolado das demais pessoas. O Novo Testamento nos mostra a situação dos leprosos, o seu isolamento em cavernas ou em vilas afastadas da população. Se tivesse de andar ao encontro de outras pessoas, teriam que tocar um sino ou falar em voz alta (à distância), identificando-se como sendo um leproso, para que se evitar qualquer tipo de aproximação.

Lucas 17:12-13. E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.

Era uma situação muito humilhante, visto que a lepra era considerada no Judaísmo um estado de grande impureza e que não tinha solução. Em caso de um leproso tornar-se curado, ele teria que ir até o Templo de Jerusalém se apresentar ao sacerdote para que o examinasse: “E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes” (Lucas 17:14).
Jesus, por conhecer muito bem sobre as tradições judaica, manda que esses homens  procurassem  o sacerdote para que se cumprisse todo o regramento exigido por eles. Ele não veio para ab-rogar a lei, mas para cumpri-la.
          
Desenvolvimento
         
Em nossos dias, a lepra é muito conhecida; entre outros nomes, como hanseníase. Doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. É também conhecida como morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sangue. Não é uma doença hereditária.
A forma de transmissão se dá pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. O contato próximo e frequente favorece a contaminação. O bacilo de Hansen pode atingir vários nervos, mas ataca mais frequentemente os existentes nos braços e nas pernas.
Com o avanço da doença, os nervos ficam danificados e podem impedir os movimentos dos membros, como fechar as mãos e andar. Esta era uma das terríveis doenças que acometiam muitas pessoas no passado e, conforme apresentado no capítulo 4, do Livro de 2 Reis, ela contaminou uma pessoa de destaque e prestigio regional Naamã. Sendo assim, queremos destacar alguns aspectos deste texto para nossa meditação e reflexão, trazendo aplicação para os nossos dias.

V.1  Quem era Naamã?  Ele nada mais era do que o Chefe ou Comandante do Exército Sírio. Um homem que tinha muito prestígio e respeito junto ao rei da Síria. Além desses atributos, ele era valoroso, muito conhecido e detinha fama em todas as regiões da Síria, ou seja, todo o povo o admirava.

2 Reis 5:1. E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante de seu senhor e de muito respeito; (...), e era este varão valoroso (...).

Porque ele tinha esse prestígio do rei e de todo o povo da Síria?

            A resposta a essa pergunta é muito simples e se encontra no próprio versículo 1: “porque por ele o Senhor dera livramento aos siros (...)”. Ele era um bravo guerreiro que já havia vencido várias batalhas contra adversários de seu País, dando-lhes grandes livramentos.
Aplicação: E você; tem sido um servo valoroso diante de seu Senhor?  Você tem cumprido com as ordenanças escritas na Palavra de Deus? Ou você tem deixado às coisas de Deus para segundo ou terceiro plano? Você tem dado preferência em satisfazer aos seus desejos humanos (ou carnais), tratando de forma desleixada as coisas de Deus?
Quem sabe, não está na hora de você fazer um autoexame e  olhar para o exemplo de Naamã e passar a considerar em primeiro lugar as coisas de seu Senhor: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

V.2-3 Jovem Israelita Levada Cativa: Numa dessas batalhas, Naamã leva cativa uma jovem israelita para ser serva de sua esposa: “(...) levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã”.  Esta menina, vendo a situação e o sofrimento de Naamã (era leproso), disse a sua Senhora que havia um profeta em Samaria, que poderia restaurar a saúde de seu marido.
Aplicação: alguns pontos nos chamam a atenção neste versículo em relação a esta menina. Primeiro, com certeza era uma cristã temente a Deus e muito piedosa. Ela tinha sido levada para longe de sua família e de sua pátria (Israel), para ser tratada como escrava (serva). Mas, mesmo assim, não tinha em seu coração o desejo de vingança, mas teve compaixão daquele que a levou cativa. Ela adotou uma atitude que está descrita num dos Evangelhos (Novo Testamento):

Lucas 6:27-28. Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem. Bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam.

Segundo, ela, além de crer em seu Deus, foi ousada e não teve medo de sofrer qualquer tipo de repreensão por falar diretamente com sua Senhora (o que não era muito comum à época) para anunciar as maravilhas que o seu Deus poderia fazer às pessoas; em especial, ao seu marido:

2 Reis 5:3. E disse esta à sua Senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria: ele o restauraria de sua lepra.

Desde que você se converteu ao Cristianismo, você tem procurado propagar o Evangelho de Jesus Cristo para as pessoas diariamente? Ou você é do tipo de cristão invisível ou moita? Do tipo que ninguém sabe ou percebe por suas atitudes diárias que o identifiquem como sendo um cristão!

V.4-5. Naamã dá ouvida a sua Esposa: Embora tivesse muito prestigio junto ao seu rei e a toda população da Síria, Naamã, “porém, era leproso” (v.1). Assim que a mulher ouviu a menina israelita, esperou seu marido chegar em casa e contou-lhe sobre o tal profeta de Samaria: “Então, entrou Naamã e o notificou a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel”. Nota-se, que o sofrimento desta doença não estava restrito somente a Naamã, mas atingia também a sua esposa e, com certeza, a toda sua família. Outro ponto a considerar em relação a menina israelita, é que, tanto a esposa e o próprio Naamã, deram crédito ao que ela dissera.
            Aplicação: Em nossos dias está muito difícil dar crédito ao que certos cristãos (Pastores, Padres, etc.) têm pregado nos púlpitos das igrejas. Estamos com carência de líderes espirituais (ou religiosos) que “Preguem o que vivem, e vivam o que pregam”.
A narrativa em estudo, não apresenta quanto tempo esta menina ficou a serviço da mulher de Naamã. Entretanto, é bem possível ter passado bom tempo, haja vista que sua “conduta ilibada” pode ter sido o motivo principal de terem acreditado no que ela dizia.  Alguém já disse: “A vida do cristão é a Bíblia do ímpio (descrente, incrédulo)”. Portanto, muitas pessoas que sabem que somos cristãos, estão lendo diariamente (analisando, avaliando) nossas vidas. E, dependendo de como nos comportamos na sociedade, podemos tanto atrair ou afastar as pessoas de Cristo e de Sua Palavra.
 
V.9-12. A Soberba de Naamã:  É muito comum haver uma transformação na conduta do homem quando ele adquire fama e poder. Tanto que há um adágio popular muito conhecido, que diz: “Quer conhecer o homem; dê-lhe poder!” Com Naamã não foi diferente. Ele foi para Israel (Samaria) com grande comitiva. Pela sua posição e prestigio, esperava ser recebido pelo profeta Eliseu com grandes pompas. O que não aconteceu: “Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e com o seu carro e parou à porta da casa de Eliseu”.
            Ele ficou muito indignado com a atitude do profeta, pois este, nem sequer foi ao seu encontro, mandando-lhe um mensageiro para representa-lo: “Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: (...)”. É possível imaginar a decepção deste homem, pois era aclamado por todos em seu País, mas foi tratado como uma pessoa comum por Eliseu. 
Para piorar a situação, a mensagem enviada para ele, acabou por completo de deixar-lhe ainda mais indignado: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado”.  Após ouvir a mensagem, ele faz um julgamento da mesma, ao dizer que: “Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar purificado? E voltou-se e se foi com indignação”.
            Aplicação: Como você atua e se comporta em sua congregação, em seu local de trabalho ou em sua casa? Será que você se espelha na Síndrome de Naamã; querendo ser sempre recebido e ovacionado pelas pessoas com muita cortesia?  Você é daqueles cristãos que acha que, por ter muito talento, a liderança é sempre obrigada a te dar oportunidades para atuar nos cultos ou coloca-lo nos melhores lugares? Será que você se julga melhor que os outros irmãos da igreja ou dos componentes da sociedade? Muito cuidado com a soberba e a altivez, elas podem te distanciar do céu: “(...). Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes” (Tiago 4:6).

1 Pedro 5:5. Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (grifo nosso).
           
            Precisamos entender que tudo que conquistarmos aqui nesta terra são passageiras e efêmeras, onde as “traças, ferrugens e ladrões, minam e roubam” (Mateus 6:19), mas as coisas celestiais não tem perigo algum de sofrerem qualquer um desses danos.

V.13-14. Naamã dá ouvido aos seus Servos: Totalmente indignado pelo tratamento recebido pelo profeta Eliseu, Naamã decide voltar para sua pátria. Entretanto, adotando a mesma conduta da jovem menina israelita, seus servos se aproximam de seu Senhor e o exortam: “Meu pai, se o profeta te dissera alguma grande coisa, porventura, não a faria? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te e ficarás purificado”.
            Interessante observar que esses homens deviam servir a Naamã há muito tempo, como também, deviam ter uma conduta irrepreensível junto á ele, pois os ouviu e atendeu a sua advertência: “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado”.
            Por pouco, devido a seu orgulho Naamã não perde a oportunidade de ficar livre de uma doença que o afligia profundamente a alma – a Lepra. Enquanto estava com sua armadura e em sua cavalgadura, era o ‘Todo poderoso e admirado por todos, mas, provavelmente, quando chegava em  sua casa e tirava a armadura, mal podia abraçar e beijar sua esposa e filhos.
            Aplicação: Naamã se curvou ante aos seus servos, deu ouvido ao que lhe disseram e fez o que o profeta de Deus havia mandado.  A grande questão é: você tem dado ouvido a voz de Deus (ou de seu profeta; ungido).  Será que o orgulho e a soberba, tem tapado seus ouvidos e endurecido seu coração, impedindo você de receber a benção de que tanto espera receber de seu Senhor? Reflita sobre isso, e medite na Palavra de Deus: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10).

V.15 A Gratidão de Naamã a Deus: Assim que recebeu a benção da cura desta terrível doença, Naamã voltou à casa do profeta Eliseu para agradecê-lo, inclusive insiste em dar-lhe presentes. O que não foi aceito por Eliseu: “(...), voltou ao homem de Deus, (...), e pôs-se diante dele, e disse: Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço que tomes uma benção do teu servo”.
            Muitos são os casos, em que as pessoas somente buscam a Deus nos momentos de grande angústia e aflição,  passando vários dias a clamar por sua misericórdia, mas quando recebem a resposta satisfatória da parte de Deus,  voltam a se esquecer Dele. Outras pessoas pensam que Deus é um mero objeto de barganha, ou seja, “se você me der isso, eu vou passar a te servir e te adorar”. Essas pessoas, mesmo estando na igreja há muito tempo (crentes de longa data), ainda não conheceram a Deus.

E Qual tem sido a sua lepra?

            No texto Bíblico que acabamos de analisar, Naamã sofria literalmente de uma doença conhecida à época, como lepra, e que, naqueles tempos, não existia cura para a mesma (no aspecto humano e científico). No entanto, nossa intenção é fazer uma aplicação de forma a substituir esta doença – a Lepra, por outros males que tem afetado as pessoas na atualidade. Vejamos alguns deles:

1. Pornografia Visual e Virtual: Talvez, você seja uma pessoa que pague suas contas rigorosamente em dia; não tenha o costume de falar mal ou de difamar qualquer pessoa, mas é um (a) “viciado (a)” em pornografia visual e virtual. 

Mateus 6:22-23. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

A pornografia a que nos referimos, pode ser qualquer tipo de material obsceno e impuro, que não convém que seja visto ou usado por cristãos verdadeiros, tais como, fotos, vídeos, revistas, filmes, gravuras, textos e objetos. Esse texto de Mateus deixa bem claro qual será o fim daqueles que praticam tais coisas.

2. Infidelidade Conjugal: Pode ser que você seja uma pessoa que trabalhe honestamente e seja um excelente pai, mas, infelizmente, seja infiel em seu relacionamento conjugal, mesmo que não o faça fisicamente, ou seja, não realize o ato sexual propriamente dito, com a outra pessoa. A Palavra de Deus nos adverte que “Aquele que olha para uma mulher e a deseja sexualmente, já está em adultério (cometeu pecado) com ela”.  

Hebreus 13:4. Venerado seja entre todos o matrimônio  e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.

           Ainda existe uma outra situação que gostaria de colocar em destaque: o marido (ou a esposa), no momento do ato sexual praticado entre eles, imagina (fantasia) que está tendo a relação sexual com outra pessoa desejada. Isto também é infidelidade conjugal. E, além dessas  e outras situações, ainda existe o adultério Espiritual.

3.  Avareza: De repente, você é uma ótima mãe (ou pai), uma excelente executiva ou profissional de destaque na empresa em que trabalha, mas é extremamente avarenta (o). Pode-se entender pela expressão, como sendo uma pessoa mesquinha (faz conta de centavos etc.), miserável, unha de fome, isto é, com apego demasiado por dinheiro ou posses materiais.
            O interessante a destacar é que o avarento (a), necessariamente, não precisa ser uma pessoa com muitas posses materiais. Pode ser o podre, mas que almeja a riqueza a qualquer custo e, com isso, deixa qualquer outra área da vida para segundo plano (casamento, escola, vestuário, alimentação, lazer com a família e filhos prejudicados).

1 Timóteo 6:10. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Ou, a pessoa que enriqueceu com muita dificuldade e tem o maior medo de perder tudo que conquistou. Estou me referindo aqui, a pessoas que alcançaram prosperidade financeira, mas sem se valer de atividades ilícitas, contrárias a Palavra de Deus (Agiotagem, Tráfico de Drogas ou de Armas, Sonegação de Impostos, Furtos e Roubos, Lavagem de Dinheiro, entre outras).  Ela não ajuda ninguém (nem a seus familiares mais próximos). Essas pessoas costumam não dormir direito e nem a aproveitar os momentos mais simples da vida. Elas criam uma obsessão e se tornam escravos da cobiça e ambição. 

4. Mentira: Existem inúmeras pessoas que são maravilhosas, carismáticas, solidárias, fiéis aos seus cônjuges, entre outras virtudes, mas são mentirosos de carteirinha.  Elas, de tanto contar mentira, passam a dar crédito as suas próprias mentiras como se fossem verdades.

Apocalipse 21:7-8. Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

            Há, alguns cristãos, que não valorizam o Antigo Testamento por entender que Deus era um “verdadeiro carrasco” naquela época com seu povo. Gostam muito do Novo Testamento e se apegam sempre a fala de que Deus é Amor: “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 João 4:8).  Realmente ele é amor, mas se esquecem de que Ele é o Deus de justiça e fogo consumidor:

Levítico 10:2. E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, (...), e ofereceram fogo perante o Senhor, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu, e morreram perante o Senhor.
(...)
Hebreus 12:28-29. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade. Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

Vimos no texto de Apocalipse, que Ele insere a mentira no mesmo patamar do homicídio, adultério, entre outros pecados. E se não houver arrependimento e mudança de atitude, a sentença será igual para todos que insistirem em praticá-los.

5. Comportamento Mundano: Neste tópico, faremos  uma analogia com uma fala muito ouvida em conversas sociais entre amigos: “Fulano (a) se casou, mas quer continuar a viver uma vida de solteiro (a)”.  Quem é casado e leva a sério o seu matrimônio, sabe que isso não é possível, ainda mais, quando surgem os filhos. A vida muda completamente.
Nesse mesmo sentido, é a vida do individuo que se converteu ao Cristianismo. Não tem como ele continuar suas práticas mundanas de antes, pois o nosso Deus e a sua Palavra não irão respaldar estas atitudes.  Na verdade, as Escrituras condenam taxativamente a conduta de todo aquele que carrega o título de Cristão (ou Evangélico) e tem uma vida promiscua.

Mateus 6:24. Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (em aramaico significa o deus da riqueza).
(...)
Tiago 4:4. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constiui-se inimigo de Deus.

            Portanto, irmãos, não podemos viver uma vida dupla com/em Cristo. Antes de conhecer o Evangelho e a Cristo, fazíamos o que achávamos que era reto diante de nossos próprios olhos. Agora não!  Precisamos andar e caminhar junto a sociedade corrompida, mas de maneira que sejamos irrepreensíveis e inculpáveis. A Igreja Visível sem mácula (mancha ou sujeira) de Cristo.

6. Ostentação Pessoal: Poderíamos usar outra palavra como sinônima deste comportamento adotado por certas pessoas da sociedade (e membros de igrejas) a Soberba (ou Altivez). Parece que algumas pessoas gostam de se apresentar como se fossem melhores do que outras, quer seja em relação aos seus talentos ou, até mesmo, por terem uma situação econômica e financeira melhor que as demais.

Provérbios 16:18. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
(...)
Marcos 7:21-23. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicidios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

            Percebemos em nossos dias, que muitas pessoas que conhecemos, parecem ter a necessidade de se valer deste tipo de comportamento para se autoafirmar, quando, na verdade, sentem-se totalmente inseguras e inferiores as demais pessoas. Provavelmente, elas ocultam a natureza real e verdadeira que possuem.

Conclusão

            Naamã ocultava um segredo que lhe causava grande dor e sofrimento. Enquanto estava vestido com a armadura se sentia outra pessoa, totalmente realizada. Entretanto, quando estava em casa e sozinho, a tristeza lhe corroía o coração. No primeiro momento, pela sua arrogância e altivez, não deu crédito a palavra de Deus dita pelo profeta Eliseu. Mas, teve humildade e ouviu a exortação de seus servos e fez o que lhe mandara. Assim ele foi curado da lepra.
            Talvez você, irmão em Cristo, tenha se alinhado com alguma (ou algumas) das condutas citadas neste Sermão, onde denominamos de Lepra. Graças a Deus, nos dias de hoje, tanto a doença originalmente conhecida como lepra (atualmente Hanseniase), tem cura; quanto qualquer um desses e outros pecados que você comete diariamente. 
A Palavra de Deus nos assegura que não há ninguém que faça o bem; porque “Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Romanos 3:12).  Portanto, não adianta nada você ocultar das pessoas o seu pecado, igual a Naamã, porque Deus conhece o que passa em sua mente e no seu coração, pois “Ele sonda o nosso coração e de longe entende o nosso pensamento” (Salmo 139:1). 
Pare para refletir sobre tudo que foi abordado neste Sermão e relembre quantas vezes Deus usou alguém (profeta, porta-voz) para falar com você sobre isso, mas você a ignorou, não dando ouvido a Palavra de Deus. 
Busque o mais depressa  possível a Deus para que Ele possa te curar de sua lepra. Só assim, serás verdadeiramente livre do pecado que tão de perto o rodeia.


Eduardo Veronese da Silva

Servo do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário