Radio do Bloguer do capitão.

sábado, 11 de agosto de 2018

O CAMINHO DA SANTIDADE EM CRISTO



Introdução    

Pode ser que um dia, você resolveu visitar uma igreja evangélica a convite de um amigo ou duma pessoa conhecida. Foi muito bem recebido naquele lugar pelas pessoas presentes ao culto, mas, ao ouvir a ministração da Palavra de Deus, sentiu-se totalmente tocado pelas palavras que foram ditas pelo pregador (na verdade, inspiradas por Deus). E, sendo feito o apelo (convite para ir a frente), resolveu render-se a Cristo e a aceita-lo como o Senhor e o Salvador de sua vida.
E isto acontecendo com qualquer pessoa, representa uma declaração publica de que a partir daquele dia (é o que se espera), o seu modo de vida será mudado. E o mais importante, se isso ocorrer de forma sincera, o Espírito Santo de Deus passará a habitar em sua vida.

1 Coríntios 3:16. Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
(...)
1 Coríntios 6:19-20. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possui da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo.
 
Outra passagem Bíblica escolhida pelo comentarista acerca deste tema encontra-se na Carta aos Romanos 8:1-9:

Romanos 8:1-9. Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado, para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.  

            Esse texto é maravilhoso e muito amplo em sua explanação, mas, entre outras coisas, o apóstolo Paulo estava demonstrando que a nossa vida (até os capítulos anteriores de Romanos), sem a Graça de Cristo, é vazia, derrota, fracasso, miséria e a escravidão ao pecado.

Desenvolvimento

A partir do capítulo 8, ele afirma categoricamente, que a nossa libertação do pecado e da condenação, isto é, a nossa absolvição, vem como resultado de nossa comunhão com Deus (participar em comum das mesmas crenças, pensamentos e opiniões), pela união com Cristo (andar em suas veredas) e através do Espírito Santo. Seria mais ou menos, assim: Deus, o Pai Celestial, ordena dos céus; Jesus Cristo, seu Filho, apresenta aos homens na terra as suas ordenanças e o Espirito Santo as coloca em execução.

João 8:31-32,35-36. Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (...). Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.    

            Portanto, ao recebermos o Espírito Santo de Deus, precisamos ser guiados por Ele e, desta forma, sermos libertos do poder do pecado:Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Romanos 6:14).
Para podermos seguir em nossa caminhada rumo à glorificação final, que ocorrerá com/em Cristo, nos céus. Este é o grande plano de Deus para a vida de todos os seus seguidores.  
                       
Gálatas 5:16-18. Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 

             Quando o Espírito Santo habita no Cristão, ele promove sua libertação do poder do pecado, isto é, a Lei do Espírito entra em plena operação à medida que o servo do Senhor se compromete a ouvir e obedecer ao Espirito Santo.

Romanos 8:13-14. Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.  

            Lembre-se: o pecado não mais terá domínio sobre sua vida. Ele não mais te governará. Você irá pecar, mas como alguém já disse: ele passa a ser um “acidente de percurso”. Quando Paulo diz: “Pois os que são segundo a carne se inclinam para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito” (verso 5).  Ele apresenta aqui duas classes de pessoas:
           
1ª Os que são segundo a Carne: no texto em analise, a expressão “carne” significa o elemento pecaminoso da natureza humana. A parte que quer ser satisfeita dos desejos corrompidos deste mundo, que quer meramente o prazer. Com isso, eles ocupam boa parte de sua vida (ou tempo) na tentativa de alcança-lo. Para melhor entendimento, eles buscam por: fornicação, adultério, ódio, egoísmo, ambição, ira, acúmulo de riquezas etc. (Gálatas 5:19-21).
2ª Os que são segundo o Espírito: de forma totalmente oposta, estes buscam a orientação e a capacitação do Espírito Santo. Eles se submetem a elas e concentram boa parte de sua atenção (vida, tempo) na busca de realização da obra do Senhor. Os que vivem segundo o Espírito, são selados por Deus, com o propósito de serem identificados como pertencentes a Ele:

Efésios 1:13. No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa (...).

Este selo é a marca ou a evidência de que pertencemos a Deus, ou seja, somos de sua propriedade, mas também, somos Seus Filhos.  Além de nos selar, Ele também Se colocou como o nosso Penhor[1]: “(...), o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” (Efésios 1:14).
Fazendo uma aplicação prática, o Espírito Santo nos foi dado, como sendo uma garantia de nossa herança (Penhor), isto é, como se fosse uma primeira parcela ou a prestação inicial, por conta daquilo que vamos receber no futuro.  

2 Coríntios 5:4-5. Porque, na verdade, nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu como penhor o Espírito.  

            Vale destacar que, se alguns de nós (Cristãos), deixarmos de resistir aos desejos pecaminosos da carne, nos tornamos inimigos direto do Senhor: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser” (Romanos 8:7).  

1. Diferença entre Santidade e Santificação

            Embora pareça muito uma com a outra, existe uma grande diferença entre elas: Santidade é uma qualidade ou o estado daquele (pessoas) ou daquilo (objetos) que é santo (= separado, consagrado). 2. O estado ou a condição duma pessoa: “Dai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza de sua santidade” (ver também Salmo 29:2). Logo, hoje você pode estar na posição ou condição de santo, isto é, em santidade; mas noutro dia, pode não estar mais.

Romanos 6:19-22. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniquidade para iniquidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Pois o fim delas é a morte. Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.  
           
A Santificação é um processo que possibilita ao Cristão em tornar-se uma pessoa dedicada e envolvida com a obra de Deus. Noutras palavras, é um ato ou efeito duma pessoa se santificar, separar-se do mundo (corrupção e impurezas) ou se fazer santo. Ele sempre vai estar numa etapa deste caminho.

Efésios 4:17-20,28-32. Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo. (...). Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes, sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.  

            Não se esqueça: a Santidade de Deus é um estado intrínseco (sua essência, própria ou inerente) e perfeito: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente” (Hebreus 13:8). Enquanto que a santidade do homem é relativa, é oscilante e instável.
            No Antigo Testamento (AT), Deus separou tanto pessoas (Números 3:13), como animais (Êxodo 13:1-2), objetos (2 Samuel 8:10-11) e lugares (Êxodo 29:37, Números 7:10), para que fosses realizadas a Sua obra (ou serviço). Todos eles foram santificados para que fosse realizada a obra de Deus.

Números 3:13. Porque todos os primogênitos são meus. No dia em que feri a todos os primogênitos na terra do Egito, santifiquei para mim todos os primogênitos em Israel, tanto dos homens como dos animais; meu serão. Eu sou o Senhor.  

            No Novo Testamento (NT), Ele separou e santificou os Cristãos para serem o Seu povo, distanciando-os do pecado.

1 Tessalonicenses 4:4-7. Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência (apetite sexual ou sensual desordenado), como os gentios que não conhecem a Deus; ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação (acréscimo nosso).  

            Portanto, a santificação é a vontade de Deus para a vida de todos os cristãos, pois foi para isto que Ele morreu. Ele quer que todo o Seu povo seja santo.

1 Pedro 1:13-16. Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes não vos conformem às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.  
  
2. Características duma vida santa

            Desde tempos muito remotos, a vida do homem é pautada por costumes, tradições, preceitos e regras. Do mesmo modo é a vida do cristão, pois há a necessidade de normas Bíblicas para que ele expresse ou apresente uma vida em/de santidade.
            Na Epístola aos Colossenses, o apóstolo Paulo nos adverte acerca dos cuidados que devemos ter, com os ensinos advindos da Filosofia, Psicologia, Tradições e Religiões, entre outras coisas. Estas doutrinas estavam trazendo confusões ao povo desta cidade. Nesse sentido, o apóstolo sugere o estabelecimento de algumas regras para uma vida cristã pura e sadia.

2.1 Normas Para uma vida em Santidade:

a) Sujeitar-se a Deus: pauta-se, principalmente em deixar o pecado e fugir da aparência do mal: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

Colossenses 3:5-10. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

b) Praticar o Amor: tratar toda e qualquer pessoa com cordialidade e gentileza, honrando-as como sendo superiores a você (Marcos 10:42-44). Não praticando agressões verbais ou físicas, lembrando-se que “gentileza gera gentileza”.
           
Levítico 19:17-18. Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.

            Não se esqueça de que o “próximo” não é apenas aquele que está ao seu lado ou que você conhece, mas principalmente aquele que necessita de sua atenção ou ajuda.

c) Ser Compassivo: é estar sempre apto e pronto a se doar pelo outro. Se colocar à disposição daqueles que estão enfrentando sérios problemas em suas vidas.

1 Pedro 3:8-9. E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente (com muita intimidade), misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção (acréscimo nosso).

d) Ser Humilde: não pense somente em si, tentando buscar benefícios próprios, querendo honras e glória de homens. Penso que há diferença entre humildade e simplicidade. Ser humilde é estar alinhado com a modéstia, ou seja, ser despretensioso, pessoa com pouca vaidade e comedido. 

1 Pedro 5:5-6. Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

            A Mansidão tem uma ligação muito estreita com a Humildade: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4:2).

            A Simplicidade pode ser vinculada a pessoa que vive sem ter a necessidade de ostentar aquilo que é ou que possui. Ser simples é o indivíduo que age ou se comporta com naturalidade, isto é, demonstrando esta qualidade em sua forma de viver (ao falar, escrever e se vestir), entre outros comportamentos.

            e) Ser Perdoador: mesmo estando na presença de Deus, isto é, sendo seu seguidor, continuamos a pecar diariamente, por isso precisamos alcançar o Seu perdão. No entanto, não podemos esquecer que também precisamos perdoar aqueles que nos ofendem.

Mateus 18:21-22. Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
(...)
Marcos 11:25. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.

            O quantitativo dito por Jesus a Pedro, não deve ser interpretado de forma literal, mas, independente das vezes que meu irmão pecar contra mim, caso ele se arrependa com sinceridade de coração, devo perdoá-lo.

2.1 Considerações sobre a Santificação

            A santificação pode ser interpretada como uma lavagem completa por meio da Palavra de Deus. E, também, uma purificação espiritual. Na antiguidade, Deus exigia que os Sacerdotes tivessem o cuidado da  purificação de seu corpo, para que pudessem executar o serviço do templo.

Levítico 8:6-10. E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água. E vestiu-lhe a túnica, e cingiu-o com o cinto, e pós sobre ele o manto; também pós sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto de obra esmerada do éfode e o apertou com ele. Depois pós-lhe o peitoral, pondo no peitoral o Urim e o Tumim; e pós a mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pós a lámina de ouro, a coroa da santidade, como o SENHOR ordenara a Moisés. Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou;

            Aos Levitas era determinado que limpassem muito bem os objetos e utensílios do templo: “E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental, e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do SENHOR Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia” (2 Crônicas 29:4-5).
           
2.2 A Santificação é Progressiva

            Como a santificação é um processo que pode levar o cristão a envolver-se cada dia mais com a obra do Senhor; ela também é progressiva. Ela pode ser vista por meio de suas obras, de seu comportamento e de suas atitudes cotidianas. O próprio Deus, através do Espírito Santo, vai operando em sua vida conduzindo-o em santidade.
           
1 Tessalonicenses 5:23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

            O seu comportamento e a sua procedência cotidianamente na sociedade irá demonstrar se você vive ou não em santidade. Como já disse um Pastor: “a vida do cristão é a Bíblia do incrédulo”.

3. O Lado Divino e o Lado Humano da Santificação

            Achei bem interessante a colocação do Comentarista deste tema, ao apresentar que a santificação progressiva tem seu lado divino e seu lado humano. Ele fundamenta seu argumento, apresentando que o próprio Jesus Cristo teve seu lado divino na santidade (João 10:36) e seu lado humano (João 17:19).

3.1 Meio Divino para Santificação do Cristão

            a) Pelo Sangue de Jesus: esta santificação foi posicional perante Deus, quando os nossos pecados foram perdoados por Jesus Cristo, cancelando-os através da Justificação.

Romanos 5:8-11. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Pelo Seu sangue vertido na Cruz do Calvário, fomos feitos Inocentes e Inculpáveis, embora fossemos merecedores da condenação, mas Ele assumiu o nosso lugar, nossa culpa e a nossa condenação.

b) Pela Palavra de Deus: a santificação acontece quando ela é lida, ouvida, crida, obedecida e praticada.

Tiago 1:21-22. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

A palavra revela a impureza e também o fortalecimento do cristão para resistir o pecado: “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” (1 João 2:14).

c) Pelo Espírito Santo: ele tem, entre tantas outras atribuições, a função de convencer o homem de seu pecado e de ajudar a abandoná-los.
           
João 16:8-11. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

            d) Pela Glória de Deus: quando ela se manifesta na vida do cristão, em suas obras e no ambiente em que ele está, traz um efeito santificador: “Este será o holocausto continuo por vossas gerações, à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, onde vos encontrarei, para falar contigo ali. E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados” (Êxodo 29:42-43).

3.2 Meio Humano da Santificação do Cristão:

            Quando se trata acerca do lado humano, a santificação é uma atitude, um propósito de ser separado de todo o mal que há no mundo, para se dedicar as coisas de Deus. Seria como disse o apóstolo Paulo: “Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20-21).

a) Dedicação pessoal: seria desprender-se do pecado, do mundo e das suas próprias conveniências, para dedicar-se a uma vida com Deus.

2 Coríntios 7:1. Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espirito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus (cf. Romanos 12:1-2).

b) Obediência: ela está ligada diretamente a cumprir a ordenança de Deus, não se posicionando de forma rebelde e contrária a Sua vontade.

1 Pedro 1:22. Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro (cf. Êxodo 19:5-6).

c) Cooperação de outras pessoas: a vida vivida pelo Cristão deve ser similar àquela conduta adotada entre seus familiares, ou seja, um buscando cooperar com o outro, ensinando as verdades das Escrituras Sagradas. E os líderes das Igrejas devem ajudar aos novos convertidos a se firmarem na fé, aconselhando-os com o propósito de buscar a santificação.
            Função parecida é atribuída aos pais, que devem cooperar para a santificação de seus filhos, orar por eles, como fazia o patriarca Jó (Jó 1:5), exortá-los quando necessário e instruí-los no Caminho da verdade.

3.3 Algumas Bênçãos da Santificação:

            Quando mais o cristão busca aproximar-se de Cristo, mais ele experimentará a santificação. Com isso, recebe bênçãos divinas que lhe trarão paz e felicidade. Ela poderá trazer-lhe:

            a) a presença de Deus consigo (Êxodo 19:10-11);
            b) o reconhecimento da voz de Deus (Êxodo 19:19);
            c) o agir e operar de Deus em sua vida (Josué 3:5);
            d) a visão clara de Deus (Mateus 5:8);
            e) a viva esperança de ir morar nos céus (Salmo 24:3-4).

Conclusão;
           
            É bem possível viver uma vida de santidade, mesmo habitando num mundo de tremenda corrupção como o nosso. E este é um dos verdadeiros milagres da salvação. Por isso, precisamos monitorar nossas atitudes diárias, nascendo de novo a cada amanhecer, para vivermos em/para Cristo.
Precisamos ser diferentes do mundo (não quer dizer que você é melhor) e repudiar tudo aquilo que tem aparência do mal, que contraria a vontade e a verdade de Deus: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém; todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Coríntios 6:12).
 Que eu e você, independentemente se somos novos convertidos ou não, busquemos incessantemente ser “Sal e Luz” neste mundo; pois, conforme já estava prevista nas Sagradas Escrituras, este mundo se encontra em tremenda escuridão e trevas. Nós, os Cristãos, precisamos iluminar alguns lugares (levar pessoas a conhecerem a Cristo) e temperar o ambiente para dar-lhe sabor (saírem da ignorância e adquirirem o conhecimento da Verdade).



[1] Penhor. Empenho ou entrega de coisa móvel ou imóvel como garantia de obrigação assumida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário