Radio do Bloguer do capitão.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

VOCÊ TEM BUSCADO PURIFICAR SEU CORAÇÃO?

 Salmo 51:10,17

Introdução

            Antes de fazer a exposição registrada no livro de Salmo 51, que apresenta a  confissão do pecado cometido pelo rei Davi e sua súplica pelo perdão de Deus e, ainda, o pedido para que Deus pudesse promover nele, uma renovação espiritual, transformando-o num espirito reto.
Gostaria de fazer uma menção breve acerca do Salmo 50. Salmo este que foi escrito por Asafe, que era um dos principais músicos do rei Davi. Pode-se dizer que Asafe atuava como um regente de música na Casa do Senhor.

1 Crônicas 6:31,39. Estes são, pois, os que Davi constituiu para o ofício do canto na casa do Senhor, depois que a arca teve repouso. (...). E seu irmão, Asafe estava a sua direita; e era Asafe filho de Berequias, filho de Simeia.
 
No Salmo 50 é dada ênfase sobre a questão de Deus ter mais prazer na obediência do que no ato de sacrificar. E, dos versículos 16-22, Ele deixa uma severa exortação para as pessoas que se dizem cristãs, mas que em suas condutas diárias portam-se como verdadeiros hipócritas (pagãos e ímpios).

Salmo 50:16-17,22.  Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca?  Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti. (...). Ouvi, pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.

No entanto, em seu último versículo (v.23), Ele consola aqueles que buscam uma obediência aos seus mandamentos, garantindo-os e mostrando-os o caminho da salvação eterna.

Salmo 50:23.  Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e aquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.

No Livro de 1 Samuel 15:22, há registro ratificando esta postura de Deus sobre aqueles que escolhem o caminho da desobediência.

1 Samuel 15:22. Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

            Nesta passagem, o profeta Samuel repreende severamente ao rei Saul por ter desobedecido à ordem de Deus, para que destruísse totalmente os Amalequitas (tribo nômade, descendentes de Amaleque, neto de Esaú). No entanto, Saul apresenta como justificativa que “(...) o povo poupou o melhor das ovelhas e das vacas, para oferecê-las ao Senhor Deus; o resto, porém, foi destruído totalmente” (1 Samuel 15:15).
            Após sofrer a repreensão áspera do profeta, parece que Saul aceitou e se arrependeu do seu ato de desobediência e implorou para que Samuel o acompanhasse na apresentação da adoração ao Senhor.  

1 Samuel 15:24-25. Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.  Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor.       

Como o profeta disse que não voltaria com ele e que seu governo tinha sido rejeitado por Deus, ao vê-lo se virar para ir embora, desesperou-se e se agarrou em sua vestimenta, vindo a rasgar a borda de sua capa.
Da mesma forma que a capa de Samuel foi rasgada, ele profetiza da parte de Deus para Saul, dizendo que: “(...): o Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel e o tem dado ao teu próximo, melhor que tu”. (1 Samuel 15:28)
Na verdade, o rei Saul estava mais preocupado com sua honra e reputação ante aos anciãos de seu povo e de Israel. Entretanto, parece que o profeta se compadeceu do seu desespero e resolveu ficar mais um pouco em sua companhia: “Então, Samuel se tornou atrás de Saul, e Saul adorou ao Senhor”. (1 Samuel 15:30-31).

Desenvolvimento

            Esta breve introdução abordou aspectos do Salmo 50 e, ao mesmo tempo, os atos cometidos pelo rei Saul, contidos no Livro de 1 Samuel 15. Nossa intenção e propósito é mostrar comparativamente o comportamento diferenciado adotado por outro rei – Davi, após cometer pecados, de acordo como será apresentado expositivamente no Salmo 51.
            O Salmo 51 foi escrito pelo próprio Davi, depois que o Profeta Natã veio a ele, e o repreendeu severamente pelo pecado cometido contra Deus, contra Urias (seu soldado) e contra a esposa de Urias (Bate-Seba).
            Ele é uma confissão fiel e sincera de uma pessoa importante de Israel, que reconheceu o quanto errou contra Deus e contra sua Palavra. Davi cometeu o pecado de adultério (com a esposa de Urias) e de homicídio, pois mandou matar Urias, colocando-o na frente da batalha, deixando-o sozinho para ser morto. 
                       
Verso 1: Tem misericórdia de mim (...).

Todas as pessoas que cometem pecados (e todos nós cometemos) e que estão sentindo-se oprimidos pelo sentimento de culpa, podem obter o perdão e a purificação de seu coração diante de Deus; desde que, igualmente a Davi, se arrependam com sinceridade de coração por tê-los cometido.
Ao ser desmascarado por Natã, seu semblante desfaleceu e começou a suplicar ao Senhor Deus que, pela sua graça, misericórdia e compaixão, o perdoou. 

1 João 2:1-2. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação[1] pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

Verso 3:  (...) eu conheço as minhas transgressões, meu pecado está sempre diante de mim.
          
Todas as pessoas adolescentes e adultas que são membros de uma igreja evangélica, independentemente se nasceram ou não em berços cristãos, tem pleno e total conhecimento de que todos os dias cometem pecados.  Pode ser que exista alguém que ainda pense que não o cometa, mas a Palavra de Deus nos assegura que cometemos.

1 João 1:8. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
(...)
Salmo 14:2-3. O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. ( também em Romanos 3:10-12)

Verso 4: Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal (...).

            Nesse versículo, Davi nos ensina um grande aprendizado: Todas as vezes que pecamos, por muitas vezes achamos que pecamos contra o Pastor, a Esposa, o Irmão, o Colega do trabalho, o Vizinho, e assim por diante.
            Se existe alguém aqui nesta noite (ou o leitor) que ainda pensa assim, é bom saber que você está totalmente enganado. Ao pecarmos, estamos primeiramente pecando contra a Santidade de Deus e contra sua Preciosa Palavra e, por conseguinte, contra outras pessoas e contra nós mesmos.
           
2 Samuel 12:9. Porque, pois, desprezastes a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos?  A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.

Este texto extraído do Livro de 2 Samuel, faz referência ao momento em que o profeta repreende asperamente o rei Davi pelo pecado de adultério e homicídio. Quando o “ungido” é usado por Deus, ele não tem medo algum de passar a revelação (mensagem) do Senhor, qualquer que seja a posição ocupada pelo pecador.  Neste caso, Davi era o rei de Israel, poderia fazer qualquer coisa contra ele, mas sabia da gravidade de seu pecado. 

Verso 5: Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

            Davi aprendeu e tomou consciência de uma das maiores lições inscritas na Palavra de Deus: Todos nós já nascemos com a herança pecaminosa. Em outras palavras, desde infância possuímos uma propensão natural para o cometimento do pecado.
No decorrer do desenvolvimento humano, se não nos apegarmos a Deus e a sua Palavra, temos a forte tendência de desenvolvermos o sentimento egoísta pela satisfação de nossos próprios desejos (ou prazeres da carne).

Romanos 5:12. Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Por meio da transgressão e queda de um homem – Adão, o pecado como princípio ou poder ativo conseguiu penetrar na raça humana, levando-a a herdar desde o nascimento a condição de pecadora. Não obstante, por meio da entrega e obediência total de um “homem” – Jesus Cristo, que não teve por usurpação[2] ser igual a Deus, “(...) muitas pessoas pecadoras serão feitos justas” (Romanos 5:19).

Filipenses 2:5-6. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

Verso 10: Cria em mim, ó Deus, um coração puro.

            Esse pedido de Davi foi direcionado a pessoa certa, pois somente Deus através de seu Espirito Santo, pode criar nos Cristãos um coração puro, isto é, um coração que aborreça (odeie e ame menos) o pecado e a iniquidade humana e, simultaneamente, um espirito renovado. O que significa dizer, que esta renovação o colocará disposta fazer a vontade de Deus.

2 Coríntios 5:17. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 
           
Somente Deus pode nos fazer novas criaturas, ou seja, promover em nós um novo nascimento, transformar os nossos corações: “(...): Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3:3)       

Verso 11: Não retires de mim o teu Espirito Santo.

            Davi sabia e nós também devemos saber, que se Deus abolir de nossa vida a obra do Espirito Santo, pois é Ele que convence e repreende o pecador face aos cometimentos de seus pecados, não haverá qualquer esperança de nossa salvação.

João 16:7-8. Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Do Pecado: Ele irá desmascarar e reprovar a incredulidade e o pecado, com o propósito de despertar a consciência da culpa da necessidade do pecador buscar o perdão de Deus.
Da Justiça: Ele convence o homem de que Jesus Cristo é o santo Filho de Deus, e que somente Ele detém o padrão divino de justiça que pode confrontar e enfrentar o pecado, levando o pecador arrependido a receber poder para vencer o mundo.
Do Juízo: A obra realizada pelo Espirito Santo irá convencer os homens sobre a derrota de satanás na cruz, do juízo atual do mundo por Deus e do juízo futuro de toda a humanidade.

Verso 12: Torna a dar-me a alegria da tua salvação.

            Como houve sinceridade na confissão de pecado e oração de Davi, Deus fez com que voltasse a ter alegria em seu coração. Como ele restaurou seu coração, pode também restaurar o coração daqueles que o buscarem com total arrependimento de terem cometido pecados.
           
Verso 17: (...), são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito.

            A expressão quebrantar pode ser definido quando a pessoa se sente sem energia ou quando é diminuída sua força e vigor. Ela se sente abatida de espírito, isto é, seu coração passa a refletir total abatimento em detrimento dos reveses e tribulações da vida.

Salmo 34:18. Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado e salva os contritos de espírito.

Quanto a segunda expressão - contrito, representa ou refere-se a toda pessoa que se sente oprimida pelo cometimento do pecado que de tão  perto a rodeia, mas que tem buscado incessantemente sua libertação dessa terrível escravidão.

Isaías 61:1. O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.

            Para essas pessoas, ou seja, que são conscientes de que cometam pecados, mas que estão lutando para se libertarem deles, Deus promove a assistência de suas súplicas, com o propósito de promover neles a vivificação de seu espirito, o retorno de seu vigor e o consolo de novamente ter (sentir) a Sua presença.

Conclusão  

            Portanto, amados irmãos e leitores, o perdão de Deus está à disposição de todos os pecadores, desde que confessem a Ele os seus terríveis pecados e se arrependam com sinceridade de coração.
Procedendo assim, poderão receber uma purificação completa e integral promovida por Ele, pois, o Deus-Pai, entregou seu próprio Filho, derramando o Seu sangue vertido na Cruz, para que pudéssemos usufruir desta imensa dádiva.
Entretanto, quero lembrar-lhes da atitude adotada pelos dois reis mencionados nesta exposição - Saul e Davi. Os dois cometeram pecados, mas embora Davi tenha tomado uma atitude correta diante de Deus, isto é, arrependeu-se de tê-los cometido e recebeu o perdão de Deus (diferentemente de Saul), isso não o isentou de sofrer as consequências de sua atitude ilícita diante de Deus e dos homens.
Por isso, Davi atraiu para si e para sua família consequências terríveis. Assim também acontecerá conosco, portanto, não vá reclamar com Deus, quando as consequências de seu pecado lhe sobrevierem. Contente-se pelo fato de Ele ter te perdoado e, com isso, garantir-lhe a Salvação Eterna.


EDUARDO VERONESE DA SILVA
Membro e Obreiro da AD Ministério IX Marcas
                                                               Campo Grande, Cariacica/ES.



[1] Propiciação. Ato ou ritual com que se procura agradar uma divindade ou uma força sobrenatural, para conseguir seu perdão, seu favor ou sua boa vontade.
[2] Usurpação. Palavra usada no Direito Penal com o significado de se apoderar ilicitamente de coisas, bens, títulos, estado, autoridade etc. 2. Apoderar-se de coisas ou bens através de violência ou artificio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário