Radio do Bloguer do capitão.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

O HOMEM COBRA E A MULHER POLVO

TIBA, Içami. Homem cobra, mulher polvo: entenda as diferenças e seja muito feliz. São Paulo: Gente, 2004.

1  . MENTES E ALMAS:

Chamo de mente todo processo mental que rege conscientemente o que sentimos e fazemos. Mas nem tudo é regido pela mente, e sim pela alma, na qual emprego significado desprovido de conceitos religiosos, morais, científicos ou metafísicos. Para mim alma é parte desconhecida da consciência que nos faz perceber o que sentimos e fazemos somente depois que sentimos e fazemos.

2  .  FÊMEA E MACHO:

Uso esses conceitos para me referir ao funcionamento do ser humano segundo seu determinismo biológico, que é regido principalmente pelos hormônios vitais (muito sexuais).
A fêmea comporta-se conforme seus períodos de estrogênio ou de progesterona, que se alternam ciclicamente. O macho tem o comportamento invariavelmente regido pela testosterona. Esses termos como fêmea e macho são aplicados ao humano animal que não usa a mente, muito menos a alma.

3  . FEMININO E MASCULINO:

Refere-se ao aspecto humano que envolve tanto a mente quanto a alma nos sentimentos e ações. Esses termos distinguem o humano do animal irracional, que segue seu determinismo biológico.

4  . POLVO E COBRA:

Faço uso da imagem metafórica para facilitar o que desejo transmitir aos leitores. Refiro-me à cobra como um tentáculo desgarrado do polvo, que, por sua vez, funciona com seus oito tentáculos simultaneamente e sincronicamente, ou seja, corte-se um dos tentáculos e terá uma cobra, eis a idéia.
Prefiro um polvo no lugar de Medusa, figura mitológica grega que tinha cobras no lugar de cabelos e que transformava em pedra quem a encarasse. Nesta obra, relato casos do cotidiano dando um toque de bom humor, pois piadas faz bem para a saúde e bom humor é sinal de inteligência.
O humor é o recurso mais usado pelo ser humano para lidar com a dor, tendo em vista proporcionar a liberação de endorfina[1] - cuja composição química é similar a morfina e a heroína, ambas tem efeitos tranqüilizantes no corpo (“se estiver triste, sorria”).
O riso anestesia o corpo e ativa o sistema imunológico, protegendo-o contra doenças e auxilia a memória, com isso melhora o aprendizado e prolonga a vida. Depois do riso o pulso se estabiliza, a respiração se aprofunda, as artérias se dilatam e os músculos relaxam.

4 .1  A POLVO/FÊMEA:

Ela quer sentir-se amada, desejada e protegida pelo cobra e dar-lhe filhos. Às vezes a polvo não percebe quanto se torna sexualmente atraente pela inundação do estrogênio, o hormônio que a deixa mais voluptuosa (cio) para a relação sexual. Sua pele fica sedosa, seus cabelos exuberantes, lábios mais carnudos, seios mais salientes, sua voz fica mais sedutora, tudo isso determinado pelos cromossomos, para demonstrar como ela pode agasalhar bem os genes do cobra.
Passado essa etapa (ovulação), a polvo entra na fase da progesterona, mesmo que não tenha sido fecundada (por um dos 300 milhões de espermatozóides), é o preparo para a maternidade tornando-a menos receptiva ao macho. Em aumentando o nível de progesterona, menos permite a aproximação do sexo oposto, podendo tornar-se irritada, agressiva, depressiva e inchada.

4 .2  COBRA/MACHO:

Quer possuir a fêmea e protegê-la do assédio (ataque) dos outros cobras. Por não possuir hormônio de paternidade, mas só o de reprodutor, não entende nada que está acontecendo  com a polvo. Dias atrás, pulava em cima dele e agora o rejeita, sem que ele tenha feita nada (pode passar em sua cabeça uma possível traição).

5. TERRITÓRIO INVISÍVEL:

Interessante que a polvo compartilha o mesmo espaço físico numa boa, o mesmo banheiro, o mesmo espelho, batom, perfumes entre outros. Enquanto o cobra não gosta de dividir o seu território com outro cobra (instinto similar ao do animal irracional), se entra no banheiro se mantém distante, gosta de manter limites entre estranhos.

6.  GOSTOS DIFERENTES:

O cobra gosta de corrida de fórmula 1, futebol, filmes que envolve cenas de violência, aventura, explosões, perseguições, sangue, boxe, campeonatos e jogos em geral.
A polvo gosta mesmo é de novela, de romance, e detesta todas estas formas de entretenimento, veja alguns motivos de não gostar: - não consegue ver a cara do piloto, os carros são todos iguais, há muito barulho do motor, não gosta de estar presa a horários (cronometragem de tempo no Box), não agüenta ver um carro dar sessenta voltas na mesma pista.

7.  ELIMINAÇÕES LÍQUIDAS E SOLIDAS:

O cumprimento da uretra (canal que liga a bexiga ao mundo externo) do homem é mais longo, portanto tolera menos à vontade de urinar. Basta observar o menino quando está com a bexiga cheia, começa a dar pulinho aflito.
O cobra gosta de direcionar o jato urinário para o sachê perfumado, fazer barulho e espumar com a urina. Não importa o lugar, ele quer esvaziar sua bexiga e fica desligado do mundo, atrás da árvore, no muro, não tá nem aí, pois para ele é uma situação de extrema urgência.
A polvo por possuir o canal da uretra menor, consegue controlar por mais tempo a vontade de ir ao banheiro, ás vezes até esquece que estava com vontade. Basta observar uma menina brincando, quando fica quietinha e contraída por muito tempo, provavelmente está toda molhadinha.
È típico do comportamento feminino satisfazer as vontades dos outros antes das próprias, costuma fazer várias coisas ao mesmo tempo e tem o controle de tudo. Diferentemente do homem, ela disfarça o barulho da urina abrindo a torneira ou o chuveiro, para ninguém ter acesso a sua intimidade, pois fica envergonhada.

8.  IDADES SEXUAIS:

Considero muito importante conhecermos as fases sexuais ou o desenvolvimento sexual dos seres humanos, desde a infância até a senilidade, pois desta forma poderemos compreender melhor os possíveis conflitos que podem surgir, como também melhora o nosso relacionamento afetivo-sexual.
Vamos aprender sobre essas idades sexuais de forma bem lúdica, com a vantagem de atenuar esses sentimentos conflitantes. Vejamos as fases:

8.1  IDADE DO POMBINHO:

É na verdade a idade da inocência. O pombinho fica totalmente exposto apoiado em dois ovinhos, espiando o mundo a sua volta. Ele pode ser tocado e mexido, ficando durinho e molinho. Seu maior feito é o jato que surpreende quem troca sua fralda. A pombinha fica menos exposta, na verdade mais escondida, inclusive da própria menina. Não pode ser tocada, se a própria nenê quiser mexer nela leva um tapinha na mão (sofre a primeira repressão).
Ingênuos são os pais que pensam que seus filhos irão conservar para sempre a sua inocência, pois não são a única fonte de aprendizado e nem dos costumes. Eles (pombinhos) absorvem tudo o que vêem  a sua volta, na televisão, na escolinha e com outras crianças e, por que não dizer, com os próprios pais.

8.2  IDADE DO MACAQUINHO:

Nessa idade o menino começa a produzir mais testosterona, mas não entende bem o que está acontecendo com seu corpo. Sente um comichão[2] danado de mexer nos genitais, potencializada por uma incrível curiosidade pelo sexo oposto.
Os macaquinhos se agrupam para espiar buracos na parede, fechaduras de porta, janelas e frestas na tentativa de olhar seios (despidos ou não) genitais (pêlos pubianos, calcinhas,etc).
As macaquinhas agem diferente, reúnem-se para falar de si mesmas, do tamanho de seus seios, sobre tamanho do pênis dos  rapazes, etc. É nessa fase que vem a curiosidade de conhecer melhor seu próprio corpo.

8.3  IDADE DO URUBU:

O rapaz já está formado e se lança freneticamente em busca de uma relação sexual, não importa com quem seja (pode ser até com um animal). Para o urubu qualquer carniça é carne fresca, filé mignon.
Essa fase é dramática para as mães, que não cansam de orientar e aconselhar seus doces filhos. É o grande conflito do “instinto sexual” versus a educação familiar.
A menina sonha encontrar o príncipe encantado, pois ela quer se apaixonar, não importa com quem. Atualmente esse comportamento vem mudando (tanto no menino como na menina) e o que importa é com quantos elas vão “ficar” numa noitada.
Surge aqui grandes conflitos na qual a mulher-urubu (apaixonada) e o homem-urubu (quer satisfação sexual), se não tomarem certos cuidados pode surgir uma gravidez indesejada. Uma pesquisa recente divulgou que de 1 em cada 10 meninas engravida antes de completar seus 15 anos.
Essa idade do urubu pode acompanhar o ser humano (homem e mulher) por toda sua vida, transformando o homem em “velho safado” e a mulher em “velha assanhada”.

8.4  IDADE DA AGUIA:

Conhecida também da idade da maturidade sexual. A águia possui um olhar aguçado e desta forma seleciona e elege sua presa para ser abatida.
A mulher-águia escolhe o homem com capacidade para ser o pai de seus filhos, observando nele algumas qualidades: reprodutor, protetor, boa condição financeira para sobrevivência.
O homem-águia tem como motivação espalhar seus genes por onde passar, usando suas habilidades de “predador” para seduzir as fêmeas. Mesmo desejoso de que seu  espermatozóide seja acolhido por um óvulo, não está biologicamente destinado à paternidade.

8.5  IDADE DO CONDOR (ou do Papagaio):

Tanto cobra quanto polvo padecem desse problema, o corpo começa a ficar enferrujado (inclusive o sexo), estou com dor aqui, com dor ali ...
Cobra-idoso ainda produz espermatozóides e tem desejo sexual, mas nem sempre consegue manter a ereção. Começa a falar de sexo (papagaio) do que praticar. Pode surgir nessa fase a acentuação para atos libidinosos (passar a mão, mostrar os genitais, dar uma cantada).
Polvo-idosa cada vez mais conserva sua exuberância após a menopausa, não sendo de sua natureza falar de sexo em público, mas basta observar seus comportamentos cheios de “estrogênio  psíquico”, falam alto, alvoroçadas, gostam de tirar fotos, etc.
Conhecida também da Idade do Pombo, tendo em vista que os pombos fazem muita sujeira, o que ocorre com os idosos por existir disfunção hormonal ou algum tipo de doença.

9.  COBRA E POLVO “JINGLES[3]”:

O cobra jingle procura morar sozinho num Flat para satisfazer caprichos pessoais. Ás vezes se vira tão bem que acabam comprando um apartamento para morar, recebendo amigos ou filhos para conversar.
Ele come de qualquer jeito fora ou em casa, não esquentando com talheres ou toalha de mesa. Ao beber água não liga para o recipiente, pois sua atenção está direcionada no foco principal.
A polvo jingle prefere um apartamento a um flat e torna o seu ninho muito pessoal. Elas têm dentro de si o esquema referencial da vida familiar.Não se sujeita a comer de qualquer modo, pode até se servir na própria panela, mas sem dúvida usa prato. O talher e a toalha é essencial e a água fica mais saborosa num recipiente próprio. É a classe que importa.

10.  RESPOSTAS SOBRE AS DIFERENÇAS CROMOSSÔMICAS ENTRE OS SEXOS:   

10.1  FALA:

1) POR QUE AS MULHERES FALAM MAIS QUE OS HOMENS?
A região cerebral da mulher responsável pela fala é mais ativa que no homem. Isso é comprovado através de ressonância magnética no cérebro.

2)    POR QUE AS MULHERES QUANDO CHEGAM EM CASA DEPOIS DO TRABALHO AINDA QUEREM CONVERSAR?
Elas produzem de 6 a 8 mil palavras por dia, enquanto os homens produzem de 2 a 4 mil palavras. Fácil entender por que o cobra chega em casa e quer ficar em silêncio, pois já gastou sua produção de palavras e precisa se recuperar. A polvo é totalmente o oposto, precisa continuar falando para gastar todo seu estoque de palavras (ai pode surgir o conflito).

3)    QUAL A FUNÇÃO DA FALA NO HOMEM E NA MULHER?

Os homens falam para comunicar fatos, enquanto as mulheres falam para se relacionar. Importante esclarecer dois fatos: Primeiro, quando a mulher pergunta ao homem não vai dizer nada? Na verdade ela está querendo se relacionar, e não fazendo cobranças. Segundo, quando um homem está calado, não significa que não quer se relacionar, mas apenas que quer ficar quieto.

10.2   AUDIÇÃO:

POR QUE O HOMEM ESTRESSADO PEDE PARA MULHER CALAR A BOCA?
Ele quer silêncio e precisa se concentrar na solução de seus problemas. Quando pede a mulher para fechar a matraca, não significa que quer brigar, mas que apenas quer silêncio a sua volta.

POR QUE A MULHER ESTRESSADA PRECISA FALAR MESMO QUE NÃO SEJA OUVIDA?
Ela alivia seu estresse conforme deixa as palavras saírem de sua boca. É como se ela precisasse descarregar as palavras, evitando que se acumulem na mente e acabem causando uma explosão.

10.3  VISÃO:

POR QUE O HOMEM NÃO SABE OLHAR DISFARÇADAMENTE:
Porque sua visão focaliza diretamente o objeto de sua atenção o que eu denomino de “olhar em tubo”.




POR QUE A MULHER ENXERGA SEM OLHAR DIRETAMENTE?
As mulheres possuem visão periférica desenvolvida, mais ampla e eficiente que a do homem. Quando quer olhar para outro homem (ou coisa), disfarça com tamanha tranqüilidade que seu companheiro não percebe.

10.4   OLFATO:
POR QUE O HOMEM NÃO SE IMPORTA DE SOLTAR “PUNS”?
O pum exala gás sulfídrico que em contato com a chama da queima se transforma em ácido sulfúrico, que não tem cheiro. Basta acender um palito de fósforo e o mau cheiro vai embora.

POR QUE PARA MULHER SOLTAR UM PUM É UM DRAMA SOCIAL?
Na verdade ela considera uma verdadeira falta de educação.

10.5   TATO:
POR QUE A MULHER QUER TOCAR O HOMEM E ACARICIAR MAIS NÃO QUER FAZER SEXO?
Desde criancinha que elas se tocam, abraçam entre si, faz parte das manifestações afetivas delas. Para ela tal comportamento é natural, desprovido de conteúdo sexual.

POR QUE O HOMEM SÓ TOCA NA MULHER QUANDO ESTÁ A FIM DE FAZER SEXO?
Eles querem demonstrar sua masculinidade e força, preferindo abraços fortes e tapas. Devido sua sexualidade estar a flor da pele, e a qualquer toque pode ocorrer a ereção.




[1] Endorfina. Cada uma de um grupo de substâncias produzidas pelo organismo (em especial após exercícios físicos intensos) e que diminuem a sensibilidade à dor e provocam sensação de bem-estar.
[2] Comichão. Coceira.
[3] Jingles. 1 Música de propaganda. 2 Tilinta. 3 Retinir. 4 Solitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário