Radio do Bloguer do capitão.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A BATALHA DE TODO HOMEM

ARTERBURN, Stephen; STOEKER, Fred. A Batalha
de todo homem. São Paulo: Mundo Novo, 2004.


Introdução:

Sejamos bem sinceros, não é preciso muito para levar um homem, mesmo casado e cristão,  a se sentir sexualmente excitado. Um outdoor a beira da estrada, com uma bela mulher vestindo uma lingerie, o contato diário com uma vizinha bonita e muito simpática ou uma conversa com meninas que estão malhando na mesma academia.
As belas atrizes em cenas de filmes censuais, programas de televisão com dançarinas bonitas e com roupas bem curtíssimas. Comportamentos impuros, mundanos e diabólicos, do ponto de vista sexual, estão adentrando e fazendo estragos enormes e, às vezes, irreversíveis em diversos  casamentos e lares cristãos, consequentemente refletindo negativamente na igreja.
Infelizmente existem casais cristãos praticando impurezas sexuais voluntariamente ou por ausência de conhecimento bíblico. Existem situações que são evidentes os transtornos que conduzem a esses comportamentos. Tais práticas tem sido a porta de entrada para outros pecados e ações de demônios. Sendo assim, de forma sutil, problemas conjugais vão surgindo comprometendo o relacionamento sexual saudável segundo a vontade de Deus.

Conceitos

Pureza Sexual: Significa cessar o prazer sexual que podemos obter de coisas ou pessoas externas ao nosso casamento. Ela está totalmente relacionada ao prazer sexual que provém só e exclusivamente do nosso cônjuge.

Impureza Sexual: Pode ser definida como uma transgressão da Lei de Deus (de sua Palavra), que envolve todo e qualquer ato sexual que contrarie o Padrão de Santidade do Senhor Deus (Padrão Moral e Sexual).
Arterburn e Stoeker (2004), descrevem conceitualmente a impureza sexual, como sendo: “A impureza sexual (pecados sexuais) são os cupins das paredes e as fundações do casamento”.

Características da Impureza Sexual

É feita em Secreto;
É praticada isoladamente (sem intimidade);
É meramente sexual (hedonismo);
É progressiva e faz muitas vítimas;
É usada para fugir da dor e dos problemas;
Termina sempre em desespero.

Significados Sexuais entre o Homem e a Mulher

                    HOMENS:                                                      MULHERES:
Atividade sexual entre 40/50 anos: em baixa.        Atividade sexual entre 40/50 anos: em alta.
Intimidade sexual imediata;                                    Intimidade sexual lenta;
Prima pela quantidade;                                           Prima pela qualidade;
Excitam-se pelo  olhar;                                            Excitam-se pelo ouvir  e pelo toque;               
Parte sexual externa (pênis).                                   Parte sexual interna (clitóris)    

Áreas Que São Ativadas Para Cometimento da Impureza  Sexual

Os casais cristãos devem estar vigilantes e atentos, quanto a certas áreas de seu corpo que podem desencadear ações para o cometimento de pecados sexuais. Portanto, os casais precisam estar atentos e montar perímetros de proteção e defesa, sobre a sua mente (pensamento), seu olhar (cobiça) e seu coração (sentimento), para não ser facilmente enganado e vencido pelo pecado. 

O Padrão Sexual e Moral de Deus

1.    O cristão tem que ser sexualmente puro:

1 Coríntios 6;18-20. Fugi da fornicação (prática de atos sexuais). Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

    Esse padrão de pureza está relacionado à intimidade sexual do casal, sendo abençoado por Deus se restrito aos cônjuges.

2.    O Cristão tem que ter autocontrole e abstenção sexual:

Levítico 15:15-19. E o sacerdote oferecerá um para expiação do pecado (uma rola ou dois pombinhos), e outro para holocausto; e assim o sacerdote fará por ele expiação de seu fluxo perante o Senhor. Também o homem, quando sair dele o sêmen da cópula (do ato sexual ou acasalamento); toda a sua carne banhará com água, e será imundo até a tarde. Também toda a roupa e toda a pele em que houver sêmen da cópula se lavará com água, e será imundo até a tarde. E também se um homem se deitar com a mulher e tiver emissão de sêmen, ambos se banharão com água, e serão imundos até a tarde. Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne (menstruação), estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até a tarde.

     Todo o ato sexual praticado pelo Cristão fora do casamento é uma transgressão deliberada contra a Santidade de Deus. Esta atitude o iguala aos ímpios do mundo. Depois do casamento, a vida íntima do cristão deve limitar-se ao seu cônjuge. (Levítico 18.6-20)

3.  O Cristão tem que amar e relacionar-se com seu cônjuge:

Provérbios 5:18. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
(...)
Hebreus 13:4. Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos fornicadores, e aos adúlteros, Deus os julgará.

O cônjuge deve ter pensamentos, olhares e desejos sexuais somente com sua esposa ou com seu marido.

Porque Misturamos Nosso Padrão Sexual com o Padrão Sexual de Deus?

a)  Por Ingenuidade (ignorância): Somos facilmente levados ou induzidos ao  cometimento do pecado:

1 Coríntios 15:33. Não vos enganeis; as mas conversações (ou companhias) corrompem os bons costumes.
(...)
João 8:32. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

b)  Por Rebeldia: Temos total consciência de estar praticando a impureza sexual, mas resolvemos deliberadamente continuar a praticá-la.

Mateus 14.4-8. Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la. E, querendo mata-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta. (...). Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe-ei tudo o que me pedir. E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, cabeça de João o Batista.

O rei Herodes tinha relações sexuais com a esposa de Filipe, seu irmão. Sendo assim, João disse-lhe que esse comportamento não era lícito, mas ele continuou a cometê-lo. E no dia de seu aniversário, já estando alcoolizado, prometeu a sua sobrinha – filha de Herodias, o que ela quisesse. Ela pediu a morte de João o Batista.

c)  Por achá-lo Ultrapassado: Muitas pessoas acham que viver desse modo, ou seja, os solteiros se manterem puros (castidade) até o casamento, e os casais viverem sexualmente só para si, que está fora de moda.

Malaquias 2.11-15. Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho. O Senhor destruirá das tendas de Jacó o homem que fizer isto, o que vela, e o que responde, e o que apresenta uma oferta ao Senhor dos Exércitos. Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do Senhor de lágrimas, com choro e com gemidos, de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.

            Os homens dessas cidades se casavam com mulheres pagãs (ímpias), prática esta proibida pela Lei de Moisés. E, muitos deles eram infiéis as suas esposas, com as quais se casaram ainda jovens. Neste caso, Deus lhes virara as costas, não recebia suas ofertas e nem respondia suas orações.

1.  O Pecado Sexual da Mente

Para tentar se libertar de pensamentos mundanos e impuros, o cristão (homem/mulher) deve se envolver com coisas saudáveis e proveitosas para sua alma, seu corpo e o seu espírito: “Falta de ocupação não é repouso. Uma mente absolutamente vazia vive angustiada (Willian Cowper)”.  “Mente ocupada não pensa em tolices”. (Rafaela Godoy). 

Sugestões Divinas Para Ocupar a sua Mente:

1. Ler e Meditar na Palavra de Deus diariamente; 
2. Orar e consagrar-se habitualmente ao Senhor;
3. Frequentar os cultos e atividades oficiais da igreja;
4. Envolver-se num Serviço, Departamento ou Ministério da Igreja.
5. Ler um bom livro. 

2.     Pecado Sexual dos Olhos

Os olhos dos homens fornecem todos os meios necessários para cometer o pecado da impureza sexual (desejo e cobiça). Não é preciso marcar encontro com uma amante. Eles atraem para si, o prazer sexual a qualquer hora e lugar.

2 Samuel 11:2-4. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que estava lavando; e era mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Elã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua cas.

         O rei Davi avistou de longe aquela mulher banhando-se. Depois procurou saber quem ela era. Mesmo tomando ciência de que era casada com um de seus soldados, não refreou seu desejo de possuí-la.
         No Evangelho de Jesus Cristo, no Novo Testamento, segundo escreveu Mateus 6:22-23, está registrado que: “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto,  se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”.

3.     Pecado Sexual do Coração

Pode acontecer de você estar nutrindo em seu coração, um sentimento secreto por outra pessoa que não seja seu cônjuge, alimentando um sentimento pecaminoso e levá-lo a permanecer nesse pecado.
O Livro de Salmo faz alusão a este tipo de comportamento: “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados”. (Salmo 84.5)
Nem tudo o que você sente do fundo de seu coração é real, duradouro, verdadeiro e intenso quanto parece ser. Deus quer te libertar de todo esse pecado, para depois usá-lo (a) na libertação de outros casais cristãos.
É possível controlar o olhar, a mente e o nosso coração, mas isso irá requerer muito esforço e treinamento de nossa parte, para que se construa uma rede de proteção contra a impureza sexual, principalmente nestas três áreas específicas.

1 João 3:21-22. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista. 
       
       Entretanto, se você se considera um escravo de suas paixões sexuais, irá precisar de muito ajuda. Talvez de um conselheiro ou terapeuta, mas com certeza, precisará da infinita misericórdia e da graça de Deus.

Será que você não tem um compartimento secreto, onde guarda coisas que seu cônjuge jamais desconfia?

Masturbação: Muitos cristãos (homens/mulheres) por estarem casados, acreditam que não podem ser acometidos por este tipo de pecado. No entanto, estão redondamente enganados.

Levítico 15:1-3. Falou mais o Senhor a Moisés e Arão dizendo: (...), e dizei-lhes: Qualquer homem que tiver fluxo da sua carne, será imundo por causa do seu fluxo. Esta, pois, será a sua imundícia, por causa do seu fluxo; se a sua carne vaza o seu fluxo ou se a sua carne estanca o seu fluxo, esta é a sua imundícia.
(...)
Levítico 22:4. Ninguém da descendência de Arão, que for leproso, ou tiver fluxo, comerá das coisas santas, até que seja limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda de cadáver, ou aquele de que sair sêmen da cópula.

Como Enfrentar e Tratar esse Problema?

1.  Olhares Cobiçosos (Concupiscência dos Olhos):

Primeiro, faça um estudo e descubra como e onde você está sendo mais atacado (revistas, filmes, sites pornográficos, etc.). Segundo, planeje estratégias de defesa para cada uma delas. Você precisa usar como arma o Desvio e a Subjugação do olhar.
Toda vez que avistar uma mulher bonita ou uma imagem sensual, desvie imediatamente seu olhar (objetos, locais, imagens e evite proximidade com certas pessoas).

2.  Mente:

Fred: Pecados de Descendência.

Via outros homens de olhos fechados na igreja, adorando a Deus nos cultos de domingo,  mas se sentia cada vez mais distante de Deus. Ao falar com sua esposa, ela disse: “É claro, você nunca teve um relacionamento digno com seu próprio pai”.
Esta pode ter sido a porta de entrada para o cometimento de sua impureza sexual.  Na época de Faculdade, Fred teve 4 namoradas simultaneamente. Com 3 tinha relação sexual e estava noivo de 2 delas (sem que elas soubessem).

3.  Coração:

É necessário reconhecer que somos pecadores; buscar o arrependimento sincero e confessar nossos pecados. Quebrantar o nosso coração diante de Deus e mudar de atitudes.

Salmo 51.1,2,10,11. Tenha misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade, apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das suas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. (...). Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim  o teu espírito santo.

Conclusão

Casais Cristãos estejam firmes quanto a fidelidade em relação à Aliança que fizeram com Deus e com seu Cônjuge. Portanto, estejais atentos a sua recomendação e advertência, conforme registrada em um de seus Evangelhos:


“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. (Mateus 5.22,28). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário