Radio do Bloguer do capitão.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PROSPERANDO NO DESERTO

LOPES, Hernandes Dias. São Paulo:
Editora Candeia, 2001.


Capítulo 1 - No deserto da crise precisamos seguir a orientação de Deus.

A crise é uma encruzilhada, uma bifurcação na rota da vida. Podemos fazer dela uma porta para horizontes largos do triunfo, ou podemos descer através dela aos valores mais sombrios do fracasso. O vitorioso é um  visionário. Ele vê o que ninguém consegue contemplar, enxerga por sobre os ombros dos gigantes (um dos homens que estava sendo crucificado junto com Jesus na cruz).
Quando todos estão mergulhados e focados nos problemas, ele está pensando em achar uma solução. Aquele que triunfa diante da dificuldade nunca é unanimidade, pois a unanimidade é burra. No relatório apresentado pelos espias, somente Josué e Calebe, disseram ser possível habitar na terra prometida, mas todos os outros, disseram ser impossível ante ao tamanho dos moradores que lá habitavam. Todo o povo pereceu no deserto, mas Josué e Calebe, os dois visionários, triunfaram e adentraram na terra  que manava leite e mel.
O jovem Davi também era um visionário, pois pensou positivamente quando viu aquele gigante filisteu afrontando o povo de Deus. Ele fez Golias dobrar-se diante da sua coragem, triunfando sobre o grande herói dos filisteus, derrubando-o e matando-o, com apenas uma funda e algumas pedrinhas.
O que fazer quando você se vê encurralado pela crise? Muitas pessoas nesta hora perdem a cabeça e fazem a maior besteira. Outros, se revoltam contra Deus, culpando-o por todas as desventuras e, outros ainda, petrificados, assistem passivos a dolorosa marcha da crise, aceitando inertes a decretação da sua derrota.
Com Isaque foi diferente, ele passava por uma das maiores crises, pois não havia água em lugar algum. Ele se mexeu e não ficou parado lamentando. Ele saiu a encontrar uma solução para o grande problema apresentado. O seu problema não era tão simples, pois envolvia a possível morte de inúmeras pessoas e animais.
Nos dias de hoje, pode ser o casamento que não vai bem, a saúde está um pouco debilitada, encontra-se em grande aperto financeiro, devido ter investido grandes somas em um negócio que parecia promissor e não deu certo.
O grande perigo  na encruzilhada da crise, é você tomar o caminho errado. Isaque queria fugir da crise e não ter que enfrentá-la indo para o Egito. Talvez, achando uma maneira mais fácil e indolor, pois á mais fácil pegar a estrada da fuga do que sobreviver no deserto. È mais fácil jogar uma mochila nas costas e sair peregrinando em território estrangeiro do que ter de semear no deserto. O pessimismo é uma doença contagiosa.
No entanto, é no vácuo da crise que os grandes lideres se formam. A crise pode ser uma janela aberta diretamente do céu. A crise apresentada para o homem, pode ser o tempo oportuno para o agir de Deus. É no fragor da crise que ouvimos a voz de Deus: “Não desça ao Egito”.
Muitas pessoas fracassam na vida exatamente porque na crise deixam de atender a voz de Deus, descem ao Egito, onde negociam seus valores absolutos (Genesis 26.3-5), transigem com suas consciências e tapam os ouvidos para não atenderem a voz de Deus.
O jovem José preferiu ir para a prisão a viver aprisionado pelo pecado. Preferiu a privação do cárcere à liberdade do adultério (mulher do seu Senhor - Potifar). Mesmo tendo a certeza de sua inocência preferiu sofrer as conseqüências para não ter que fugir de seus padrões morais ou de ser honrado como culpado. Preferiu ouvir a voz de Deus do que de uma mulher com cheiro de pecado.
Nos momentos de crise é que precisamos aguçar os nossos ouvidos, pois nesses períodos que temos as maiores experiências com Deus. Os problemas e momentos que vivemos em nosso cotidiano, são os instrumentos pedagógicos para nos aperfeiçoar em Santidade e não fatos acionados pela mão do acaso, para nos destruir.
Tudo aquilo que vem a nos ameaçar, está rigorosamente sob o controle soberano de Cristo, a crise chega não para nos destruir, mas para nos colocar mais perto de Cristo. Quando os discípulos viram o mar sossegando, ficaram admirados e adoraram ao Senhor (Jesus dormia no barco). Entretanto, a mesma crise que levanta uns, abate tantos outros.

Capítulo 2 – No deserto da crise precisamos nos voltar para as promessas da Palavra de Deus.

A cidade de Gerar (uma cidade antiga, ao sul de Gaza) foi o lugar que Isaque nasceu. Deus irrompe na sua historia e lhe diz: “Não fuja, floresça onde você está plantado, não corra dos problemas, enfrente-os e vença”. No entanto, quando estamos em meio a uma crise, somos tomados pela ansiedade e perguntamos: O que será do meu futuro? Como poderei superar esta situação? E a minha família, como ficará? Se eu ficar desempregado, como eles sobreviverão? E o plano de saúde?
Nestas horas, Deus vem e acalma a situação, pois assim Ele fez com Isaque: “Calma! Eu estou contigo. Calma, seu futuro está em minhas mãos. Farei de você e de sua família uma grande nação”.
Diante de tantos problemas e inquietações, somente a voz e as promessas de Deus, podem trazer alento para Isaque.  Quais foram as promessas que regaram a alma (e o coração) desse peregrino?

1.  Uma presença consoladora:

Deus disse: “Permaneça nesta terra e Eu estarei com você (Genesis 26.3)”. Quando a crise bate em nossa porta, a primeira coisa que perdemos é a consciência da presença de Deus. Tendemos achar que Ele nos abandonou ou se esqueceu de nós. Sabendo disso, Deus fala com Isaque que está com ele nesta empreitada.
Esta promessa alcança a todos os Cristãos, basta estarmos em obediência a Ele, pois quando nos dispomos a andar segundo a direção de Deus (Efésios 5.7-10), Ele caminha conosco. Moisés sabia disso, tanto que disse: “se Deus não fosse com ele, sua liderança estava fadada ao fracasso”.
A desobediência do povo de Israel, afastou a presença de Deus do arraial. O grande e verdadeiro mal causado pelo pecado é que ele nos separa e afasta de Deus. Portanto, Deus é luz e aquele que diz ter comunhão com Ele, mas anda em trevas é um mentiroso. Pela desobediência, o povo de Israel caiu nas mãos dos filisteus e trinta mil homens foram mortos à espada, porque a glória de Israel e a presença de Deus se apartaram do povo.
O Apostolo Paulo entendeu perfeitamente a verdade magna de Deus, ao dizer que: “Se Deus é por nós, quem será contra nós” (Romanos 8:31). O segredo da vitória diante da crise é a peregrinação na terra em obediência a Deus. Andar sob a direção do céu é caminhar em lugar seguro. Estar no centro da vontade de Deus é triunfar nas horas de incertezas e duvidas.

2.  Uma benção especial:

O deserto é um problema para nós, não para Deus. A crise pode desestabilizar os governos da terra, mas não o trono do Senhor. Para Deus, o deserto pode ser o palco da prosperidade, pois Ele pode transformá-lo em lindos pomares.
Ele converte os nossos vales áridos em mananciais, as nossas tragédias em degraus para subirmos a alturas mais elevadas. Deus é fiel para cumprir com suas promessas. Nenhuma de suas palavras cai por terra. A terra prometida a Isaque é um símbolo da Canaã Celestial. A nós, também nos foi dada uma terra maravilhosa – a Vida Eterna, mas precisamos conquistá-la e tomar posse.
Deus ainda prometeu a Isaque multiplicar a sua descendência. Ele casou-se aos quarenta (40) anos de idade, mas sua mulher ficou vinte (20) anos sem engravidar, pois era estéril. Ele insistiu ao Senhor em oração por Rebeca e ela concebeu, desta feita, de gêmeos – Jacó e Esaú. De Jacó nasceu as doze (12) tribos que formou a nação de Israel e de Esaú a nação dos Edomitas.
A grande descendência prometida por Deus não era formada simplesmente por aqueles que tinham a sua herança genética (biológica), mas também, Ele se referira a uma descendência espiritual, isto é, de todos aqueles que creriam no Salvador em todo o mundo. Esta descendência é imensa, pois está espalhada por todo o mundo (tribos e nações da terra).
Foi da tribo de Judá que veio o Messias, como o salvador do mundo. Logo, o mundo deveria conhecer o Deus vivo através dos filhos de Israel. Também dos judeus veio o Messias, o salvador do mundo. Os descendentes de Isaque, longe de perecer naquela crise medonha, foram os condutores da esperança para o mundo.
A igreja atual é abençoada para ser portadora de benção. Não somos apenas receptáculos da benção, mas canais, ou seja, precisamos enquanto igreja, distribuir e compartilhar estas bênçãos celestiais, para que não nos tornemos insalubres ou águas mortas.

3.  Um compromisso de fidelidade:

Isaque foi ricamente abençoado em virtude da obediência de seu pai. Abraão andou com Deus em obediência e fidelidade, sua descendência colheu os frutos benditos desta relação. Por amor a Abraão, Deus abençoou seu filho Isaque. Andar com Deus é o maior investimento que podemos fazer na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário