Radio do Bloguer do capitão.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

A IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE



Introdução:

Antes de qualquer coisa, necessário se faz explicar ao leitor, de que não estamos desmerecendo em hipótese alguma, a importância da figura materna no que diz respeito ao desenvolvimento e a condução familiar. Vale ressaltar que o papel dos dois, atuando de forma conjunta, isto é, cada um assumindo a sua função e responsabilidade, garantirá aos seus filhos, padrões e princípios importantíssimos para a formação de seu caráter e personalidade.  
Entretanto, sabemos que a ausência de um deles poderá acarretar problemas futuros em seus filhos. Vale lembrar que em muitos lares existe a figura paterna, ou seja, o pai é vivo e mora debaixo do mesmo teto com a esposa e os filhos. No entanto, é ela quem toma todas as iniciativas e decisões da família. Dito com outras palavras, o pai é totalmente ausente. Como alguém já disse: é um “painaca”. Não resolve nada, não opina em nada, não ajuda e não tem autoridade ou o respeito dos filhos, haja vista que veem a mãe resolvendo tudo que diz respeito a convivência familiar.  
Neste caso, é bem provável que essas crianças irão crescer sem ter uma referência da figura paterna em sua formação. Com isso, poderão reproduzir o mesmo padrão comportamental adotado por seus pais, em seu relacionamento conjugal, achando que é uma coisa normal, mas não é! 
Um dos motivos da desestrutura familiar brasileira e porque não dizer do mundo, tem a sua origem por esta questão, ou seja, a ausência do referencial masculino (paternal) dentro da própria casa. Graças a Deus que para tudo existe a exceção, ou seja, sabemos também que em muitos casos, mesmo faltando o homem da casa (figura paterna), muitas são as sacerdotisas que assumem as duas funções, tornando-se verdadeiras “pães”, isto é, pai e mãe ao mesmo tempo.

Desenvolvimento

A ideia da construção deste texto deu-se após ter assistido uma ministração feita pelo evangelista Leonardo, na igreja Assembleia de Deus Nova Vida, situada em Vila Velha/ES, na semana passada. O texto escolhido por ele foi:

2 Coríntios 6:18. E eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

            O texto em relevo acima, fala acerca de exortações à Santidade. Nele, a referência volta-se para a pessoa de nosso Pai Celestial. No entanto, durante o transcorrer da abordagem, será feita a comparação entre a atitude que deve ser adotada pelos pais, em relação aos seus filhos, igualmente a que é realizada por nosso Deus-Pai.
            Pesquisas e mais pesquisas confirmam, que em boa parte das famílias em que há a ausência da figura paterna, os filhos podem vir a adotar uma conduta desviante daquela tida como normal, haja vista que não teve a referência masculina em casa.
            A figura do pai, quando verdadeiramente se faz presente dentro da estrutura familiar, proporciona aos filhos, entre outras coisas, o exemplo de autoridade e governabilidade. É ele, o pai, quem deve ser o provedor, o guia e o condutor de sua prole. Assim foi a vontade de Deus ao criar e constituir a primeira família sobre a terra.

Gênesis 1:26-27. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine (governo) sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem á sua imagem; a imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

            O livro de Gênesis, conforme consta em nossas Bíblias, registra como se deu a constituição familiar, feita por nosso Deus-Pai, juntamente com o Deus-Filho e o Deus-Espirito Santo, deixando de forma clara que ela é a “Célula Mater” da sociedade. E nós, seguidores de Cristo, somos defensores desta constituição.
            Ao primeiro homem – Adão - foi concedida por Deus a governabilidade sobre todos os seres viventes da terra. Pode-se dizer que ele passou a ser o pai de todas as coisas, ou seja, a deter toda a autoridade e condução. E como pai, ele deveria ser ou estar:

. Acessível: tem pais que não se aproximam de seus filhos, muito menos os acariciam ou se deixam acariciar. Além disso, nunca dirigem uma palavra elogiosa aos filhos. Diferentemente é a pessoa e o comportamento de nosso Deus-Pai, pois está sempre de braços abertos e com os ouvidos prontos para nos ouvir.

Isaías 59:1. Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir.
(...)
Mateus 6:6. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

            No Antigo Testamento (AT), os Israelitas tinham acesso limitado para se achegar a Deus, tendo que ir ao Sumo Sacerdote que, uma vez ao ano, entrava no Santo dos Santos, para falar com Ele, apresentando os pecados do povo. Nos tempos do Novo Testamento (NT), surgiu a pessoa do Deus-Filho, e com a morte de Jesus Cristo, o véu se rasgou de alto a baixo, a partir de então, todos os que creem e tem fé, tem livre acesso ao Pai Celestial.

. Disposto a Dialogar: em muitas casas não há mais diálogo entre pais e filhos, inclusive em alguns casos, os filhos proíbem seus pais de entrarem em seus quartos, sem a sua permissão. Com o advento da tecnologia, alguns pais, mesmo estando todos dentro de casa, costumam falar com os filhos por meio de mensagens.
O Deus-Pai, ama quando O procuramos para iniciarmos um diálogo (oração), principalmente aqueles que buscam ouvir as Suas Palavras: “E todo o povo ia ter com ele ao templo, de manhã cedo, para o ouvir” (Lucas 21:38).  

. Cuidadoso: os pais tem a responsabilidade de cuidar bem de seus filhos, dando-lhes abrigo, proteção e tudo que é de sua necessidade, inclusive preparando-os para o futuro. Enquanto estivermos vivendo aqui nesta terra, Deus cuidará carinhosamente de nossas vidas, mas os seus cuidados enquanto Pai vislumbra também o futuro.  

João 14:1-2. Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.  

. Provedor: muitas mulheres conseguiram galgar ótimos postos de serviços na sociedade atual, mas devem juntamente com seu marido, partilhar dos ganhos e das dividas da família, ou seja, ambos devem se comportar como se fossem “uma só carne”.
O ideal para uma convivência conjugal saudável e harmônica seria – “tudo é nosso”.  Infelizmente não é isso que estamos testemunhamos em muitos casamentos. Estamos vendo uma verdadeira competição entre marido e mulher. O homem deve continuar assumindo seu papel de provedor da casa, mas nada impede que sua esposa o ajude: “(...): Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora (ajudadora, auxiliadora) que esteja como diante dele” (Gênesis 2:18).
            No deserto, o Deus Todo-Poderoso, quando seu povo (filhos) tinha sede, fazia a rocha jorrar água (Números 20:11). Quanto este mesmo povo teve fome, enviou-lhes o Maná, o pão que veio do céu e muita carne – as codornizes (Êxodo 16:11-16). A Igreja Primitiva tinha uma conduta maravilhosa, pois “todos tinham tudo como sendo de posse da comunidade”, isto é, nada era de uma só pessoa, mas de todos.  

Atos 4:32. E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

. Presente: como já dissemos, alguns pais são muito ausentes em relação ao cotidiano de seus filhos. Muitos deles trocam a presença com os filhos por presentes, isto é, brinquedos, viagens, aparelhos eletroeletrônicos, etc. Vale lembra que presentes nunca irão substituir a presença dos pais.
Totalmente diferente, o nosso Pai Eterno, tem como um de seus atributos divinos e pessoal a Onipresença, isto é, está em todo o lugar: “Pelo que hoje saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há” (Deuteronômio 4:39).

Atos 17:27. Para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não esteja longe de cada um de nós.
(...)
Provérbios 15:3. Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

. Amoroso: tem pais que reproduzem com seus filhos, a mesma conduta recebida de seus pais, isto é, são frios e insensíveis. Não os abraçam, nem tiram tempo para estarem juntos e conversarem sobre todo tipo de assunto. Acham que por pagarem uma boa escola e proverem o sustento diário já fazem o necessário e suficiente, mas esquecem de um aspecto muito importante – o amor. Quem se sente amado vive muito melhor.

João 3:16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

            Não podemos esquecer que mesmo quem ama, deve corrigir seus filhos quando necessário, não esquecendo de lhes impor limites: “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem” (Provérbios 3:12).

. Amigável: há quem defenda de que os pais não devem ser amigos de seus filhos, eu discordo! Amigos gostam de estar juntos, confidenciam segredos e existe uma confiança de um para com o outro. Penso que os filhos devem confidenciar seus segredos e dúvidas primeiramente aos pais, esse é o ideal de convivência familiar.

Lucas 12:4. E digo-vos, amigos meus; não temais os que matam o corpo e depois não têm mais o que fazer.
(...)
Tiago 2:23. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
  
            Que coisa gloriosa seria poder ser chamado por Deus de seu amigo. Além de Abraão, outro personagem da Bíblia que também foi chamado de amigo do Senhor foi Moisés: “E falava o Senhor  a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo” (Êxodo 33:11).

. Perdoador: nós, seres humanos e mortais, temos muita dificuldade em perdoar aqueles que nos ofendem. Falamos facilmente sobre o perdão, mas o difícil é coloca-lo em prática. Uma narrativa bem interessante, em que o pai não olha para o que o filho fez, mas todos os dias tinha a esperança de vê-lo voltar para casa: A Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32).

Lucas 15:12,21-23. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. (...).  E o filho disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse a seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o, e comamos e alegremo-nos.

O filho mais velho não ficou muito satisfeito, pelo fato de seu pai ter perdoado seu irmão. No entanto, o nosso Deus-Pai está o tempo todo de braços abertos esperando para que confessemos os nossos pecados, para que Ele possa nos perdoar.
Esse pai da Parábola do Filho Pródigo é um tipo ou representação da pessoa de Jesus Cristo. A Palavra de Deus nos assegura que há festa no céu quando um pecador se arrepende: “Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10).

Conclusão:

            Muitos pais que participam somente do momento da concepção dos filhos, mas não acompanham o crescimento e as fases de seu desenvolvimento psicossocial, posso dizer-lhes, sem sombras de dúvida, que essa atitude é um dos tipos de ausência paterna.
Os filhos são comparáveis à construção de um grande navio. Este tipo de embarcação passa muito tempo sendo preparada num estaleiro e, assim que fica pronto, é lançado aos oceanos para alcançar lugares diversos e distantes. Da mesma forma são os filhos, devem passar bom tempo com os pais, sendo preparados “num estaleiro” para que possam alçar seus próprios voos e bem altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário