Radio do Bloguer do capitão.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

PRECISAMOS SER SÓBRIOS E SERENOS

Sobriedade:

         Um dos significados de sobriedade é a qualidade, condição ou o estado de quem "é" ou "do que é" sóbrio. Uma pessoa que é ou está em sobriedade é moderada em seus atos, isto é, mantém-se em equilíbrio mesmo em circunstâncias adversas.

        1 Pedro 5:8-9. Sede sóbrio, vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como      leão bramando, buscando a quem possa tragar.

        Esta expressão é usada comumente para representar uma pessoa que não está sob o efeito de substâncias psicotrópicas (lícitas ou ilícitas). É estar no pleno controle de sua vontade, ou seja, tem domínio próprio.

Serenidade:

        A serenidade pode ser entendida ou interpretada pela qualidade ou estado do que "é" sereno. É o caso da pessoa que expressa tranquilidade diante de situações inusitadas e complexas. Essa pessoa demonstra em suas atitudes, ter Paz e Tranquilidade de Espírito. Na reunião do Grupo de Alcoólicos Anônimos, costuma-se fazer a "Oração da Serenidade", que diz assim:

        "Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar; coragem para mudar aquelas que posso e sabedoria para saber distinguir uma da outra". 

            Gostaria de me ater a estas três expressões: primeiro a palavra aceitar. Em nossa vida, precisamos aceitar o inaceitável, por exemplo; a morte; o envelhecimento; o sofrimento; a internação numa clínica para tratamento, a separação conjugal, entre outras coisas. Percebe-se que essas situações não são muito fáceis de aceitar, mas precisamos, pois muitas vezes não podemos fazer nada para mudá-las.
               Como também, precisamos ter coragem para promover as mudanças que competem a nós fazê-las, mesmo que possa doer muito. Somos muito resistentes às mudanças e tem muitas coisas que nos parecem impossíveis de serem mudadas. Pelo menos para os homens; por exemplo: 1. A Injustiça Social - é muita desigualdade vivida pelas pessoas de uma mesma sociedade, de um mesmo povo e de uma mesma nação. 2. A Corrupção Humana - Nós, Cristãos, sabemos que o homem já nasce com sua natureza corrompida (devido o pecado original de Adão e Eva), mesmo assim, a situação em que estamos vivendo (principalmente no Brasil), nos assustam. Poderíamos listar tantas outras situações, mas faremos menção de dois textos Bíblicos para encerrarmos este tópico:

       Em Mateus 19:25-26. Jesus dialoga com seus discípulos acerca da salvação eterna; e eles o indagam: "(...): Quem poderá se salvar? E Jesus disse-lhes: Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível".

       No Livro de Romanos 3:23, o apóstolo Paulo escreve que "(...) todos pecaram (se corromperam) e destituídos estão da glória de Deus".
        
     Não foi dado ao homem o poder de promover com suas próprias forças (ou mãos) a "lavagem e purificação" de sua maldade, mas somente ao Filho do Homem - Jesus Cristo. 
           
      A terceira expressão dessa oração da serenidade é "distinguir a diferença". Para conseguir isso é necessário adquirir sabedoria, ou seja, a capacidade de julgar (discernir) corretamente e agir de forma prudente, pois assim, você poderá prever os perigos e evitá-los. Esta sabedoria é aquela que vem do alto, ou seja, é concedida ao homem por Deus.
   Portanto, as pessoas que se entregam totalmente a corrupção (ou ao pecado), não conseguem enxergar (distinguir) esta diferença, pois não veem que existe outra alternativa ou forma de viver. 

         Os 12 Passos dos Alcoólicos Anônimos

1º Passo: Devemos admitir que somos impotentes perante às drogas, que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas. (Leia Romanos 7:18);

2º Passo:  Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolver-nos á sanidade. (Ler Filipenses 2:13);

3º Passo: Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos. (Ler Romanos 12:1);

4º Passo: Fizemos minucioso e destemido inventário moral (relação detalhada de bens deixados para serem partilhados após sua morte) de nós mesmos. (Ler Mateus 23:25-26);

5º Passo: Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante os outros, a natureza de nossas falhas. (Ler Tiago 5:16);

6º Passo: Nos prontificamos inteiramente a deixar que Deus remova todos os meus defeitos de caráter. (Ler Tiago 4:10);

7º Passo: Humildemente rogamos a Ele que nos livre de nossas imperfeições. (Ler 1 João 1:9);

8º Passo: Fizemos uma relação de todas pessoas a quem tenhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos causados a elas. (Ler Lucas 6:31);

9º Passo: Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo signifique prejudicá-las ou a outrem. (Ler Mateus 5:23-24);

10º Passo: Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, o admitíamos prontamente. (Ler  1 Corintios 10:12);

11º Passo: Procuramos, por meio da Oração e Meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, (...), rogando apenas o conhecimento de sua vontade sobre nossas vidas, e força para realizar essa vontade. (Ler Colossenses 3:16 e 1 Pedro 4:1-2);

12º Passo: Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoolistas e toxicômanos e a praticar esses princípios em todas as nossas atividades. (Ler Gálatas 6:1-2)

        Amigos, tive o privilégio de trabalhar com Dependentes Químicos por aproximadamente 4 anos, onde aprendi com eles esta maravilhosa Oração da Serenidade e, com meus Colegas de Serviço, os 12 Passos do AA. Acrescentei entre parenteses, algumas referências Bíblicas que não são mencionadas na Reunião Diária dos grupos de AA, mas que servirão de suporte "Espiritual" para aqueles que estão passando e vivendo por esta triste e dolorosa etapa de suas vidas. Que Deus os abençoe!




          




Nenhum comentário:

Postar um comentário