Radio do Bloguer do capitão.

sábado, 3 de agosto de 2019

NOSSO CRESCIMENTO EM CRISTO


Introdução:

            Os textos escolhidos para o estudo desta lição encontram-se em: 1 Pedro 2:1-5,10 (o Sacerdócio Espiritual) e Efésios 4:1,14-15 (a Unidade da Fé).

1 Pedro 2:1-4,10. Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; se é que já provastes que o Senhor é benigno; e, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. (...). Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

           Quando o apóstolo Pedro se refere a “desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado (...)”; ele estava querendo dizer, entre outras coisas,  que: vós (nós), como filhos nascidos de Deus, devemos desejar e ansiar pelo leite puro da Palavra de Deus, pois é ela que nos trará o crescimento espiritual (1 Coríntios 6:19-20; Gálatas 4:6-7).

Efésios 4:1,14-15. Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, (...), para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
           
         Quando Paulo se refere,ao dizer “para que não sejamos mais meninos inconstantes, (...)”; ele está advertindo a seus ouvintes para que seja um cristão espiritualmente maduro, o que significa dizer, para não agirmos mais como meninos.
Se o cristão permanece tendo uma compreensão inadequada das verdades bíblicas e tem pouca dedicação em buscar conhecimento das mesmas, através dum estudo mais aprofundado, ele pode ser enquadrado como “infantil ou menino”. E, assim, ser facilmente levado pelas falsas doutrinas dos homens e suscetíveis ao engano.

Leitura Semanal Diária:
Segunda: 1 Coríntios 13:10-13. A Suprema Excelência da Caridade (ou do Amor);
Terça: 1 Pedro 2:1-4. Exortação à Santidade;
Quarta: 2 Pedro 1:3-8. Prática das Virtudes;
Quinta: Colossenses 3:12-16. Valorizar as Coisas Celestiais;
Sexta: Salmo 133. A Excelência do Amor Fraternal;
Sabado: Salmo 119:120-133. Santificação pela Tua Palavra.     

Desenvolvimento

            Amados irmãos e leitores, quando éramos meninos, falávamos e agíamos como meninos. Nossos pensamentos e sentimentos refletiam nossa faixa etária. No entanto, quando chegamos a fase adulta, precisamos tomar atitudes de pessoas amadurecidas e não agirmos mais como meninos.

1 Coríntios 13:11. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

            Nós sabemos que em muitos casos, ocorre o crescimento somente do corpo físico, mas a mentalidade e o agir de muitas pessoas continua infantil. Deus quer que o nosso crescimento seja integral (corpo e mente), isto é, que ocorra o crescimento espiritual de forma constante, até que alcancemos a “estatura de varão perfeito” (Efésios 4:13).
            Tanto na vida física como na espiritual, o crescimento faz parte de um processo. Ele ocorre de forma continua, paulatinamente, precisa de acompanhamento e de ajuda. Assim como o corpo humano precisa de cuidados alimentares, higiene, descanso e atividade física para adquirir crescimento, da mesma forma acontecem com o crescimento espiritual. Vamos conhecer alguns cuidados para o nosso crescimento espiritual.

1. CUIDADOS NECESSÁRIOS AO CRESCIMENTO

Antes mesmo de nascermos já precisamos de ajuda. Após o nascimento, precisamos contar com o auxílio de outras pessoas, para que o nosso desenvolvimento ocorra de forma saudável, até chegarmos a maturidade. Vejamos quais são os passos que podem nos ajudar a crescer espiritualmente:

     1.1  Crescendo em Santificação: esta palavra significa “ser separado ou ser santo”. Quando nos convertemos, inicia-se uma nova vida. É como se o novo convertido fosse um bebê que necessita de cuidados especiais. A santificação consiste em deixar o pecado (maus caminhos) e viver para Deus, isto é, separar-se do mundo (atitudes que contradizem a Palavra de Deus). Certa vez alguém já disse: “ou a Palavra de Deus te afasta do pecado, ou o pecado te afasta da Palavra de Deus”.
Não existe meio termo ou ficar em cima do muro: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mateus 6:24).

    1.2  Crescendo por meio da Palavra: o novo cristão deve desejar ansiosamente estudar a Palavra de Deus, fazendo uso das Escrituras Sagradas como um bebê que deseja se satisfazer com o leite materno. O cristão que inicia sua caminhada espiritual alimentando-se da genuína Palavra de Deus,  cresce robusto e sadio espiritualmente.

João 17:17-19. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

A Palavra de Deus (a Bíblia) foi dada ao homem/mulher para a sua edificação. Portanto, a Palavra de Deus é o alimento que nos fortalece, robustece a nossa fé e que purifica o cristão. Precisamos entender que ao entregar nossa vida à Cristo, continuaremos a viver neste mundo, mas não pertencemos mais a ele, e sim a Cristo. 

João 17:14-16. Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou.

    1.3  Crescendo em Amor: a Palavra de Deus assegura que o cumprimento do Evangelho de Jesus Cristo é o amor. É este sentimento que muda o homem no seu modo de “pensar, sentir e agir”. Aquele que não é mais menino (não age mais como menino), passa a crescer no conhecimento e na graça de Deus (2 Pedro 3:18), sentindo esse amor inundar o seu coração duma maneira tão profunda que provará o mesmo sentimento do apóstolo Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo” (Romanos 8:35a).
Lembre-se: o amor não é algo estático. Pelo contrário, ele é dinâmico e deve gerar boas ações. Quando o cristão dá lugar para o amor crescer em seu coração, ele torna-se útil ao seu semelhante. Aquele que praticava o mal, agora pratica o bem. Onde havia o ódio, nasce o perdão.

Romanos 8:1b.  (...). A ciência (o mero conhecimento humano) incha, mas o amor edifica. (...). 13:10. O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Deus quer que o amor seja abundante no trato de uns para com os outros. O amor não escraviza e não aprisiona, ele liberta. Amar é se dar e se doar ao outro. Jesus deu a sua vida por amor a nós, miseráveis pecadores. A maior de todas as virtudes é o amor (1 Coríntios 13:13).   

         1.4 O Processo do Crescimento – é Gradativo: o nosso conhecimento e crescimento em Cristo, ocorre aos poucos, a cada dia vamos conquistando progressos (degraus). Precisamos buscar constantemente, o crescimento em todas as áreas de nossas vidas: “Porque, se em nós for acrescentadas todas esta coisas, não vos deixarão ociosos, nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Pedro 1:8).

1 Coríntios 12:7-10.  E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

A palavra de Deus não revela qual seria o “espinho na carne” do apóstolo Paulo, mas deixa claro que foi lhe dado, para que não se vangloriasse achando que tudo que foi feito por ele, seria resultado apenas de seu próprio esforço, inteligência ou mérito.

2.  CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

            Para se alcançar a graça de Deus, precisamos buscar o conhecimento: “Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus e de Jesus Cristo, nosso Senhor” (2 Pedro 1:2).  E por que devemos crescer na graça?  É ela que nos capacita a resistir aos sofrimentos da vida (2 Coríntios 12:7-10).
            Graça significa favor imerecido de Deus para com os homens, ou seja, Ele nos concede algo que não merecemos. Portanto, quando buscamos crescer na graça, significa conquistar poder divino para enfrentar as adversidades e não desistir, mas ser fortalecido e sairmos vitoriosos. Por meio da graça de Deus, conseguimos:

2.1 Alcançar Maturidade Espiritual: deixar de agir como menino e se tornar adulto na fé. Você passa a discernir entre o que é bom, agradável, perfeito e conveniente, para então, entender qual é a vontade de Deus (Romanos 12:1-2).

2.2  Cultivar o Entendimento: saber distinguir os valores espirituais para rejeitar tudo aquilo que não procede do Senhor. Você não aceita mais algumas situações que lhe são apresentadas, desenvolvendo um senso de princípios e valores que condizem com a Palavra de Deus (1 Coríntios 14:20).

2.3 buscar o Ideal Cristão: todo este conhecimento adquirido tem como propósito leva-lo a perfeição, a unidade da fé, ao pleno conhecimento de Cristo e a maturidade. Precisamos ter esta atitude com certa constância, para que busquemos o alcance da “medida da estatura completa de Cristo” (Efésio 4:13).

3. CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO CRESCIMENTO

            O novo cristão (novo convertido) deve ter uma vontade continua de “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18a). Sua persistência e constância, evitará que seja um “menino na fé”.

Hebreus 5:12-13. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite, não está experimentado (amadurecido) na palavra da justiça, porque é menino (acréscimo nosso).      

            São nossas atitudes diárias, que irão comprovar se já somos maduros espiritualmente ou não. Se já alcançamos outros estágios de desenvolvimento.

       3.1  Participação das Verdades do Evangelho: quando ocorre o entendimento correto da Palavra de Deus, aprende-se a aplica-la a sua vida diária, sabendo discernir entre o bem e o mal (Hebreus 6:1-6).
O cristão precisa nutrir-se dum alimento sólido, isto é, precisa buscar o conhecimento e a aplicação das realidades mais profundas sobre Jesus Cristo e de Deus. Precisamos ser cheios da plenitude de Deus (Efésio 3:19).

        3.2 Seguir as Veredas da Justiça: neste particular, o comentarista utiliza-se da Epístola aos Hebreus 12:1-2, para mostrar aos cristãos como seguir o caminho certo.          

Hebreus 12:1-2. Portanto, também nós, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus,  autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Do texto em destaque, vale ressaltar ou extrair alguns ensinamentos para o nosso conhecimento e crescimento:

a) “(...) rodeados de uma tão grande nuvem de testemunha”:  devemos nos espelhar nos Heróis da Fé, como está registrado na Epístola aos Hebreus, em seu Capítulo 11. Esses homens, pela sua fidelidade, sacrifício, fé, coragem, amor e perseverança e, mesmo sendo castigados publicamente, alguns foram mortos, mas não negaram a sua fé.

b) “(...), deixemos todo embaraço”: todo cristão é assediado a pecar diariamente, principalmente pelo pecado da lascívia, luxúria e da  incredulidade, entre outros.  Muitas pessoas aceitam a Cristo e se convertem (ou são apenas convencidas), mas continuam com suas práticas pecaminosas (embaraços). Elas não conseguem ter progresso e firmar seus passos, pois  ainda estão presas ao passado (as coisas do mundo).

c) “(...) olhando para Jesus”. esse olhar somente ocorre pela fé. Por fé o cristão pode olhar para Jesus e seguir os seus passos. Embora sendo Deus, durante o tempo em que esteve aqui na terra, Ele portou-se como os demais homens (se fez carne ou encarnou-se), mas andando e se comportando sempre cuidadosamente.

Filipenses 2:6-8. Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

            Ele é o nosso maior e único referencial, pois se esvaziou de si mesmo, passou por todo o sofrimento e não usou de todo o seu Poder, que poderia fazer, mas sofreu como homem.

        3.3  Arraigados em Cristo: para que haja o crescimento contínuo no cristão até chegar a perfeição, é necessário que aconteçam três situações importantes em sua caminhada (Efésios 3:17):
            a) Deus precisa habitar em seu coração: o nosso coração (e corpo) deve ser a Sua morada, sentindo-se em sua própria casa. Esse acontecimento requer uma experiência mais profunda. Tem que existir uma verdadeira entrega, comunhão e intimidade com Deus.

            b) Que você esteja arraigado em Deus: noutras palavras, você precisa ter criado raízes em Deus e em seu Filho Jesus Cristo. As Escrituras Sagradas registram que devemos ser como as Palmeiras[1], pois são espécies de árvores que crescem profundamente para baixo da terra.
Pode ocorrer o maior vendaval e acontecer de se curvarem, ao ponto de suas folhas quase tocarem o chão, mas depois elas voltam para a mesma posição ereta de antes: “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano” (Salmo 92:12).

           c) Fundamentado em Amor: os alicerces do Cristão devem convergir no Amor. Dele partem todas as demais virtudes. Em outras palavras, todas as demais virtudes convergem para o amor. O amor é o princípio e o fim do plano de Salvação para a humanidade. O cristão que edificar sua Casa Espiritual no amor, pode ter a certeza de que será capaz de:

1º -  Vencer todas as tentações (1 João 2:14);
2º - Seguir de força em força, de fé em fé (Salmo 84:7) e
3º - Estar sempre florescendo a cada dia (Provérbios 4:18).

Conclusão:

            Quando pedimos a Deus aquilo que nos é necessário, Ele nos concede muito mais do que pedimos. Se procurarmos com diligência seguir os seus passos e buscarmos o crescimento espiritual, certamente Ele nos concederá a condição de alcançarmos a perfeição.
Quando fazemos bem a nossa parte, mesmo diante de grandes obstáculos e dificuldades, Ele sempre está pronto a nos dizer: “Não temas, porque eu sou contigo; não se assombres, porque eu sou teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” (Isaías 41:10)


[1] Palmeira.  Existe cerca de mil espécies de palmeiras, mas a das Escrituras é a Tamareira (Phoenix dacty-lifera), cujo fruto é a tâmara. Atinge entre 15 a 30 metros de altura e produz frutos durante 100 a 200 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário