Radio do Bloguer do capitão.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

APRENDENDO A ORAR COM JESUS

Introdução:

            Muitas pessoas que já estão na caminhada cristã por longas datas, quando são convidadas a fazer uma oração, principalmente numa reunião familiar ou diante de um grupo de pessoas, se esquivam alegando que não sabem orar. Entretanto, sem querer, elas acabam acertando em sua fala, pois até mesmos os discípulos que andavam com Jesus durante todo o dia e por aproximadamente três anos e meio, pediram–lhe que os ensinassem.

Lucas 11:1. E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.

Estas e outras pessoas acham que na oração é preciso usar de palavras eloquentes ou coloquiais e que, necessariamente, tem que ser muito prolongada. Temos que analisar, entre outras coisas, em que local, circunstâncias, qual o motivo e propósito da oração e em que ocasião (evento) se fará esta oração. Cada caso é um caso.          

Texto Básico: Mateus 6:9-13.

            Jesus, atendendo ao pedido de um de seus discípulos, deu a eles um modelo ou uma indicação de como deveria ser direcionada uma oração. Nesse sentido, iremos voltar um pouco no texto sugerido para abordarmos o tema.

Verso.5:  E, quando orares, não sejas como os hipócritas (...): Neste versículo, Ele orienta para que eles não cometessem o mesmo erro de alguns judeus religiosos, pois queriam “ser vistos” pelas pessoas quando estivessem orando. Eles se posicionavam em locais estratégicos para que fossem notados por outras pessoas. Jesus deixa bem claro, que estas orações não sobem como cheiro suave ao Senhor, pois o galardão que almejam, já receberam aqui na terra pelos homens (Mateus 6:5c).
            Temos que tomar muito cuidado e sermos cuidadosos com as coisas de Deus, pois existem pessoas que tem a “necessidade” de serem notadas e de estarem em “evidência”, caso contrário, elas não conseguem viver, pois precisa de autoafirmação o tempo todo (elogios, bajulação, atenção excessiva etc.).

Verso 6: Mas tu, quando orares, entra no seu aposento e, fechando a porta (...): Todo cristão deve ter um lugar reservado para seu Tempo a Sós com Deus (TSD), com o propósito de busca-lo, adquirir maior comunhão e intimidade com Ele. Jesus tinha seus lugares prediletos para ter uma intimidade com o Pai Celestial e, na maioria das vezes, ele se distanciava do tumulto e da aglomeração de pessoas indo para o Monte ou para um lugar Deserto.

Mateus 14:23. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar á parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
(...)
Marcos 1:35. E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.

1. Qual a Importância da Oração?

            A oração é o elo entre o homem e Deus. É por meio dela que nos dirigimos e se apresentamos a Deus. Através dela nos comunicamos com Ele. Ela pode ser feita de diversas maneiras: a) oração em secreto (Mateus 6:5-6); b) feita com Fé (Mateus 7:7-8); c) com sinceridade de coração (Hebreus 10:22); d) coletiva ou pública (Isaías 56:7); e) pode ser intercessora (Abraão – Gênesis 18:22-33;  – Êxodo 8:12-15 etc.).

 1.1  Em qual horário devo Orar?

Bem cedo: logo ao acordar, pois é nesse momento que pedirá a proteção e a benção do Senhor pelo seu dia. Não se esqueça de dedicar-Lhe o seu dia, Ele está no controle de tudo.
De tardinha: quando se aproxima o cair da noite, devemos agradecer-lhe por mais um dia de vida, de trabalho, livramentos e por suas infinitas misericórdias. Os judeus tinham o costume de orar, pelo menos, três vezes ao dia.

Daniel 6:10. Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia em seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

            Ao deitar-se: neste momento, além de agradecer a Deus pelo seu dia, agora deve colocar diante d’Ele sua noite de descanso, pedindo-lhe um sono reparador e revigorante, para poder enfrentar o amanhã.
            Em momento oportuno: em qualquer horário do dia (ou noite), quando você sentir ou perceber o impulsionar do Espírito Santo, impelindo-o a orar.

            Se procedermos assim em nossas orações diárias, temos grandes possibilidades de que nossas petições sejam totalmente respondidas por Deus e, ainda, com o privilégio de podermos sentir sua presença conosco.

1.2 Em qual lugar devo Orar?

Em todo e qualquer lugar, desde que você tenha a possiblidade de glorificar o Nome do Senhor, podendo ser no local de trabalho, dentro do ônibus, na igreja, na rua, em casa, na escola ou faculdade. Não é necessário fazer alarde para demonstrar para as pessoas que você está orando (lembre-se dos Fariseus!).
Acredito que você conhece a história de Ana, esposa de um homem chamado Elcana (1 Samuel 1:2, 12-13), ela não abria a sua boca, somente movia seus lábios ao orar, mas Deus ouviu sua oração e lhe deu o filho tão desejado.
Passemos agora a dar continuidade aos comentários do Texto Básico do Livro de Mateus, a partir dos versículos 7—13:

Verso 7: E, orando, não useis de vãs repetições (...): a oração não pode ser algo decorado, sempre pedindo as mesmas coisas e usando das mesmas palavras. Apresente-se diante do Senhor e peça que Ele (o Espírito Santo) conduza suas palavras em oração. Se derrame aos pés do Senhor.
            Nesta oração modelo, Cristo apresentou aos seus discípulos, as áreas de interesse que não podemos deixar de incluir em nossas orações. A oração do Pai Nosso é universal, contendo três petições alusivas a Santidade e a Vontade de Deus e, também, outras três que dizem respeito as nossas necessidades pessoais.

Verso 9: Pai Nosso (...): ela tem início envolvendo a adoração que deve ser direcionada ao Pai Celestial. Primeiro como nosso Pai, Ele nos ama, cuida e deseja que tenhamos comunhão e intimidade com Ele. Segundo como o Deus-Pai, não significa que irá tolerar a nossa conduta pecaminosa ou a prática do mal, mas que irá nos disciplinar e aplicar a correção, pois Deus é santo, por isso Ele se opõe terminantemente ao pecado. Portanto, como nosso Pai Celeste, Ele pode tanto abençoar como castigar ou reter. Sua forma de lidar conosco estará na dependência de nossa Fé e de nossa Obediência a Ele e a sua Palavra.
            Santificado Seja (...): não somente em nossa oração, mas também em nossas vidas, devemos concentrar nossa conduta diária na santificação do nome do Senhor. Temos que zelar com a reputação de Deus, de seu Evangelho, do seu Reino e de sua Noiva – a Igreja.  Quando nos desviamos dos caminhos do Senhor e pecamos, expomos de forma vergonhosa e pública o seu Nome e a Sua Santidade.

Verso 10: Venha o teu Reino (...): todo cristão deve deter-se em sua oração pelo desejo da volta de Cristo e pelo estabelecimento em definitivo de seu Reino, isto é, pelo novo céu e pela nova terra. Em se realizando este estabelecimento, implica dizer que haverá a operação do poder de Deus entre o seu povo e a aniquilação de satanás e de suas obras malignas.
            Seja feita a tua vontade (...): ao orarmos assim, estamos dizendo para Deus que desejamos com sinceridade de coração que a sua vontade impere sobre as nossas. O próprio Jesus, filho de Deus disse: “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice (sofrimento e morte)”. No entanto, logo em seguida, Ele disse: “(...); todavia, não seja o que eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26: 39).

Verso 11: O Pão Nosso (...): neste versículo, dá-se início as petições sobre as necessidades cotidianos do homem. Nós, cristãos, precisamos aprender a orar pelo nosso sustento, mas tomando por base alguns princípios Bíblicos importantes; a saber:

        a) nosso pedido deve estar alinhado a vontade de Deus: além disso, essa petição tem que estar focada na glória de Deus, pois tudo deve ser para sua glória (1 Coríntios 10:31; 1 João 5:14-15);

1 João 5:14-15. E esta é a confiança que temos nele; se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele vos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

     b) conforme for a sua petição, Deus irá demonstrar o seu amor Paternal: Ele sente prazer quando seus filhos pedem aquilo que é de suma importância para suas vidas, mas se entristece quando pedem coisas supérfluas.

      c) ela deve estar alinhada visando suprir as suas necessidades básicas: se Deus tem lhe proporcionado condições para que você consiga o sustento de sua família, deve também pedir-lhe para que possa fazer boas obras, ou seja, cumprir com seus deveres cristãos (ajudar aos necessitados);

1 Timóteo 6:7-8. Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada poderemos levar dele. Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contente.  

     d) peça para si, somente depois de ter dado fielmente a Deus e a seu próximo: a contribuição com a obra de Deus e aos necessitados (próximo) é uma prova de nossa Fé e de Amor cristão. Devendo ser feita de forma voluntária e com alegria (2 Coríntios 9:6-7).

Verso 12: Perdoa as nossas (...): não podemos esquecer-nos de nomear nossos pecados quando estivermos orando. Embora Deus saiba de tudo, pois é onisciente, lhe dá prazer quando assim procedemos.

1 João 1:9. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
           
            Da mesma forma que pedimos a Deus para que possa perdoar os nossos pecados, devemos também perdoar aqueles que nos tem ofendido e nos fazem mal.

Verso 13: Livra-nos do Mal: todo cristão que busca seguir cabalmente os mandamentos do Senhor são alvos especiais das investidas de Satanás. Por esse motivo, devemos estar vigilantes e não nos esquecermos de orar a Deus, para que nos livre do seu poder e de seus ardis e ciladas.

Lucas 11:24-26. Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso, e não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então, vai e leva consigo sete espíritos piores do que ele; e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.

A vitória do cristão sobre este mal e Satanás, virá em decorrência de sua plena comunhão e consagração a Deus, aliado ao emprego dos meios da graça que nos são concedidos por meio de Cristo (Efésios 6:11-12). Essa batalha é travada diariamente pelo cristão, indo além do campo físico (ou material), pois se enquadra num conflito de ordem espiritual contra o mal.
Alguém já disse que “temos que matar um leão a cada dia”, Dito noutras palavras, ela é contínua e vai até o dia em que o cristão alcançar a vida eterna – o porvir: “Porque as armas de nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento a obediência de Cristo” (2 Coríntios 10:4-5).
Portanto, irmãos e leitores, as únicas armas adequadas para enfrentarmos e desmantelarmos os ardis de Satanás, suas injustiças e seus falsos ensinos, são aquelas que Deus tem nos dado, pois elas são oriundas do céu, isto é, são espirituais (Efésios 6:10-17; 1 Tessalonicenses 5:8-10).

Conclusão:

            Não existe nas Escrituras Sagradas (Bíblia), um momento estipulado ou um número determinado de orações diárias. Precisamos seguir as instruções de Jesus que nos manda “Vigiar e Orar” constantemente (Mateus 26:41).  São elas que nos aproximam de Deus e nos colocam em verdadeira intimidade e comunhão com Ele. Quanto mais pertos estivermos do nosso Senhor, mais protegidos estaremos do pecado, das tentações e da queda.

Fonte:

1. ALMEIDA, José Ferreira de. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, 1995.
2. BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Editora Vida, 1999.
3. GRECCO, Rogério. Curso de Direito Penal: parte geral. Rio de Janeiro: Impetus, 2005.
4. LINHARES, Jorge. Conhecendo a Bíblia. Revista Primeiros Passos na Fé. Editora Central Gospel, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário