Radio do Bloguer do capitão.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

TOQUE E SEJA TOCADO POR JESUS

Introdução:

Por volta do Século XVII e XVIII, o físico Isaac Newton formulou leis da física que constituem a base primária para a compreensão dos comportamentos estático e dinâmico de corpos materiais, seja em escala celeste ou terrestre. Em essência, essas leis estabeleciam referencias que podem explicar o estado de repouso (inércia) ou de movimento entre dois corpos materiais, bem como o resultado de suas interações, isto é, sua ação e reação.
Muitos séculos antes dessa descoberta na esfera humana, o maior físico de todos os tempos – Deus (e Jesus Cristo), já ensinava o seu povo – os Hebreus, sobre esta lei, mas voltada para o campo do relacionamento vertical entre Ele (Deus) e o Homem (sua Criação). Para exemplo, veja o que Ele disse em uma de suas falas, registrada no livro de 2 Crônicas:

2  Crônicas 7:14. Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Primeiramente, Ele diz que é necessário que ocorra uma ação por parte do homem: “Se o meu povo (...), se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos (verso 14a)”.  E, em seguida, após o homem ter praticado a sua ação, Ele promete que haverá de sua parte uma reação: “(...), então, eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (verso 14b)”. Nesse sentido, iremos apresentar com detalhamento sobre o tema, tomando como base o texto registrado no Livro do Evangelista Marcos 5:25-34.

Marcos 5:25-34. Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo  imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes?  Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou?b Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.

            A narrativa em destaque, fala de uma mulher que tinha uma enfermidade por um período de 12 anos. Ela já tinha procurado ajuda de várias pessoas para tentar ser curada, inclusive investiu grande soma em dinheiro, mas não obteve êxito.
No entanto, um dia ela ouviu falar de Jesus Cristo e de seus feitos, tomando a atitude ou a iniciativa de ir ao seu encontro e de tocá-lo, pois tinha a certeza de que seria curada. Agora, ela procurou e foi em busca da pessoa certa..

1. A Ação que gerou uma Reação:

Versos 27-28.  A Ação.  Ela ouvindo falar de Jesus, mesmo em meio a uma grande multidão, chegou por detrás d’Ele e tocou nas suas vestes. Ela tinha esta convicção, e dizia: “Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei”.
            Esta mulher tentou de todas as formas tratar de sua hemorragia, mas infelizmente a situação só veio a piorar. No entanto, quando ela ouviu falar de Jesus e de seus Milagres, não pensou duas vezes, tomou a Atitude (ação) de ir ao seu encontro e de tocá-lo.

Versos 30,34A Reação. Logo Jesus, conhecendo que d’Ele saíra poder (virtude), voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou em minhas vestes? (...). Não tendo mais como se esconder, a mulher voltou e declarou a Jesus ter sido ela.  “E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal”.
Após tocar em Jesus, sua hemorragia foi estancada na mesma hora. Ela conseguiu chamar a atenção de Jesus e, ainda por cima, fez com que houvesse uma Reação de sua parte. E o melhor de tudo isso é que ela foi curada de sua enfermidade.

           2.  Desenvolvimento:

            Outros textos contidos nas Escrituras Sagradas, também registraram momentos e circunstâncias em que houve uma Ação promovida por certas pessoas, que agradaram a Jesus, tendo uma Reação de Sua parte como resposta. Vejamos alguns destes textos:

Mateus 8:2-3. Um homem leproso foi em direção a Jesus e o adorou, dirigindo-lhe a palavra ao dizer: Se quiseres, podes tornar-me limpo.

            Este homem teve a Ação  de  ir ao encontro de Jesus e pediu que lhe curasse de sua lepra. Em Reação a sua iniciativa, Ele o tocou e tornou-se limpo (curado).

Mateus 9:27-30a. Dois cegos seguem a Jesus, passam a clamar e a dizer-lhe: Tem compaixão de nós, filho de Davi. Ele toca em seus olhos e diz: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhe abriram.

            Esses dois cegos tiveram a Ação de seguir a Jesus e de clamar em voz alta por Ele, obtendo como Reação a cura de suas cegueira.

Marcos 3:10. Jesus havia promovido muitas curas e, com isso, atraiu uma grande multidão de enfermos que promoveram a Ação de se lançarem sobre Ele, para lhe tocarem.

Em muitos de seus milagres, Jesus não chegou nem a se aproximar de certos doentes ou sequer em tocá-los. Em outros lugares, foram os enfermos que tiveram a Atitude (Ação) de ir ao Seu encontro para tocá-lo. E quando isso aconteceu, Ele teve a Reação de promover a cura desses doentes.

          3. Exortação a ação de Tocar e a reação de ser tocado por Jesus

            Você tem procurado tocar em Jesus Cristo?  Em outras palavras: qual tem sido a sua ação em relação a Jesus Cristo?  Muitas vezes esse toque pode ser simbólico e não literal. Portanto, vamos ver alguns exemplos para nossa reflexão!. 

              O tocar em Cristo pode ser apresentado ou representado pela forma de:

.  Oração: - Cornélio era um homem Piedoso e Temente a Deus, fazia esmolas ao povo e de continuo orava a Deus. Esse homem, devida a sua ação em relação a Cristo, teve como reação da parte ‘dEle ouvir a sua voz: “(...) As tuas orações e as tuas esmolas tem subido para memória diante de Deus” (Atos 10:1,4).

.  Louvor: - Davi, no Salmo 22, reverencia a pessoa do Messias (Jesus Cristo), ao declarar que o louvaria no meio da congregação (Salmo 22:22);

Clamor: - Jesus expulsou os mercadores do Templo e os meninos iam em sua direção e clamavam a Ele. Ele disse algo importante sobre os meninos “Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor” (Mateus 21:15-16);

.  Prostrar-se: - A mulher do fluxo de sangue aproximou-se de Jesus e prostrou-se aos seus pés: “Então, a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade” (Marcos 5:33);

.  Evangelização: - Filipe foi impelido pelo anjo do Senhor para que pregasse o Evangelho ao Eunuco Etíope. Após evangelizá-lo, ele creu em Cristo e em Sua Palavra (O Evangelho), sendo  batizado nas águas (Atos 8:26-38);

Consagrar-se: - Ana ficou muito tempo querendo ter um filho, pela sua fé e insistência o Senhor respondeu e concedeu sua petição. Em uma de suas orações disse que consagraria seu filho para dedicar-se a Sua obra e assim foi feito (1 Samuel 1:20-28).

. Visitar os Enfermos: -  Precisamos ir aos hospitais visitar aqueles que estão enfermos e dizer-lhes o quanto Jesus os amam. "estava nu, e me vestistes, enfermo, e me visitastes, preso e fostes ver-me" (Mateus 25:36)..

. Dar Comida aos Famintos e Necessitados: - Quantas vezes nós passamos por pessoas nas ruas que estão famintas, sendo que ás vezes, nos desviamos delas, como fez o sacerdote e o levita, quando bateram naquele viajante e o deixaram quase morto na estrada. "Porque tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber, era forasteiro, e me hospedastes" (Mateus 25:35).

Conclusão:

             Todas as vezes em que tomamos iniciativas como as relatadas acima, estamos tocando em Jesus cristo. É importante entender que temos sempre de tomar a iniciativa em direção a Cristo, isto é, ter a ação e a iniciativa de tocá-lo, pois, agindo assim, a possibilidade de que Ele promova a reação de nos tocar é muito Maior. 
A mulher do fluxo de sangue enfrentou grandes barreiras e desafios, com o risco da própria morte ao tomar a atitude de ir em sua direção e tocá-lo. No mesmo instante, a reação d’Ele lhe trouxe vida saudável, isto é, ela foi curada totalmente de sua enfermidade.
Portanto, que descruzemos os nossos braços e os estendamos para que possamos tocar em Cristo e Ele possa nos tocar, pois este é um de seus desejos. Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário