Radio do Bloguer do capitão.

domingo, 24 de junho de 2018

A OBEDIÊNCIA GERA LONGEVIDADE E FELICIDADE

Introdução:

            A obediência e o cumprimento da vontade de Deus, são alguns dos pré-requisitos para que toda e qualquer pessoa que se diz Cristão, tenha acesso ao Reino de Deus. O texto escolhido para o embasamento do tema desta lição, encontra-se no evangelho de Jesus Cristo, conforme escreveu o evangelista Mateus:

Mateus 7:21-27. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios?  E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade ((perversidade, maldade). Todo aquele pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (Cristo). E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato (que perdeu o juízo), que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda (acréscimo nosso).

            Esse texto é maravilhoso e muito rico em seus ensinamentos. Por isso, vale a pena detalhar alguns comentários acerca da analogia apresentada por Jesus ao seus ouvintes:

            Verso 21. “Nem todo o que me diz: (...)”: Jesus estava ensinando os seus seguidores (discípulos) e ouvintes, acerca da importância de que além de ouvirem a Sua Palavra, se faz necessário cumprir a vontade de seu Pai Celestial, ou seja, coloca-la em prática. Caso contrário, não terão acesso ao Reino dos Céus. Um exemplo clássico que podemos inserir dentro deste contexto, é sobre o Jovem Rico:

Mateus 19:16-20. E, eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: (...). Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades (posses e riquezas).

Pode ser observado no texto acima, como também, presumir que este jovem foi ensinado por seus pais, desde pequeno, acerca das Escritura Sagradas. No entanto, ele apenas tinha ouvido falar: “(...) Tudo isso tenho guardado desde minha mocidade”, mas não havia colocado em prática, haja vista que ele não obedecia dois dos principais Mandamentos de Jesus Cristo: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento (...). E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo (neste caso, os pobres) como a ti mesmo” (Mateus 22:37,39).  

Verso 22-23. “E muitos me dirão naquele dia (...)”: Jesus deixa bem claro sobre pessoas que profetizaram, pregaram a Sua Palavra e realizaram milagres em seu nome, mas que estavam equivocados em pensar que eram servos de Deus, quando, na verdade, Ele disse não os conhecer. 
Eles, como muitos dirigentes e membros de igrejas da atualidade, consideram que o seu “sucesso ministerial” os garantirá a salvação eterna. Quando na verdade, o que possibilitará o nosso acesso ao Reino Celestial, estará na dependência de estarmos edificados totalmente na Verdade (nas Escrituras Sagradas), no Evangelho de Jesus Cristo e na Justiça de Deus.  

Apocalipse 22:18-19. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa (o Céu), que estão escritas neste livro.   

            O apóstolo João, termina o Livro de Apocalipse (a Revelação), advertindo sobre a possibilidade de perdermos a salvação eterna. Vale lembrar que tem pessoas (crentes) que só acreditam em alguns livros das Escrituras Sagradas, e não em sua totalidade (os 66 Livros). No principio da raça humana na terra, ocorreu a mesma coisa, isto é, deixaram de cumprir plenamente a Palavra de Deus: “mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais” (Gênesis 3:3). Não obedecer e cumprir a Palavra de Deus, é uma questão de vida ou de morte!

  Meditação Semanal Diária:
. Segunda: 1 Samuel 15:19-22. Saul desobedece a ordem do Profeta Samuel (de Deus);
. Terça: Josué 1:6-9. Deus anima Josué acerca da condução do seu povo;
. Quarta: Atos 5:24-29. Pedros e outros discípulos são libertos milagrosamente da prisão;
. Quinta: Efésios 6:1-6. Os Deveres domésticos: Pais, Filhos, Servos e Senhores;
. Sexta: Hebreus 13:15-17. Obediência aos Pastores e a Liderança Cristã;
. Sábado: Filipenses 2:8-9. A Obediência exemplar de Jesus Cristo.

1. A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA:

            Em todas as organizações e instituições sociais devem existir ordem, disciplina, entendimento, regras e progresso. E um dos princípios básicos para se obter um resultado positivo e sucesso, se chama obediência. Dentro deste contexto, sempre existiu e existirá líderes, patrões, chefes, gerentes, normas e preceitos etc.     E isto ocorre também nas escolas, casas, faculdades, empresas, igrejas, e é assim que as coisas funcionam. Vale lembrar que todo País tem seus governantes e que são regidos por estatudos bem rígidos.
           
1.1 Requerida por Deus: foi Ele próprio quem a determinou a humanidade: “E ordenou o Senhor ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerá” (Gênesis 2:16-17).  Portanto, de nada adiante praticar uma serie de coisas como profetizar, expulsar demônios, praticar boas obras e fazer maravilhas, se a pessoa não for obediente à Palavra de Deus.

1.2 A Quem Obedecer: todo ser humano deve obediência à alguém. Mas, quando nos referimos a pessoa do Cristão, a obediência não está limitada ao campo humano e material, mas, principalmente na esfera espiritual. E este tipo de obediência está diretamente vinculada a Fé e ao Amor. Por crermos em Deus, nós o obedecemos. E esta atitude deve ser voluntária e totalmente consciente.

1 Samuel 15:22. Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios eomo em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Neste texto, o profeta Samuel, ordenado pelo Senhor, manda Saul destruir totalmente os Amalequitas e tudo que havia naquela cidade. No entanto, ele preserva a vida do rei – Agague e do melhor de suas ovelhas. Neste caso, ele repreende severamente a Saul por sua desobediência, e Ele mesmo mata o rei: “Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então, Samuel despedaçou Agague perante o Senhor, em Gilgal” (1 Samuel 15:33).
Amados irmãos e leitores, apenas crer em Deus (os demônios creem e estremecem – Tiago 2:19) e praticar boas obras não significa ter obediência total ao Senhor. Vale lembrar que o próprio Jesus Cristo disse que os desobedientes não entrarão no Reino dos Céus (Mateus 7:21).

1.3 Obediência aos Lideres da Igreja: a ordem registrada na Palavra de Deus, é para que haja obediência aos Pastores, haja vista que eles é que velam por nossas almas e que darão conta delas perante o Senhor (Hebreus 13:17). Muitas pessoas estão “desigrejadas” por não se sujeitarem ao Líder que estava sobre sua cobertura espiritual.
Em sendo assim, muitas delas estão achando que estão vivendo uma vida “excelente”, pois não precisam dar satisfação a ninguém. O dia que quiser ou sentir vontade, visitam uma igreja evangélica qualquer, sem nenhum compromisso com Cristo e com a Sua Palavra.
Gostaria de lembra-los de que o rei Saul havia se desvidado dos caminhos do Senhor, mas mesmo assim, Deus ainda governava a sua vida. Tanto que Davi teve duas oportunidades de tirar-lhe a vida, mas sabia tanto disso, dizendo a àqueles que o incentivavam a mata-lo:

1 Samuel 24:4,6. E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava uma caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés, e Davi e os seus homens estavam aos lados da caverna. Então, os homens de Davi lhe disseram: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem a teus olhos. E levantou-se Davi e, mansamente, cortou a orla do manto de Saul. (...). E disse a seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor (cf. 1 Samuel 26:5-11).

Um dos companheiro de Davi se ofereceu para tirar a vida do rei Saul: “Então, disse Abisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nas mãos a teu inimigo; deixa-mo, pois, agora, encravar com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez”. No entanto, pela segunda vez, Davi não o fez e nem o permitiu, dizendo: “(...): Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor e ficou inocente? (1 Samuel 26:8-9).

1.4 Obediência às Autoridades: como estamos vivendo numa sociedade, temos que ter obediência aos ditames e normas que regem a mesma. Em sendo assim, a orientação de nosso Senhor, por meio do apóstolo Paulo, é que devemos obediência as autoridades constituídas, como se estivéssemos servindo ao próprio Jesus (cf. Efésios 6:5-8).
O Cristão quando não obedece as ordens de seu chefe e contraria as  normas da empresa em que trabalha, como também não cumpre com suas obrigações profissionais, estará deixando de honrar o nome do Senhor. Ele (a) tem, enquanto Cristão, dar bons exemplos de obediência, sinceridade, honestidade e justiça, até para que atraia outros funcionários para o Reino de Deus.

Mateus 5:16. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras (conduta, procedência, palavreado, etc.) e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus (acréscimo nosso).

Como registra o texto acima, nós, Cristãos, temos que iluminar os lugares que estão em tremenda escuridão (trevas, ignorância, impiedade), pois em muitos casos, a nossa conduta diária é que fará alguém ter vontade de conhecer a este Deus que você serve.

2. RESULTADOS DA OBEDIÊNCIA:
           
Muitas pessoas e cristãos, estão buscando a benção da prosperidade de forma errada. Pedem a Deus um bom emprego, aumento de seu salário, querem ocupar um cargo de destaque, boa reputação e de prosperar na vida. Não há erro algum e nem pecado em desejar tais coisas, mas existe um segredo para que, de fato, elas sejam alcançadas – Obediência aos Preceitos Divinos.
O Salmista profetizou bênçãos, poder e riqueza para a descendência do homem que guarda os estatutos do Senhor. Ele e sua casa serão prósperos: “Louvai ao Senhor! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada. Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre” (Salmo 112:1-3).
Todos os servos do Senhor que provaram a Fé por meio da Obediência foram abençoados por Deus. Podemos citar alguns exemplos, a fim de que sejam imitados por nós, os Cristãos da atualidade, ansiosos por receber uma benção da parte de Deus:

a) Noé: por ter sido obediente ao Senhor, construiu a Arca e, com isso, livrou a usa Família da morte, inclusive, poupou a extinção dos animais da terra (Gênesis 7:14-16; 8:16-17);
b) Abraão: igualmente a Noé, não questionou quando Deus mandou que mudasse para uma terra estrangeira, distante de sua parentela. Dessa obediência, foi gerada a nação escolhida como berço do Messias (Gênesis 12:1-3);
c) Moisés: num primeiro momento, ele até que tentou recuar, mas entendeu perfeitamente que Deus estaria com ele naquela empreitada – enfrentar Faraó e libertou o povo hebreu da escravidão egípcia (Êxodo 3:2,7-10);
d) Josué: foi o auxiliar direto de Moisés, sendo obediente a tudo que ele o mandava fazer. Depois de sua morte, foi escolhido pelo Senhor para ser o seu sucessor e conduzir o povoa até a terra prometida (Josué 1:1-8);
e) Estevão: por sua obediência aos mandamentos de Deus, tornou-se no primeiro mártir a morrer por Cristo. Ele não se acovardou diante das pedradas que sofrera, deixando um testemunho inabalável (Atos 7:55-60); 
f) Paulo: depois de ter um encontro com Jesus, encarou todas as dificuldades e problemas para propagar o Evangelho de Cristo aos gentios. Ele foi fiel até a morte (Atos 9:1-6; 2 Timóteo 4:6-8).

Esses são alguns dos exemplos de personagens que resolveram obedecer ao Senhor e a Sua Palavra. Mesmo diante do perigo de morte, eles não abandonaram a sua Fé e o Amor a Cristo e a Sua Sã Doutrina.

Conclusão:

            Muitos Cristãos ainda não receberam grandes bênçãos da parte do Senhor, pelo fato de não obedecerem à vontade de Deus e por não pautarem a sua vida pelo que ordena a Sua Palavra. O próprio Jesus Cristo disse: “(...): Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” (João 14:23).  Portanto, o ser abençoado é ter Jesus Cristo em seu coração. E se você deseja ser feliz e a longevidade de vida, procure urgentemente obedecê-LO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário